A ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM SAÚDE PÚBLICA

DAIANNE CAMARGOS DA SILVA, ABEL POMPEU DE CAMPOS JÚNIOR, PHABLOO JOSÉ VENÂNCIO

Resumo


O Fisioterapeuta é profissional da área de saúde, que atua em todos os níveis de assistência à saúde incluindo a prevenção, promoção, desenvolvimento, tratamento e recuperação da saúde em indivíduos, grupos de pessoas ou comunidades. No exercício de sua profissão, o fisioterapeuta poderá atuar em diferentes áreas, podendo atuar em clínicas públicas ou privadas com outros profissionais formando assim uma equipe multiprofissional. Pode atuar na saúde coletiva, em programas e projetos de saúde pública, na área de vigilância sanitária e em fisioterapia do trabalho. Este estudo demonstra a importância das diversas áreas de atuação do Fisioterapeuta na Saúde Pública.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ABEC. Elaborando Trabalhos Científicos. Normas para apresentação e elaboração/ UNIVAR – Faculdades Unidas do Vale do Araguaia. Barra do Garças – MT: Editora ABEC, 2015.

BARROS, Fabio Batalha Monteiro de. Autonomia Profissional do Fisioterapeuta ao longo da história. Revista FisioBrasil, Brasil, n. 59, p.20-31, 2003.

BISPO-JÚNIOR JP. Fisioterapia e Saúde Coletiva: desafios e novas responsabilidades profissionais. Rev CS Col, 15(supl. 1): 1627-1636, 2010.

BORGES, Andrea Maria Pinheiro. SALÍCIO, Viviane Aparecida Martins Mana. GONÇALVES Maria Amélia Nascimento Braga. LOVATO, Margarete. A contribuição do Fisioterapeuta para o Programa de Saúde da Família - uma revisão da literatura. Revista UNICiência.v.14.n.1 2010.

CASTRO SS, CIPRIANO-JUNIOR G, MARTINHO A. Fisioterapia no programa de saúde da família: uma revisão e discussões sobre a inclusão. Revista Fisioterapia em Movimento. v.19 n. 4, p:55-62, 2006.

COSTA NETO; MENEZES, M. A implantação da Unidade de Saúde da Família. Secretária de políticas de saúde. Departamento de Atenção Básica. Ministério da saúde, 2000.

Decreto-Lei 938 de 13 de outubro de 1969. Provê sobre as profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional e dá outras providências. Diário Oficial da União 1969:16out.

DELIBERATO, P.C.P. Fisioterapia Preventiva: Fundamento e aplicações. Barueri: Manole, 2002.

FIGUEIRÔA, R.M. Aspectos da Evolução Histórica do Fisioterapeuta no Brasil em especial no Rio de Janeiro. Monografia de Pós Graduação Lato sensu em Docência Superior, Rio de Janeiro, 1996.

FREIDSON, Eliot. Profession of Medicine. A study of the sociology of applied Knowledge.London: The University of Chicago Press, 1978.

PEREIRA F.W.A. ET al. A Inserção da Fisioterapia na Estratégia da Saúde da Família em Sobral/CE. Somare, Sobral, ano 5, n.1, p.93-100. Fev/mar.2004.

REBELATTO, José Rubens, BOTOMÉ, Silvio Paulo. Fisioterapia no Brasil. São Paulo: Manole, 1999.

RIBEIRO K.S. A atuação da fisioterapia na atenção primária á saúde. Fisioterapia Brasil, v.3, n.5, p311-318, 2002.

RAGASSON C.P.A., ET al. Atribuições do Fisioterapeuta no programa de Saúde da Família: Reflexões a partir da prática profissional. Acessado em: 25 ago. 2014.

SANCHEZ, E.L. Histórico da Fisioterapia no Brasil e no Mundo. Atualização Brasileira de Fisioterapia, ano II, vol.I n. 03, 1984.

SANTANA, M.L.; Carmagnani, M.I. Programa Saúde da Família no Brasil: um enfoque sobre seus pressupostos básicos, operacionalização e vantagens. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v.10, n.1, p.1-25, jan/jul.2001.

SIMÕES, A.L.A.; FÁVERO, N. Aprendizagem da liderança: opinião de enfermeiros sobre a formação acadêmica. Revista latino-america de enfermagem. Ribeirão Preto, v.8, n.3, p91-96, jul.2000.

SILVA Daysi Jung. ROS, Marcos Aurélio Da. Inserção de Profissionais de Fisioterapia na equipe da família e Sistema Único de Saúde: desafios na formação. Revista Ciência e saúde coletiva. vol.12 n.6 Rio de Janeiro, 2007.

SALMÓRIA, Jordana Gargioni, CAMARGO, Wander Amaral. Uma aproximação de signos –Fisioterapia e Saúde - aos aspectos humanos e sociais. Revista Saúde Soc. São Paulo, v.17, n.1, p.73-84, 2008.

STARFIELD, Barbara. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da saúde, 2002.

TONIN, P.A. Experiências, possibilidades e desafios para a Fisioterapia na Estratégia da Saúde da Família: revisão de literatura. Monografia (Especialização) Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina. 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.