A CONTABILIDADE COMO UMA FERRAMENTA NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

KESYA DE FARIA MAGALHÃES, MARCELO DO NASCIMENTO MELCHIOR

Resumo


Os recursos hídricos são atualmente um dos maiores bens naturais da humanidade, e vem sendo muito discutido atualmente sobre sua preservação e uso na sociedade. O presente artigo busca destacar a gravidade das questões hídricas que foi referenciada no documento produzido no final da Conferência das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), e mostrar de que modo à contabilidade pode ajudar na melhor gestão desse patrimônio valioso da humanidade. Será evidenciado um método contábil proposto por Kassai et al (2012), essa metodologia será utilizada para evidenciação do Balanço Contábil dos Recursos Hídricos da cidade de Barra do Garças-MT, uma região que é rica em seus recursos hídricos, justificando assim a fundamental importância de que toda nação unida terá que cuidar de seus recursos hídricos nas próximas décadas, independente da disponibilidade do recurso. Essa pesquisa permitirá identificar a real situação do município.


Texto completo:

PDF

Referências


ABEC. FACULDADE UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA/UNIVAR. Elaborando Trabalhos Científicos. Barra do Garças: Editora ABEC, 2015.

AEGEA. Histórico e Perfil Corporativo. Disponível em: . Acesso em 26/10/2016.

ATLAS BRASIL. Abastecimento Urbano de Água: Resultados por Estado. Brasília: ANA,2010.

_______. BRASIL. Abastecimento Urbano de Água: Panorama Nacional. Brasília: ANA,2010.

BEI. Como cuidar da nossa água. São Paulo: Bei Comunicação, 2003.

BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Agenda 21 Global. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global>. Acesso em 20 de junho de 2016.

BRASIL. AMBIENTE BRASIL. Contabilidade Ambiental: Relatório para um Futuro Sustentável, Responsável e Transparente. Disponível em: . Acesso em 29 de maio de 2016.

_______. CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, Agenda 21. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 1995.

_______. Constituição da República Federativa do Brasil. Lei Nº 9.433. Brasília: Senado,1997.

_______. Constituição Estadual. Lei 7638/2002. Dispõe sobre a política estadual de abastecimento de água e esgotamento sanitário, cria o Conselho e o Fundo Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário e dá outras providências. Mato Grosso, 2002.

_______. SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE. Relatório de Monitoramento da Qualidade da Água da Região Hidrográfica Tocantins-Araguaia – 2012-2014. Cuiabá: SEMA/MT,2016.

_______. SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE. Atlas das Águas. Disponívelem: Acesso em 22 de julho 2016.

_______. SENADO FEDERAL. Da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, à Rio-92: agenda ambiental para os países e elaboração de documentos por Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Disponível em: < http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/rio20/a-rio20/conferencia-das-nacoes-unidas-para-o-meio-ambiente-humano-estocolmo-rio-92-agenda-ambiental-paises-elaboracao-documentos-comissao-mundial-sobre-meio-ambiente-e-desenvolvimento.aspx> Acesso em 12 de junho de 2016.

CAMPOS, Maria Lúcia A. Moura, et al. Poluição Atmosférica e Chuva Ácida. USP. Disponível em: < http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html>. Acesso em 05 de julho de 2016.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Assuntos Internacionais. Disponível em: < http://www.portalcfc.org.br/coordenadorias/camara_tecnica/assuntos_internacionais/>. Acesso em 24 de agosto de 2016.

GHISI, Lisânia. MT é o 8º estado que mais consome água. Gazeta Digital, Cuiabá, 22 janeiro de 2015. Disponível em: Acesso em 30/10/2016

IBGE, Infográficos: Dados Gerais do Município. Disponível em: . Acesso em 05 de julho de 2016.

_______. Infográficos: Histórico do Município. Disponível em:< http://ibge.gov.br/cidadesat/painel/historico.php?lang=_ES&codmun=510180&search=mato-grosso|barra-do-garcas|infograficos:-historico>. Acesso em 05 de julho de 2016.

KASSAI, José Roberto. Balanço Contábil Hídrico: um estudo de caso da região de Alagoinhas-BA. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, nº216, p.27-39, nov/dez.2015.

OLIVEIRA, Antônio Benedito Silva. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2003.

PENA, Rodolfo F. Alves. Distribuição da água no Brasil; Brasil Escola. Disponível em .Acesso em 28 de maio de 2016.

TERRA, Adriana de Miranda Santiago; OLIVEIRA, Edson Aparecida de Araújo. Cobrança pelo uso do Recursos Hídricos como instrumento para o desenvolvimento econômico do Estado de Tocantins. Cereus, Tocantins, v. 4, n. 2, agosto 2012.

VARJÃO, Malba Thania A. Fatos Históricos. Araguaia Networks. Disponível em: . Acesso em 30/10/2016


Apontamentos

  • Não há apontamentos.