COMPREENSÃO DAS GESTANTES QUANTO À ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PRÉ-PARTO

JOSÉ NETTO CRUZEIRO MOREIRA, JULIANA WEILER

Resumo


O presente artigo tem como principal objetivo avaliar se as gestantes recebem ou conhecem as informações sobre os benefícios da fisioterapia no período gestacional. Faz-se uso metodológico de pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários com as gestantes, sendo este analisado sob o método quantitativo. Foi demonstrado que 57,14% das gestantes pesquisadas desconhecem a atuação do fisioterapeuta no período gestacional, sendo assim, o que se vê é a carência por parte desse público sobre os benefícios da fisioterapia durante a gestação, sendo que essa informação não é repassada pelos profissionais responsáveis pelo pré-natal, a não ser quando a gestante necessita de um encaminhamento, porém é preciso ressaltar  que a fisioterapia atua também na prevenção das desordens causadas pela gestação, preservando o bem estar e a qualidade de vida da gestante nesse período. 


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Tânia Silene Gomes. Efeitos da Fisioterapia na Qualidade de Vida da mulher durante o Período Gestacional: Revisão Sistemática. Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Cidade da Praia, Santiago Cabo Verde. 2012.

ANDRADE, Heide. Gestantes procuram fisioterapia obstétrica para estimular parto normal. Disponivel em: https://g37.com.br/c/divinopolis/gestantes-procuram-fisioterapia-obstetrica-para-estimular-parto-normal. Acesso em 25 de outubro de 2016.

BARACHO, Elza. Fisioterapia aplicada à obstetrícia, uroginecologia e aspectos de mastologia. Guanabara Koogan, 2007.

BIM, Cintia Raquel; PEREGO, Alline Lilian; PIRES-JR, Hugo. Fisioterapia aplicada à ginecologia e obstetrícia. Iniciação Científica Cesumar, v. 4, n. 1, p. 57-61, 2007.

CAROLINA, S. Beleza Ana; PAULA, de Carvalho Gilliane. Atuação fisioterapêutica no puerpério. Universidade Paulista UNIP e Faculdades Integradas Fafibe, 2009.

CARDOSO, Karina. O Fisioterapeuta como agente transformador na atenção básica. Minas Gerais, 2007.

CREFITO5. Saúde da mulher: Fisioterapia na gravidez. Disponível em: http://www.crefito5.org.br/sade-da-mulher-fisioterapia-na-gravidez/#.VyGEKvqffrc Acesso em: 28 de abril de 2016.

CREFITO8. O papel da Fisioterapia no processo de amamentação. Disponivel em: http://www.crefito8.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=187&Itemid=115 Acesso em 24 de outubro de 2016.

CURY, Paloma Batista. Modalidades terapêuticas da fisioterapia no período gestacional. Rio de Janeiro 2008.

DUMITH, C. Samuel et al. Atividade física Durante a gestação e associação com indicadores de saúde materno-infantil. Departamento de População e Saúde. Universidade Federal do Rio Grande. 2011.

GARCIA, Larissa Soares; LEAO, Vera Lucia. A intervenção da fisioterapia preventiva em grávidas na maternidade do povo em belém. Universidade da Amazônia. Belém do Para 2008.

ILHA, Ceron Marizete; et al. Assistência pré-natal na percepção de puérperas provenientes de diferentes serviços de saúde. Rev. CEFAC vol.15. São Paulo, 2013.

JURACY, Toneli Siqueira Maria, et al. Profissionais e usuárias(os) adolescentes de quatro programas públicos de atendimento pré-natal da região da grande Florianópolis:onde está o pai?. Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

LUCIA, Martinez Vieira Vera; et al. Intervenção preventiva da fisioterapia no período pré-natal numa ubs de piracicaba. 2006.

NAZARÉ, Maria de Lopes Pantoja; PRISCILA Dayana Mejia de Sousa. Abordagem fisioterapêutica em gestantes com lombalgia. Faculdade Ávila. 2012.

OLIVEIRA e OLIVEIRA 2009. Conhecimento de gestantes atendidas na rede pública de uberaba sobre a atuação da fisioterapia aplicada à obstetrícia. Disponível em: http://www.novafisio.com.br/conhecimento-de-gestantes-atendidas-na-rede-publica-de-uberaba-sobre-a-atuacao-da-fisioterapia-aplicada-a-obstetricia/. Acesso em: 27 de abril 2016.

PRISCILA, Weber Raquel; EDUARDO, Fassicollo Carlos; STEFANELLO Zanon Carla. O conhecimento das gestantes sobre a fisioterapia obstétrica. Revista Digital. Buenos Aires, Agosto de 2011.

RIBEIRO, D. Cristina; FLORES, C. Soares Maria. Desafios para a inserção do fisioterapeuta na atenção básica: o olhar dos gestores. Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande (RS), 2015.

ZAMBIAZZI, Jaqueline Muttoni. Percepções das gestantes em relação à fisioterapia na saúde da materna. Univates. Lajeado 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.