http://revista.univar.edu.br/rei/issue/feed Revista Eletrônica Interdisciplinar 2024-07-02T15:16:48+00:00 Tatiana Lima de Melo revista@univar.edu.br Open Journal Systems http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/433 ALELOPATIA DO EXTRATO DE TIRIRICA EM MUDAS DE GUACO PROPAGADAS POR ESTAQUIA 2024-06-29T00:30:30+00:00 André Schoffel andre-schoffel@hotmail.com Juliane Nicolodi Camera jcamera@unicruz.edu.br Jana Koefender jkoefender@unicruz.edu.br <p>O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito do extrato de tubérculos de tiririca e de tempos de imersão na estaquia do guaco. O experimento foi conduzido em casa de vegetação em duas épocas de plantio. As estacas foram coletadas do terço mediano de plantas matrizes com comprimento de aproximadamente 12 cm e o plantio foi realizado em bandejas de poliestireno com 200 células preenchidas com substrato comercial. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em fatorial (5x3), com três repetições. Os tratamentos foram compostos pela combinação das concentrações de extrato de tiririca (zero, 25, 50, 75 e 100%) e dos tempos de imersão (10, 20 e 30 minutos). Aos 60 dias após o plantio foram avaliadas variáveis de parte aérea e sistema radicular. O uso do extrato de tiririca não contribui para o crescimento da parte aérea e causa efeito alelopático negativo sobre o enraizamento de estacas de guaco.&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> 2024-06-25T17:09:42+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/434 CONTROLE FITOTERÁPICO E QUÍMICO DE SCLEROTINIA SCLEROTIORUM IN VITRO 2024-06-29T00:30:31+00:00 Juliane Nicolodi Camera jcamera@unicruz.edu.br Jana Koefender jkoefender@unicruz.edu.br André Schoffel andre-schoffel@hotmail.com Natália Piuco natalia.piuco@sou.unicruz.edu.br Rafael Pivotto Bortolotto rpbortolotto@unicruz.edu.br Eduardo Fiorin Flores dudafiorin@yahoo.com.br Bruno de Paula bruno.csiagro@gmail.com <p>A pesquisa teve como objetivo avaliar a eficiência de fungicidas e de extratos vegetais no controle de <em>Sclerotinia sclerotiorum </em>in vitro e foi conduzida em duas etapas. Na primeira, foram testados os extratos vegetais aquosos no controle in vitro de <em>Sclerotinia sclerotiorum</em>. Na segunda, foram testados os fungicidas para o controle de <em>Sclerotinia sclerotiorum</em>. Foi calculada a percentagem de inibição do crescimento do fungo (PIC). As leituras foram realizadas a cada dois dias, perdurando até o momento em que a testemunha atingiu toda a superfície do meio de cultura. Os extratos de cravo-da-índia, propolis, canela e alho com ausência de armazenamento destacaram-se no controle in vitro de <em>S. sclerotiorum</em>.&nbsp; Os fungicidas que apresentam menor taxa de crescimento e maior inibição de crescimento micelial foram Trifloxistrobina + Protioconazol, Bixafem + Protioconazol + Trifloxistrobina e Metalaxil - M + Tiabendazol + Fludioxonil.&nbsp;</p> 2024-06-25T17:38:12+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/504 O SOLO NA PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO CONSTRUTIVISTA E INTERDISCIPLINAR 2024-06-29T00:30:31+00:00 Ramon Freire da Silva ramonsilvagro@hotmail.com Thiago Pereira da Silva profthiagopereira.silva@gmail.com Kalline de Almeida Alves Carneiro kallinequimica2014@gmail.com Bruno de Oliveira Dias brunodiascca@gmail.com Rogério Freire da Silva rogeriofreiredasilva@gmail.com Milton César Costa Campos mcesarsolos@gmail.com Robson Vinício dos Santos robson4651@hotmail.com Erasmo Venâncio de Luna Neto erasnetinhow@gmail.com Thiago Jardelino Dias thiagojardelinodias@gmail.com <p>O trabalho de pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma proposta didática relacionada à importância do solo na preservação da biodiversidade e segurança alimentar numa perspectiva construtivista e interdisciplinar com estudantes de uma escola pública do Município de Pilões - PB. O estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação, de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 19 estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo três questões fechadas (escala de notas) em uma abordagem descritiva e uma questão aberta, reflexiva proposta por Bardin. Os resultados revelam que a proposta de ensino colaborou de forma construtiva com a aprendizagem dos estudantes, sendo capaz de despertar motivação e interesse pelo o tema estudado.</p> 2024-06-28T23:55:05+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/498 O IMPACTO DOS PORTA-ENXERTOS NA NUTRIÇÃO MINERAL DA MANGUEIRA: UMA REVISÃO 2024-07-02T01:15:40+00:00 Fernando Antonio Lima Gomes nandoagro13@gmail.com Ítalo Herbert Lucena Cavalcante italo.cavalcante@univasf.edu.br Ana Paula Pereira do Nascimento anappnascimento@gmail.com Valeria Ribeiro Gomes Valeriaribeiro1996@gmail.com Luana de Aquino Santos Luana.discente@discente.edu.br João Paulo de Oliveira Santos jpauloos04@gmail.com <p>A escolha adequada de porta-enxertos e o manejo nutricional são cruciais para otimizar a absorção de nutrientes na mangueira, beneficiando a qualidade e a produtividade dos frutos. Neste contexto, esta revisão objetiva investigar a relação entre a escolha de porta-enxertos na cultura da mangueira e seus efeitos na nutrição mineral da planta, com ênfase na otimização da absorção de nutrientes, abordando também as características da mangueira, sua botânica, economia, produção de mudas e práticas de manejo nutricional para aprimorar a nutrição mineral da mangueira, contribuindo para a qualidade e produtividade dos frutos.</p> 2024-07-02T01:15:40+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/590 EXERCÍCIO FÍSICO E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA EM PIRANHAS-GO 2024-06-29T00:30:32+00:00 Carlos Alexandre Habitante carlos.habitante@ufmt.br Carlos Eduardo Pereira de Almeida carloseduardoo873@gmail.com Luiz Felipe Petusk Corona luizfelipe.edf@gmail.com <p>O presente estudo tem como objetivo identificar fatores que possam influenciar no comportamento sedentário e na qualidade de vida em 20 indivíduos pertencentes ao EJA, na escola pública da cidade de Piranhas – GO. A maioria avaliados é homem (70%), com idade entre 59 e 86 anos. 60% dos entrevistados tem condições financeiras para ingressar num programa de exercício físico e relataram praticar atividade física, e 80% afirmaram ter melhora na sua qualidade de vida devido a isso. Quanto aos sedentários, 46,2% atribuíram à esse comportamento a falta de interesse, 38,5% falta de tempo e 15,4% a não gostar de exercício físico, levando a importância de ter uma boa alimentação no processo de qualidade de vida e a importância do profissional de Educação Física na ajuda de preserva, amenizar e colocar o idoso para que usufrua da melhor forma possível o uso da pratica de exercício físico.&nbsp;</p> 2024-06-28T23:46:34+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/513 NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, HÁBITOS ALIMENTARES E PARÂMETROS DE SAÚDE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA COVID-19 2024-06-29T00:30:33+00:00 Geicy Kelly Pavan Peres geicy.kelly404@gmail.com Luiz Felipe Petusk Corona luizfelipe.edf@gmail.com Adiney Marcos Limiro de Sousa adiney.marcoslimiro@gmail.com Carlos Alexandre Habitante carlos.habitante@ufmt.br <p>Devido à alta taxa de infecção da Covid-19, o distanciamento social foi utilizado como principal forma de barreira para minimizar o contágio da população. Uma das categorias profissionais atingidas substancialmente pelas regras de isolamento foi a dos docentes universitários. Essa pesquisa buscou avaliar o nível de atividade física, os hábitos alimentares e parâmetros relacionados a saúde de docentes universitários durante a pandemia Covid-19, através de um estudo transversal, realizado com 106 docentes universitários, utilizando questionário. Nossos resultados permitiram concluir que a pandemia Covid-19, através das regras de isolamento social, promoveu alterações nos níveis de atividade física, na composição corporal, no comportamento de patologias pré-existentes e nos hábitos alimentares de docentes universitários. Ressalta-se que, apesar das dificuldades, é fundamental a organização da rotina e dos hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e alimentação balanceada.</p> 2024-06-27T14:57:06+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/419 SAÚDE DA PESSOA IDOSA: A PRODUÇÃO DOS DEPUTADOS DISTRITAIS DA 8ª LEGISLATURA NA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 2024-06-29T00:30:33+00:00 Ivan Pricken de Bem ivanprk@gmail.com João Armando Alves armandounb@gmail.com Taciana F. Araújo Morum taciana.morum@aluno.unb.br Maíra de Oliveira Valadares mairavaladares@gmail.com Maria Célia Delduque mcdelduque@gmail.com <p>A população idosa vem crescendo em diversas regiões, inclusive no Distrito Federal. Esse fenômeno traz, aos estados modernos e às políticas públicas, grandes desafios para se administrar problemas decorrentes dessa transformação. Esse artigo teve como objetivo investigar como se deu a produção legislativa sobre a saúde da pessoa idosa na 8ª Legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com delineamento exploratório e descritivo, de base documental. Foram encontrados 42 projetos de lei sobre a temática da pessoa idosa. Desses, 21 estavam relacionados à saúde do idoso. A propositura de novas leis, de maneira geral, buscou fortalecer o acesso das pessoas idosas aos serviços de saúde do Distrito Federal e combater a violência doméstica contra esse público. Conclui-se que intersetorialidade precisa ser considerada na proposição, formulação e implementação das políticas, em especial aquelas voltadas para a garantia de direitos e proteção das populações em vulnerabilidade socioeconômica.</p> 2024-06-25T16:53:23+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/474 TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM GESTANTES DAS ÁREAS RURAIS: 2024-06-29T00:30:34+00:00 Railany Matos Querwalt railanyquerwalt1545@gmail.com Leticia Pinho Gomes leticiapgmt@hotmail.com MarcosVítor Naves Carrijo marcosvenf@gmail.com Paulo Gouveia Pinheiro-Filho paulogouveiapf@gmail.com <p>Objetivou-se verificar a prevalência de transtornos mentais comuns e os fatores associados entre gestantes das áreas rurais. Estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado na rede de atenção primária de um município no interior de Mato Grosso. A população de estudo foi composta por gestantes que residem na área rural. Para a coleta de dados, utilizou-se dois questionários, sendo estes: instrumento semiestruturado, fechado e de auto preenchimento e o instrumento <em>Self Report Questionnaire</em>. Empregou-se o teste de Qui-quadrado de<em> Pearson</em> para verificação das possíveis correlações. Participaram do estudo 8 gestantes com idade entre 18 e 41 anos, não brancas (75%), solteiras (50%), que possuem religião (75%) e trabalham (50%). A prevalência de TMC, foi de 62,5%, sendo os fatores de risco o fato de a gestante não possuir emprego e não ter a preferência sexual atingida. Conclui-se com uma alarmante prevalência da probabilidade para o desenvolvimento de Transtornos Mentais Comuns.</p> 2024-06-27T14:01:37+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/491 VALIDADE DA MEDIDA DA ATIVIDADE FÍSICA NO LAZER DO QUESTIONÁRIO ISAQ-A EM HOMENS UNIVERSITÁRIOS 2024-07-01T23:23:03+00:00 Aline de Jesus Santos alinnetrindade0@gmail.com Drielly Luisi Vitor Santos driellyluisifisio@hotmail.com Emanuele dos Santos Silva mannusilva16@gmail.com Thiago Ferreira de Sousa tfsousa_thiago@yahoo.com.br <p>O&nbsp; objetivo deste estudo foi estimar a validade concorrente da medida de atividade fisica no lazer (AFL) do questionário Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos (ISAQ-A) em relação a aptidão física relacionada à saúde em homens universitários. Realizizou-se um estudo correlacional com 14 universitários. A pergunta de AFL do questionário ISAQ-A foi respondida antes da aplicação dos testes de aptidão física. Utilizou-se o coeficiente de correlação intraclasse e a concordância via gráfico de dispersão de Bland-Altman. Observou-se concordância entre o nível de AFL em relação a flexibilidade, índice de massa corporal, força/resistência abdominal e de membros superiores, e aptidão cardiorrespiratória. Não foram observadas correlações significativas. Este estudo mostrou que a medida de AFL do questionário ISAQ-A, destinada a utilização em pesquisas epidemiológicas com homens universitários demonstrou ter concordância satisfatória em termos de validade concorrente com os indicadores da aptidão física.</p> 2024-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/499 VALORES DA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DE CRIANÇAS HÍGIDAS: REVISÃO SISTEMÁTICA 2024-06-29T00:30:36+00:00 Gustavo Jungblut Kniphoff kniphoff_8@hotmail.com Maria Cristina de Almeida Freitas Cardoso mccardoso@ufcspa.edu.br Michele Rocha rocha_fono@hotmail.com <p>Verificar os valores da capacidade vital respiratória de crianças hígidas. Revisão sistemática com busca de artigos publicados entre 2012 e 2022 nas bases de dados: PubMed, Scopus, Embase e SciELO incluindo estudos transversais ou ensaios clínicos envolvendo crianças hígidas entre quatro e 17 anos. Seis artigos atenderam os critérios de inclusão, utilizando a espirometria como avaliação e os resultados da capacidade vital forçada mínima foram de 0,87L e máxima de 1,69L, tendo os resultados do volume expiratório forçado no primeiro segundo de 0,72L o mínimo e de 1,51L o máximo. Não encontrou-se valores preditos da capacidade respiratória de crianças. Porém, a espirometria foi o método mais utilizado para avaliar a capacidade respiratória desta população. Observa-se que os valores variam de acordo com a idade das crianças e não seguem um padrão linear, tornando difícil estabelecer valores preditivos para cada idade entre crianças e adolescentes.</p> 2024-06-27T18:28:20+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/559 JÁ É POSSÍVEL FALAR EM MELHORIA DO ACESSO AO PRÉ-NATAL APÓS PREVINE BRASIL? 2024-07-02T01:10:28+00:00 Marcos Ronad Cavalcante marcuscavalcanti1504@gmail.com Judith Rafaelle Oliveira Pinho judith.pinho@ufma.br Rejane Christine Sousa Queiroz queiroz.rejane@ufma.br Bruno Feres de Souza bruno.feres@ufma.br <p>Este estudo analisou a tendência temporal da proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal até a 20ª semana de gestação, conforme estabelecido pelo Programa Previne Brasil até 2021, entre 2018 e 2021 no Brasil. Utilizando dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) e índices de desenvolvimento humano (IDH) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 2018, realizou-se uma análise descritiva e ecológica. Os dados foram analisados no R Studio, incluindo médias e desvios padrões. Mapas morfométricos no software QGIS foram utilizados para analisar a distribuição espacial e regional das consultas pré-natal. Apesar da melhoria geral do indicador na maioria das unidades federativas ao longo dos anos, os resultados podem ter sido impactados pela pandemia em 2020. A relação entre o Previne Brasil e o acesso melhorado não pode ser afirmada devido ao curto período de implementação e outros fatores não abordados, como a pandemia e mudanças de gestão municipal.</p> 2024-07-02T01:10:27+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/492 MEDIDA DE ATIVIDADE FÍSICA NO LAZER DO QUESTIONÁRIO ISAQ-A 2024-07-02T15:14:41+00:00 Drielly Luisi Vitor Santos driellyluisifisio@hotmail.com Aline de Jesus Santos alinnetrindade0@gmail.com Emanuele dos Santos Silva mannusilva16@gmail.com Marcos Rodrigo Trindade Menuchi mrtpmenuchi@uesc.br Thiago Ferreira de Sousa tfsousa_thiago@yahoo.com.br <p>Este estudo teve como objetivo estimar a validade da medida do nível de atividade física no lazer (AFL) do questionário Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos (ISAQ-A) em relação a aptidão física em universitárias brasileiras. Realizou-se um estudo correlacional com 16 universitárias. A medida do questionário ISAQ-A referente a AFL foi respondida anteriormente a aplicação dos testes de aptidão física. Foi utilizado o coeficiente de correlação intraclasse e a concordância analisada por meio do gráfico de dispersão de Bland-Altman. Houve concordância satisfatória entre a AFL em relação a IMC, força/resistência abdominal, força/resistência de membros superiores e VO2max. Observou-se correlação significativa da AFL com a aptidão física de força/resistência de membros superiores. Conclui-se que a medida de AFL do questionário ISAQ-A apresenta concordância satisfatória na comparação com a aptidão física. Podendo ser empregada em pesquisas sobre a AFL de estudantes universitários brasileiros.</p> 2024-07-02T15:14:40+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/497 CLASSIFICAÇÃO DE RISCO À SAÚDE PELO TEMPO SENTADO EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS 2024-07-02T15:15:44+00:00 Thiago Ferreira de Sousa tfsousa_thiago@yahoo.com.br Aline de Jesus Santos alinnetrindade0@gmail.com Gerleison Ribeiro Barros efgerleison@hotmail.com <p>O objetivo foi estimar os pontos de corte (PC) do tempo sentado (TS) que melhor discriminam o elevado comportamento sedentário (CS) em universitários brasileiros. Participaram 33 universitários. As curvas ROC e o teste Kappa foram empregados. Em relação ao critério de risco à saúde do CS, ≥480 minutos/dia, o TS apresentou área significativa de predição para a média ponderada de um dia da semana (PC de 557,14 minutos/dia). Para o critério de risco à saúde do CS, ≥600 minutos/dia, o TS, apresentou áreas significativas para um dia da semana, um dia do final de semana e em relação à média ponderada em um dia da semana (PC: 531,43 minutos/dia). Conclui-se que o TS mensurado pelo IPAQ, versão curta, calculado como média ponderada da semana foi um melhor preditor do risco à saúde, que foi estimado pelo acelerômetro, referente a 480 minutos ou mais por dia, com PC de 517,14 minutos.</p> 2024-07-02T15:15:43+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/395 INFLUÊNCIA DO SEDENTARISMO E DO TRANSTORNO DA COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA NA QUALIDADE DE VIDA 2024-07-02T15:16:48+00:00 Paula Paraguassú Brandão dra.paulaparaguassu@gmail.com Vinicius da Silva Freitas viniciuscarvalho34@hotmail.com Carlos Alberto Feitosa dos Santos feitosa2006@yahoo.com.br Mauro Antonio Monteiro Brandão brandaomauro7@gmail.com Cristina Brust cristinabrust@gmail.com <p>O sedentarismo, caracterizado pela falta de atividade física, o transtorno da compulsão alimentar periódica, marcado por episódios descontrolados de ingestão excessiva de alimentos. A escolha do tema é justificada pela relevância do assunto, sua prevalência crescente. O objetivo do artigo é evidenciar como sedentarismo associado a alimentação periódica influenciam na qualidade de vida do ser humano. A metodologia faz uma revisão de literatura com abordagem bibliográfica. Em suma o assunto é visto como um grave problema de saúde que deve ser cuidado com uma equipe interdisciplinar para obter qualidade de vida através de diversas opções que se adaptem ao indivíduo.</p> 2024-07-02T15:16:46+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/552 A EDUCAÇÃO LÚDICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 2024-06-29T00:30:36+00:00 Rafael Ludwig raludwig@hotmail.com <p>Este resumo propõe uma análise teórico-conceitual, das contribuições que a utilização de técnicas de intermediação pedagógica fundamentadas em conceitos lúdicos subsidia no processo de ensino-aprendizagem na educação. Aborda a ludicidade, e os principais conceitos, e discute a sua pertinência no ensino. Trata-se de um estudo bibliográfico descritivo, que contou como fonte de dados com uma pesquisa bibliográfica incessante. Conclui que a retomada de um processo educativo pautado na educação lúdica estabelece elevado nível de cumplicidade entre educador e educando na construção do saber, sendo capaz de flexibilizar o aprendizado com ferramentas que tornam o processo de ensino-aprendizagem criativo e prazeroso.</p> 2024-06-24T14:31:54+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/309 DIREITO HUMANO DO ACESSO À JUSTIÇA NO CONTEXTO DA COVID-19: O PAPEL DAS SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS 2024-06-29T00:30:37+00:00 Dandara Christine Alves de Amorim advdandaraamorim@outlook.com Wenas Santos Silva wenasadv17@gmail.com Wanderson Moura de Castro Freitas wandersonmouradecastrofreitas@gmail.com <p class="Standard" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif; color: #222222;">O presente artigo busca analisar </span><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">o direito humano de acesso efetivo à justiça sob a conjuntura da pandemia da Covid-19 e propõe uma discussão sobre o papel das serventias extrajudiciais nesse contexto. Em primeiro, o artigo aborda o direito do acesso à justiça para reconhecer sua evolução histórica conceitual tradicional para uma concepção mais atual, aberta e de múltiplas facetas. É apontado ainda o comportamento do fenômeno da desjudicialização em tempos pandêmicos, bem como a sua relação com os serviços extrajudiciais e com o enfrentamento dos desafios impostos pelas novas realidade do sistema de justiça. Finalmente, é destacado, o efetivo papel das serventias extrajudiciais na consumação do direito humano do acesso à justiça à medida que são reconhecidas como instituições propagadoras da função jurisdicional e da efetiva relação de proximidade e acessibilidade para com os jurisdicionados.</span></p> 2024-06-24T14:07:52+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/565 CONTRIBUIÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE 2024-06-29T00:30:38+00:00 Cinthia Maiara Corrêa cinthiamcorrea@gmail.com Linara Zancanela da Cunha zancanela-atletismo@hotmail.com <p>O presente artigo é um relato de experiência vivenciado em duas disciplinas no programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Regional de Blumenau-SC, através de diálogos e leituras em Paulo Freire, reverberando em reflexões sobre as nossas respectivas práticas docentes nas redes públicas de Educação Infantil da região do Médio Vale do Itajaí-SC. O objetivo é compreender, na própria prática docente, a consciência fatalista para refletir sobre as situações-limites em busca de inéditos-viáveis por meio da Educação. Ao fazer &nbsp;leitura do mundo fatalista, entende-se a consciência da sua condição existencial. Já o inédito viável é uma categoria utilizada por Paulo Freire para transcender as situações-limites, representa uma ação já desejada, porém não viabilizada. De caráter qualitativo e descritivo, este relato busca entender a consciência fatalista através dos autores: Paulo Freire e Karl Jaspers, para refletir sobre a educação e a nossa prática docente em busca de inéditos viáveis.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação; fatalismo; situação-limite; inédito viavél.</p> 2024-06-25T18:03:36+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/438 ESTIGMAS E RUPTURA BIOGRÁFICA APÓS O DIAGNÓSTICO DE HIV/AIDS 2024-07-01T23:12:55+00:00 Marcio Costa de Souza mcsouza@uefs.br Ana Beatriz das Mercês Oliveira anabmerces@gmail.com Ravena Araújo de Oliveira ravennaraujo1@gmail.com Thaynara Martins Brito tainaram967@gmail.com Evelin Duarte Serpa evelindserpa@gmail.com Débora Lopes dos Santos lopesdebora761@gmail.com Ana Beatriz Ferreira Barros da Silva anabeatrizbarros22@gmail.com Talita Miranda Pitanga Barbosa Cardoso talipitanga2@gmail.com Marcia Cristina Graça Marinho mcmarinho@uneb.br <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho tem como objetivo compreender os modos de vida após o diagnóstico de HIV/AIDS em consequência da experiência da vida com os estigmas e diante da ruptura biográfica. A trajetória metodológica é de natureza qualitativa e exploratória e foi utilizada a entrevista semiestruturada como ferramenta de produção de dados, aplicada em uma unidade de referência para a atenção especializada em uma Capital do Nordeste do Brasil. Foram entrevistados 12 pessoas com o diagnóstico de HIV/AIDS, e a interpretação foi feita por meio da Análise de Conteúdo de Bardin.</span> <span style="font-weight: 400;">A pesquisa evidenciou o quanto as pessoas com HIV/AIDS vivem estigmas que os depreciam e que o processo de adoecimento produz rupturas biográficas no seu cotidiano. Concluiu-se que os estigmas atingem não somente os corpos infectados, mas também as relações familiares, profissionais, de autocuidado, inclusive o acesso aos serviços de saúde, assim como os demais ambientes que frequentavam.</span></p> 2024-07-01T23:12:54+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar