O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Doc ou Docx.
  • O texto atende as normas do Edital da Revista Eletrônica Interdisciplinar em vigência.
  • Todos os autores participaram da concepção e revisões que resultaram neste artigo submetido para apreciação da Comissão Editorial da Revista Eletrônica Interdisciplinar, inscrita sob o ISSN 1984-431X para fins de publicação
  • Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele não possuindo nenhum conflito de interesse com o tema abordado.
  • Autorizamos a publicação deste e concordamos que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Revista Eletrônica Interdisciplinar (ISSN 1984-431X).

Diretrizes para Autores

 Normas de Estruturação, formatação e submissão dos artigos

 Todos os trabalhos submetidos à publicação na Revista Eletrônica Interdisciplinar devem ser originais e inéditos, enquadrados em uma das cinco ÁREAS DE CONHECIMENTO, que tem como referência os critérios utilizados pela CAPES. Estas áreas são:

  • ÁREA 1: Ciências Biológicas e da Saúde;
  • ÁREA 2: Ciências Agrárias (Exatas e da Terra);
  • ÁREA 3: Ciências Humanas e Sociais;
  • ÁREA 4: Ciências Sociais Aplicadas;
  • ÁREA 5: Engenharia e Tecnologia.

  A submissão e a publicação de artigos são gratuitas e distribuídas nas seguintes categorias:

Artigos científicos originais;

Artigos científicos de revisão bibliográfica;

Estudo de caso; 

Resenhas;

Relatos de experiência.

O artigo a ser submetido para publicação deverá obedecer aos seguintes critérios de formatação:

  1. Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word;
  2. O texto deverá estar formatado:
    • Fonte Times New Roman de 12 pontos;
    • Com espaço entre as linhas de 1,5cm;
    • Com figuras e tabelas inseridas no texto (conforme normas da ABNT).
  3. Os artigos deverão ter entre 7 a 10 páginas, sem contar as Referências Bibliográficas;
  4. Devem constar no mínimo 15 citações e referências e no máximo

 Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.

Estrutura do artigo científico:

 - Título – deve ser curto, objetivo e específico, caixa alta, negrito, centralizado, em Times New Roman, tamanho 14, espaçamento entre linhas 1,15cm. Entre o título e a autoria deve existir espaço de uma linha. Subtítulo - se for o caso, em caixa alta, alinhado à esquerda, sem negrito, fonte 12.

 Autoria - Nome completo do(s) autor(es) (por extenso, somente a inicial maiúscula e com último nome em caixa alta, alinhado à direita, em Times New Roman, fonte tamanho 12, sem negrito, com indicação para nota de rodapé. O espaço entre as linhas correspondente ao nome dos autores deve ser de 1,15cm e a nota de rodapé deve estar presente apenas na primeira  folha do artigo.

 Nota de rodapé - deve constar filiação científica, na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade – SIGLA – CIDADE/ESTADO – PAÍS, titulação em ordem decrescente e endereço eletrônico, em Times New Roman e fonte tamanho.

 Resumo - em português, com até 100 palavras contendo: objetivo, metodologia, resultados e considerações finais, com fonte Times New Roman, tamanho 10. Após o espaço de uma linha ou um enter inserir de três a cinco Palavras-chave não contidas no título.

 Abstract - em inglês, com até 100 palavras contendo: objetivo, metodologia, resultados e considerações finais, com fonte Times New Roman, tamanho 10. Após o espaço de uma linha ou um enter inserir de três a cinco Keywords não contidas no título.

 1. INTRODUÇÃO - Item obrigatório que apresenta a delimitação do assunto. Deve conter: citação de outros trabalhos científicos como fundamentação teórica, justificativa e objetivo, no último parágrafo, respectivamente. Os parágrafos podem possuir entre cinco e sete linhas, em média, justificado, em duas colunas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre as linhas de 1,5cm, conforme o modelo anexo.

 Para artigos na área de Ciências Humanas e Sociais – a introdução pode apresentar texto de forma ordenada, dividido em seções e subseções, de acordo com o tema abordado. O(s) autor(es) deverá(ão) dar título a essa parte de acordo com o estudo desenvolvido seguindo a mesma formatação.

 2. MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA - A descrição dos métodos deve ser breve, porém suficiente para possibilitar a repetição do trabalho. Processos e técnicas já  publicados devem ser apenas citados. Para docentes e discentes das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia é obrigatório citar o livro institucional, Elaborando Trabalhos Científicos, edição de 2015, bem como as Resoluções que tratam dos preceitos éticos adotados pelos autores, caso não tenha o número de protocolo do Comitê de Ética em Pesquisa. A  formatação é de parágrafo justificado, em duas colunas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre as linhas de 1,5cm, conforme o modelo em anexo.

 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO - Com o máximo possível de interpretação pessoal, fundamentados com outros autores/trabalhos científicos e acompanhados, eventualmente de tabelas, gráficos, fotos, desenhos, etc. Os parágrafos devem ser justificados, em duas colunas, conforme o modelo anexo, fonte Times New Roman, tamanho  12  e  espaçamento  entre  as linhas de 1,5cm. Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas  e  deverão  ser  inseridas  no corpo  do  texto,  numeradas,  sequencialmente,  e  com  legendas.  As  imagens  de  satélite  e

fotografias devem ser submetidas nos seguintes tipos de arquivo: TIFF (Tagged Image File

Format) ou BMP (Bitmap). A resolução mínima deve ser de 300dpi (pontos por polegada), com tamanho mínimo de 17,5cm de largura.

A discussão pode ou não ser inserida junto aos resultados, ficando a critério do (s) autor (es) a forma mais apropriada, em cada caso. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade de seus autores.

 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS – Retoma a introdução, o objetivo e as principais ideias discutidas no estudo, de forma breve, apontando as considerações dos autores ao concluir o trabalho, de forma a responder as questões apresentadas na introdução. Os parágrafos podem possuir entre três e sete linhas, devem ser justificados, em duas colunas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre as linhas de 1,5cm, conforme o modelo em

 5. AGRADECIMENTOS - São voltados às pessoas, grupos ou instituições que contribuíram de alguma forma para que o trabalho fosse realizado, direta ou indiretamente.

 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – As referências bibliográficas devem se ater as obras e autores citados no texto. Deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 referências, inseridas ao final do trabalho, classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento duplo entre elas, fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, em duas colunas, observando-se a NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT) e Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, contidas no livro Elaborando Trabalhos Científicos, edição de 2015.

É de responsabilidade do(s) autor(es) a correta e exata citação no texto e a correspondente informação na lista de referências bibliográficas ao final do mesmo. Seguir os exemplos abaixo.

  1. Livro de um só autor:

SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.

  1. Livro de dois autores

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

  1. Livro de três autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

  1. Livro de mais de três autores:

SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.

  1. Capítulo/Artigo em livro: 5

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org.). Título do livro

em negrito. Idem ao primeiro exemplo.

  1. Artigos em Revistas:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em negrito, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).

  1. Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em negrito. Ano da defesa. Número de folhas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) – Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), local, ano da publicação.

  1. Artigos em jornais:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em negrito. Local, data, Caderno/Seção, página(s).

  1. Publicação em meio eletrônico:

SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista), local, número, data (mês e ano). Disponível em: (endereço eletrônico). Acesso em: (data).

Para outras referências consultar a Norma ABNT NBR 6023/2002.

 Nota(s) explicativa(s): deve(m) ser utilizada(s) apenas para comentários e/ou explicações que não possam ser incluídas no texto, não para referências. Precisa(m) ser elaborada(s) ao longo do texto e inserida(s) como “notas de rodapé”, numeradas sequencialmente com fonte Times New Roman, tamanho 8 e espaço simples.

 

Para as citações, deve ser observada a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT) e Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, sendo que:

 As citações literais curtas, que apresentam até três linhas, devem fazer parte do corpo do texto entre aspas (com a mesma fonte do texto);

  1. As literais longas são apresentadas em recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10, entrelinhas simples, sem aspas;
  2. As citações indiretas vêm no corpo do texto e são indicadas para a redação dos artigos publicados na área de Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Agrárias.
  3. Para as citações no corpo do texto, usa-se o sistema autor-data e/ou autor-data-página, conforme exemplos: (VALLEJO, 1988, p. 87), ou: Segundo Vallejo (1988, p. 87), as orientações [...] 

 Os títulos devem ser numerados em números arábicos, da Introdução às Referências Bibliográficas, e subtítulo (se houver) obedecendo à hierarquia que segue:                                        

 

1.                     SEÇÃO PRIMÁRIA

  • SEÇÃO SECUNDÁRIA

1.1.1.                     Seção terciária

  • Seção quaternária
    • Seção quintenária

 Os artigos científicos de revisão bibliográfica: devem obedecer a mesma estruturação e formatação. A introdução deverá ser sucinta, atual e apenas para introduzir o tema e explicar  a questão pesquisada, com revisão mais enxuta de literatura. Ao final, apresentar citações, a justificativa e os objetivos do estudo de forma clara e precisa. A metodologia deverá especificar que é um estudo de revisão de literatura apresentando claramente o método empregado para fazer o estudo sistematizado do tema proposto e deverá conter também as fontes pesquisadas, os critérios adotados, etc. O resultado deverá apresentar a revisão de literatura de forma crítica, os dados obtidos e suas aplicações.

 Todas as palavras escritas em língua estrangeira devem estar em itálico.

 O artigo não deverá ser paginado.

 Orientações gerais:

 A exatidão das referências e as ideias expressas e/ou defendidas, resultados obtidos e expressos nos textos são de inteira responsabilidade dos autores.

O texto deve passar por revisão linguística comprovada antes de ser encaminhado à COPEX - Coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia.

  1. O Editor Responsável Geral da Revista Eletrônica Interdisciplinar não se responsabiliza pelo extravio de artigo durante o envio até ser protocolado junto a COPEX, devendo o autor manter cópias do
  2. Os autores dos artigos serão comunicados a respeito do resultado do parecer em até sessenta dias, após a data de envio, via e-mail.
  3. É admitida a publicação de artigos em língua estrangeira, desde que autorizada pelo Editor Responsável Geral da
  4. O artigo a ser publicado deve ser inédito e está em conformidade com este
  5. Processo de submissão:
  • O artigo deve ser enviado em documento do Word, via e-mail, no endereço eletrônico: revista@univar.edu.br considerando o período entre a data de publicação deste edital até o dia 05 de outubro deste;
  • Juntamente com o artigo deverão conter no mesmo e-mail, porém em arquivos anexos separados os seguintes documentos: termo de autorização para publicação preenchido e assinado pelos autores. O termo de autorização para publicação pode ser escaneado para o envio no endereço eletrônico da revista;
  • O Editor Responsável Geral irá receber, via e-mail, de cada autor responsável dois arquivos: um do artigo, outro do termo de autorização para publicação. Após o recebimento fará a distribuição dos artigos para apreciação dos editores-adjuntos/revisores por área de conhecimento para análise;
  • A análise do artigo será focada na formatação e no conteúdo observando os seguintes critérios: atualidade; conteúdo; relevância científica da pesquisa; contribuição do autor para enriquecimento/evolução do tema; metodologia aplicada; resultados consistentes e aplicáveis;
  • Após a análise, em até sessenta dias, o editor-adjunto/revisor emitirá parecer deferindo ou indeferindo a publicação por meio eletrônico, no e-mail: revista@univar.edu.br
  • O Editor Responsável Geral comunicará ao autor responsável pelo envio do artigo se o artigo foi aceito para publicação ou não. Esta comunicação será realizada por meio eletrônico, no e-mail do autor responsável pelo contato com a revista na ocasião da submissão do artigo para publicação;
  • O aceite para publicação na Revista Eletrônica Interdisciplinar implica na entrega do documento original do termo de autorização para publicação assinados por todos os autores. Caso o autor não esteja possibilitado a assinar ele poderá justificar e encaminhar sua autorização via e-mail particular para revista@univar.edu.br;
  • O não aceite para publicação na Revista Eletrônica Interdisciplinar deverá ser fundamentada pelo editor/revisor que poderá propor alteração(ões), visando à melhoria do trabalho, com o objetivo de publicá-lo dentro do semestre ou no próximo semestre, dependendo de cada caso;
  • Os autores dos artigos são responsáveis pela formatação expressa neste edital e o Editor Responsável Geral fará a diagramação/formatação geral para publicação dos artigos submetidos e aceitos para publicação na

  A Revista Eletrônica Interdisciplinar tem periodicidade semestral e o envio de  artigos seguirá o calendário com base no edital vigente no semestre, disponível no site institucional: www.univar.edu.br

 É importante ficar atento a data limite para o envio dos trabalhos e atentar-se para as instruções contidas no Edital vigente da Revista Eletrônica Interdisciplinar pois, caso as normas não sejam obedecidas, o trabalho não será avaliado. 

Qualquer dúvida, referente à elaboração da Revista e publicação dos artigos, será dirimida pelo Comitê Editorial e, na impossibilidade material de sua reunião, pela Editora Responsável Geral, Profa. Me. Stephania Luz Poleto, Cel/Wapp: 66-9-9986-6898.

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