FATORES SIGNIFICATIVOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO BACHARELADO EM AGRONOMIA DAS FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA

JENNIFER OBERGER FERREIRA, ANDERSON DE ASSIS FARIA, STELLA RICO RIBEIRO, JOSIANI ALVES MOREIRA, REÍSSA ALVES VILELA, ALYNE FARIAS MOREIRA

Resumo


O objetivo desse trabalho foi analisar qual fator exerce maior influência no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes do ensino superior. Um questionário foi respondido por 41 discentes do curso de Agronomia da UNIVAR Destes, 47% indicaram que o principal fator é o interesse do aluno em aprender, 44% que o professor é quem mais afeta esse processo, 7% indicaram a estrutura da instituição e 3% disseram que o incentivo familiar é o fator mais significativo. O conhecimento dos fatores que in­fluenciam o aprendizado dos alunos do ensino superior poderá melhorar o desempenho dos estudantes, favorecendo a construção do conhecimento. 


Texto completo:

PDF

Referências


BOLPATO, Marieli Basso. SOUZA, Patricia Reis de. FARIA, Anderson Assis. A Evolução da Docência no Ensino Superior: Uma Revisão Reflexiva. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da Univar, Barra do Garças, v. 02, N. 14, p 66-71, 2015.

CAVALCANTE, Carmen Haab Lutte. SANTOS JUNIOR, Pedro Aureliano dos. Fatores que influenciam o desempenho escolar: a percepção dos estudantes do curso Técnico em Contabilidade do IFRS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 14, n. 21, p. 01-112, jan./jun. 2013.

CHAUI, Marilena. A Universidade Pública sobre nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p 5-15, 2003. COSTA, Edward Martins. SOUZA, Hermínio Ramos de. RAMOS, Francisco de Sousa. SILVA, José Luiz Mariano da. Eficiência E Desempenho No Ensino Superior: Uma Análise Da Fronteira De Produção Educacional Das IFES Brasileiras. Revista Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v.16 n.3, p 415-440, 2012.

CUNHA, Simone Miguez. CARRILHO, Denise. Madruga. O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar Educacional [online], v.9, n. 2, p. 215-224, 2005.

FERREIRA, Marco. Determinantes do Rendimento Académico no Ensino Superior. Revista Internacional d´Humanitats, Barcelona, n. 15, p. 55 – 60, jan-abr 2009.

FERREIRA, Manuela Maria Conceição. Alguns Factores Que Influenciam A Aprendizagem Do Estudante De Enfermagem. Educação, Ciência e Tecnologia, p. 150 – 173, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2011.

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Reflexões sobre o ensino da contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, v. 34, n. 153, p. 65-79, mai./jun. 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2002.

MARIMOTTA, Gabriela Assis. SILVA, Nubia Sousa. PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA. Revista Pedagogia em Foco, Iturama (MG), v.9, n.1, jan./jun. 2014.

MORAES, Carolina Roberta. VARELA, Simone. Motivação Do Aluno Durante O Processo De Ensino Aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação. Ano I, No. 01, p. 1-15. 2007 PAIVA, Ricardo Carvalho Viana de. BARBOSA, Francisco Vidal. GONÇALVES, Raquel Garcia. COSTA, D. M. Educação Superior Privada: Um Estudo do Desempenho Financeiro em nove Instituições de Ensino Superior. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 14, n. 1, p. 68-99, jan./abr. 2014.

SANTOS, Sandra Carvalho dos. O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 08, p. 69 – 82, 2001.

SANTOS, Mônica Pereira dos. O papel do ensino superior na proposta de uma educação inclusiva. Revista Movimento – Revista da Faculdade de Educação da UFF, Rio de Janeiro, n. 07, p. 78-91, maio de 2003.

SILVA, Cíntia Paulino da. SILVA, Irapoena Pereira da. LOPES, Valdirene Maria. RIBEIRO, Walquênia Luciana. SANTOS, Marcílio Sampaio dos. Didática: Uma Discussão Sobre a Prática no Ensino Superior. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da Univar, Barra do Garças, v. 01, n. 11, p 181-187, 2014.

SILVA, Marco Antônio Batista da. LEITE, Nildes. R. Pitombo. Aprendizagem E Mudança Organizacional Em Uma Instituição De Ensino Superior Em Administração. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 195-224, 2014.

SOARES, José Francisco. O Efeito da Escola no Desempenho Cognitivo dos Seus Alunos. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madri, v. 2, n. 02, p. 83 – 104, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.