O PAPEL DA PROFESSORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

LEONARDO LEITE NASCIMENTO, RACHEL NASCIMENTO

Resumo


Este artigo busca apresentar alguns questionamentos a respeto do que consiste ensinar ciencias para crianças, quais conhecimentos as professoras mobilizam ao ensinar ciências,e  por que, mesmo com um suposto déficit de conteúdos conceituais, as professoras conseguem ensinar ciências e possibilitam com isso o desenvolvimento das crianças, preparando-as para etapas posteriores da aprendizagem de conceitos científicos. Que relações existem entre os conceitos cotidianos e científicos. Tais questionamentos buscarão ser analizados com a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. 


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Sheila Alves. Ver o invisível: o olhar das professoras sob uma experiência de ensinar e aprender com as atividades de conhecimento físico nos ciclos iniciais. 2005. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2005.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 3 ed. Rio de Janeiro: Contraponto. 1996. 316 p.

CARVALHO, Ana Maria P.; GONÇALVES, Maria Elisa et al. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1999.

FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 232.

FONTANA, R. A .C. A mediação pedagógica na sala de aula. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2000, 176 p.

FUMAGALLI, Laura. O ensino de ciências naturais no nível fundamental de educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISMANN, Hilda (Ed.). Didática das Ciências Naturais. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

GAUTHIER, C. et alli. Por uma teoria da pedagogia – pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UNIJUÍ, 1998

MAUÉS, Ely. Ensino de Ciências e Conhecimento Pedagógico de Conteúdo: narrativas e práticas de professoras das séries iniciais. 2003. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2003.

PARKER, Joan; HEYWOOD, Dave. Exploring the Relationship Between Subject Knowledge and Pedagogical Content Knowledge in Primary Teachers’ learning about forces. Int. J. SCI EDUC. Vol. 22, n.1, 89 – 111, 2000

SILVA, Nilma Soares. O repertório de conhecimentos de um grupo de professores de ciências específicos ao ensino de química no nível fundamental. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação da UFMG, 2003.

TARDIF, Maurice . Saberes docentes e formação profissional. 5ªed. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.

TUNES, Elizabeth. Os conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento verbal. Cadernos CEDES. nº35. 36- 49, 2000

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 3ªed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1991.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.