TECNOLOGIA ASSISTIDA DE BAIXO CUSTO PARA ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NESTA DEFICIÊNCIA

DIVINA LUCIA DE SOUSA, GERSILEIDE PAULINO DE AGUIAR

Resumo


Este artigo tem como objetivo avaliar o uso da Tecnologia Assistiva (TA) de baixo custo, para alunos com paralisia cerebral, bem como realizar uma análise curricular do curso de pedagogia compreendendo a importância da inserção da disciplina de educação inclusiva. O texto é fruto de um estudo bibliográfico, a partir da qual foram realizadas reflexões sobre o processo de inclusão dos sujeitos que apresentam limitações e não faz o uso da fala funcional. Os resultados indicam que tais recursos têm alcançado funcionalidade, e por meio deles, estabelecer comunicação com esses alunos, o que possibilita incluí-los no processo de escolarização.


Texto completo:

PDF

Referências


ABEC, UNIVAR FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA; Elaborando Trabalhos Científicos. Normas para apresentação e elaboração/Faculdades Unidas do Vale do Araguaia. Barra do Garças(MT): ABEC, 2015.

BASIL, Carmen. Os alunos com paralisia cerebral e outras alterações In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesus; e cols. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 3.v., p. 232, 2004.

BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. Tecnologia assistiva e educação inclusiva. In: Ensaios Pedagógicos, Brasília: SEESP/MEC, 2006.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 02, de 19 de fevereiro de 2002: Institui a duração e carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação básica em nível superior. Brasília, DF, 2002.

______________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: deficiência física. 4. ed. elaboração profª Ana Maria de Godói. Associação de Assistência à Criança Deficiente. AACD... [et al.]. Brasília: MEC, SEE, 2006.

______________. Resolução CNE/CP nº 02, de 15 de maio de 2006: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Gradação em Pedagogia, Licenciatura. Brasília, DF, 2006.

______________. Resolução CNE/CP nº 01, de 1 de julho de 2015: Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015.

CAT, 2007. Ata da Reunião VII, de dezembro de 2007, Comitê de Ajudas Técnicas, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (CORDE/SEDH/PR). Disponível em Acesso em: 15 de junho. 2017.

GERALIS, Elaine, et al. Crianças com paralisia cerebral: guia para pais e educadores. 2.ed., Porto Alegre: Artmed, 2007

MACHADO, Rosângela. BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. Tecnologia Assistiva – TA: aplicações na Educação. In: SILUK, Ana Cláudia Pavão (Org.). Formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2012.

OLIVEIRA, Ana Irene Alves de. Integrando Tecnologias para Leitura em Crianças com

Paralisia Cerebral na Educação Inclusiva. 2010. 140p. Dissertação (Doutorado) Programa de Pós-Gaduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Universidade Federal do Pará, Belém. 2010.

RODRIGUES, Leda Maria Borges da Cunha et al. Sugestões para as escolas. In: Instituto de Tecnologia Social - ITS. (Org.). Tecnologia Assistiva nas Escolas: Recursos Básicos de Acessibilidade Sócio-Digital para Pessoas com Deficiência. São Paulo: ITS, 2008.

SARTORETTO, Mara Lucia; BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, v. 6).

SILVA, Marli de Oliveira. A inclusão escolar de alunos com deficiências múltiplas. Capivari SP: CNEC, 2014. Disponível em: < https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjV5NDSxsDUAhUGZCYKHVeZApUQFggsMAE&url=http%3A%2F%2Fwww.cneccapivari.br%2Flibdig%2Findex.php%3Foption%3Dcom_rubberdoc%26view%3Ddoc%26id%3D683%26format%3Draw&usg=AFQjCNGgcwk3Qxc_W_3Y9Gd__WsV_iL1g&sig2=f3oqoITOIpIELjBhx70Aww


Apontamentos

  • Não há apontamentos.