http://revista.univar.edu.br/rei/issue/feedRevista Eletrônica Interdisciplinar2024-12-19T14:12:51+00:00Tatiana Lima de Melorevista@univar.edu.brOpen Journal Systemshttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/597GROWTH OF JACKFRUIT SEEDLINGS IRRIGATED WITH SALINE WATERS2024-11-15T01:11:24+00:00Hinkley Alcântara de Castrohinkleygungale@gmail.comWalter Esfrain Pereirawalterufpb@yahoo.com.brFrancisco Thiago Coelho Bezerraftcb1@yahoo.com.brBruno de Oliveira Diasbrunodiascca@gmail.comLizandra de Oliveira Santoslizandraolvr@gmail.com<p>The jackfruit tree (<em>Artocarpus heterophyllus</em>) is a fruit plant adapted to the soil and climatic conditions of Brazil. In the Northeast, soil salinity can affect plants in various ways, mainly by reducing growth. Thus, the objective was to evaluate the effects of electrical conductivity of irrigation water (ECwi) on the growth, indices, and chlorophyll fluorescence of soft jackfruit seedlings. The treatments consisted of five ECw values (0.5, 1.5, 2.5, 3.5, 4.5 dS m<sup>-1</sup>). The experiment was conducted in a randomized block design with three replications. Leaf area, relative growth rate in height and diameter, dry matter masses, chlorophyll indices, and chlorophyll fluorescence were evaluated. Data were subjected to analysis of variance and regression. Increasing electrical conductivity between 0.55 to 1.13 dS m<sup>-1</sup> increased chlorophyll indices, leaf area, and leaf dry matter mass, Fm, Fv/Fm, and Fv/Fo.</p>2024-11-15T01:11:24+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/633MINERALOGIA DA FRAÇÃO ARGILA NA CONSERVAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA E NOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO2024-11-13T01:00:45+00:00Jorge Willian de Souza Santosjorge_willian_123@hotmail.comAntônio Marcos Azevedo Batistaaazevedobatista@gmail.comPedro Luan Ferreira da Silvapedroluanferreira@gmail.comJoão Vitor da Silvajvzanquetta@outlook.comLuany Emanuella Araújo Marcianomarcianoluany@gmail.com<p>Fatores como material de origem e a vegetação predominante da região influenciam na composição mineralógica do solo. A Mineralogia da fração argila exerce influência nas propriedades do solo, atribuindo características físicas e químicas que definem a aptidão e suas limitações que um solo apresenta em desenvolver atividades agrícolas. Dessa forma, o objetivo desta revisão foi levantar informações atualizadas sobre a composição mineralógica de solos classificados como Chernossolo em diferentes regiões do território brasileiro, e as características que os minerais da fração argila atribuem. As buscas foram realizadas em livros e bases de dados nacionais e internacionais, a exemplo: <em>Scielo, Science Direct</em>, <em>Wiley Online Library</em>, <em>Google Scholar </em>e Agris-FAO. Chernossolos estão associados a presença de minerais carbonáticos, com a presença de esmectitas e caulinita em sua fração argila. Os minerais influenciam as propriedades físicas e químicas de um solo, afetando formato de agregados, porosidade, infiltração e retenção de água no solo.</p>2024-11-13T01:00:45+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/490DESEMPENHO DA SOJA NO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE TRICHODERMA2024-12-09T12:58:53+00:00Antonio Carlos Torres da Costaantonio.unioeste@hotmail.comRaquel Andrade Sáraquelandrade_agro@yahoo.com.brOdair José Kuhnodair.kuhn@unioeste.brJosé Barbosa Duarte Júniorbduarte7@yahoo.com.brCarla Deisiane de Oliveira Costa do Valcarladeisiane@hotmail.comLeandro Paiola Albrechtlpalbrecht@ufpr.br<p>O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho da soja no município de Dourados-MS em função da aplicação de <em>Trichoderma.</em> O experimento foi conduzido a campo. A cultivar utilizada foi a TMG 7062 IPRO<strong>. </strong>Os tratamentos utilizados foram: testemunha absoluta, testemunha positiva (produto comercial a base de três espécies de <em>Trichoderma</em>: <em>T. harzianum, T. asperellum </em>e <em>T. koningiopsis</em>) e <em>T. endophyticum</em> e <em>T. koningiopsis</em>, ambas na concentração de 1 x 10<sup>9</sup> UFC/g, com quatro doses: 50; 100; 150 e 200 g ha<sup>-1</sup>, aplicados via tratamento de sementes e aplicação aérea, nos estádios V6 e R1. A produtividade de grãos, no tratamento com <em>T. endophyticum</em> foi 3% superior em relação a testemunha absoluta, enquanto que o tratamento com <em>T. koningiopsis </em>foi superior em 5%. O <em>Trichoderma</em> apresenta um efeito benéfico, contribuindo para o aumento da produtividade da cultura da soja.</p>2024-12-09T12:58:51+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/487COMPONENTES DE RENDIMENTO DE GRÃOS DE GENÓTIPOS DE TRIGO CULTIVADOS EM DUAS ÉPOCAS DE SEMEADURA2024-12-09T13:15:48+00:00Antonio Carlos Torres da Costaantonio.unioeste@hotmail.comPaulo Evandro Jandreyjandreypj@hotmail.comJosé Barbosa Duarte Júniorbduarte7@yahoo.com.brCarla Deisiane de Oliveira Costa do Valcarladeisiane@hotmail.comFrancisco de Assis Francofassisfranco@hotmail.com<p>O objetivo deste trabalho foi avaliar os componentes de rendimento de grãos em genótipos de trigo cultivados em duas épocas de semeadura. O experimento a campo, foi conduzido utilizando o delineamento em blocos ao acaso em um esquema fatorial 15 x 2, sendo 15 genótipos e duas épocas de semeadura (31 de março e 03 de maio). O número de grãos por espiga foi a característica que apresentou maior variabilidade entre os genótipos estudados, sendo que a semeadura realizada em 03 de maio foi a que proporcionou maiores valores para esta característica. Considerando a época de semeadura, o maior rendimento de grãos foi obtido para os genótipos CD 12902, CD 12905, CD 12909, CD 12910 e CD 12911 na semeadura realizada em 3 de maio, enquanto para a cultivar Frontana o maior rendimento foi obtido na semeadura realizada em 31 de março.</p>2024-12-09T13:15:47+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/495EFEITO DO ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS SOBRE OS COMPONENTES DE PRODUÇÃO DA SOJA 2024-12-09T14:00:02+00:00Antonio Carlos Torres da Costaantonio.unioeste@hotmail.comMarlon Rafael Luftmrl_marlon@hotmail.comJosé Barbosa Duarte Júniorbduarte7@yahoo.com.brCarla Deisiane de Oliveira Costa do Valcarladeisiane@hotmail.com<p>O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do espaçamento entre linhas sobre os componentes de produção da soja. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com cinco repetições. Os espaçamentos entre linhas utilizados foram: 40, 50, 60 e 70 cm. Foram avaliadas: população de plantas, altura de planta, número de vagens por planta, número de sementes por vagem, peso de 1000 grãos e produtividade de grãos. O estudo de regressão indicou que quando submetida a um aumento no espaçamento a cultivar NS5909 apresenta uma resposta linear decrescente a produtividade e ao número de vagens por planta. Já o peso de mil grãos observou-se um efeito quadrático com melhor resposta em espaçamentos de 60 cm. Para as demais características avaliadas não houve diferença significativa. Conclui-se que a soja cultivar NS5909 responde de forma diferenciada quando submetida em diferentes espaçamentos, sendo mais produtiva em espaçamentos de 40 cm</p>2024-12-09T14:00:01+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/510SISTEMA AGROINDUSTRIAL DO MILHO (ZEA MAYS) NÃO TRANSGÊNICO CULTIVADO NO TERRITÓRIO DA BORBOREMA2024-12-10T13:25:51+00:00Priscylla Vital Barboza Silvapricilavital@hotmail.comMárcia Roseane Targino Oliveiramarciartargino@hotmail.comFrancyane Araújo Silvafrann.agronoma@gmail.comJulya Rachel Andrade Silvajulya.rachel@hotmail.comJoálison de Brito SilvaJoalisonbrito2018@gmail.comMilton César Costa Camposmcesarsolos@gmail.com<p>Objetivou-se descrever o fluxo de produção do milho crioulo no território da Borborema, identificando e definindo produtos e agentes envolvidos desde a produção até o consumo. A pesquisa de campo foi utilizada na execução do trabalho, com o propósito de integração dos dados obtidos pela observação direta exploratório-descritiva. A partir dos dados obtidos foi possível traçar um modelo do Sistema Agroindustrial do Milho Crioulo bem como o fluxograma de Processamento do Fubá da Paixão e outros derivados, além de identificar os potenciais consumidores do produto obtido. A produção de derivados livres de Organismos Geneticamente Modificados (OMG) fortalece a segurança alimentar e nutricional das famílias de agricultores e grupos de consumidores.</p>2024-12-10T13:25:51+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/493SUBSTRATOS ALTERNATIVOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ANDIROBA (CARAPA GUIANENSIS AUBL.)2024-12-10T14:16:44+00:00José Cunegundes Weckner Rodriguesrobson4651@hotmail.comAnderson Cristian Bergaminrobson4651@hotmail.comMilton César Costa Camposmcesarsolos@gmail.comMaria de Nazaré Souza da Silvarobson4651@hotmail.comPerla Joana Souza Gondimrobson4651@hotmail.comViviane Vidal da Silvarobson4651@hotmail.comRobson Vinício dos Santosrobson4651@hotmail.comFlávio Pereira de Oliveira robson4651@hotmail.comWitória de Oliveira Araújorobson4651@hotmail.com<p>Objetivou-se caracterizar substratos oriundos de resíduos do grão do guaraná e caroços de açaí e avaliar o crescimento e desenvolvimento de mudas de andiroba. O trabalho foi desenvolvido na casa de vegetação do IEAA da Universidade Federal do Amazonas. Os substratos foram compostos por substrato comercial (testemunha), caroços de açaí e resíduo do grão do guaraná, esterco bovino, solo e areia em diferentes proporções. Foram avaliadas as características biométricas, relações entre essas variáveis e Índice de Qualidade de Dickson. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância. O substrato formulado a base de resíduos do guaraná nas proporções 1:1:1:2 e 1:1:1:3 e caroço de açaí na proporção 1:1:1:2 foram aqueles que apresentaram os melhores parâmetros biométricos das mudas de andiroba. Todos os tratamentos apresentaram resultados satisfatórios para o Índice de Qualidade de Dickson, indicando que qualquer uma das formulações dos substratos utilizados podem ser escolhidos.</p>2024-12-10T14:16:43+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/561Bacillus spp. COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO E BIOCONTROLE DE FITOPATÓGENO NA CULTURA DA SOJA2024-12-11T14:45:52+00:00Rodrigo Robson Cavalcanterodrigo88agro@uft.edu.brWanessa Rocha de Souzawanessarocha.engbio@hotmail.comRaimundo Wagner de Aguiar Souzarwsa@uft.edu.brLiomar Borges de Oliveiraliomarferaborges@gmail.comVitor Stefanello de Fernandesvitorstefanellofernandes@gmail.comRodrigo Ribeiro Fidélisfidelisrr@uft.edu.br<p>Microrganismos promotores de crescimento atuam diretamente promovendo o crescimento das plantas ou indiretamente como agentes de controle biológico de fitopatógenos. Objetivou-se com este estudo avaliar os efeitos protetores na inoculação com mix de <em>Bacillus</em> spp. em sementes de duas cultivares de soja a fim de minimizar danos oriundos por fungos fitopatogênicos, bem como verificar seus efeitos como promotor de crescimento nos componentes agronômicos da cultura. O experimento foi realizado na safra 2018/2019 de novembro a março. A inoculação com <em>Bacillus</em> spp. apresentou maior altura de plantas, número de nós e produtividade na cultura, assim como inibição de doenças fúngicas e a propagação da ferrugem asiática (<em>Phakopsora pachyrhizi</em>).</p>2024-12-11T14:45:52+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/563BIOFORTIFICAÇAO VIA FOLIAR DE DOSES HIDRÓXIDO DE LÍTIO EM GENÓTIPOS DE CHIA CULTIVADO EM DIFERENTES ÉPOCAS DE PLANTIO2024-12-12T01:22:30+00:00Rodrigo Robson Cavalcanterodrigo88agro@uft.edu.brRodrigo Ribeiro Fidélisfidelisrr@uft.edu.brGuillermo Arturo Herrera Chasgui.art.her@hotmail.comDanilo Pereira Ramosdaniloramos05@hotmail.comDanilo Pereira Ramosdaniloramos05@hotmail.comMarilene Alves Ramos Diasmaridiasgpi10@hotmail.com<p>O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da adubação via foliar de doses de hidróxido de lítio, no desenvolvimento e produtividade de genótipos de chia em diferentes épocas de plantio no sul do estado do Tocantins. O experimento foi conduzido na Universidade Federal do Tocantins, Campus de Gurupi, no período da safra (ano agrícola 2018/19) e entressafra (2019), em blocos ao acaso, sob esquema fatorial 5x2x2, com quatro repetições. O primeiro fator foi constituído por cinco doses (0, 10, 20, 30 e 40 g ha<sup>-1</sup>), o segundo fator por dois genótipos de chia (um oriundo do Paraguai e outro oriundo da Argentina) e o terceiro fator determinado por duas épocas de plantio (safra e entressafra). A primeira aplicação foi feita aos 70 dias na safra e aos 65 dias na entressafra, já a segunda aos 95 dias na safra e aos 75 dias na entressafra após o transplantio. Foram avaliadas as características altura da planta, altura da haste superior, diâmetro do caule, comprimento do cacho, número de cachos, fotossíntese líquida, transpiração, condutância estomática e, após a colheita aos 145 dias (na safra) e 120 dias (na entressafra), foram avaliados a massa de mil grãos, produtividade de grãos e teor de Li nos grãos e na folha. Os resultados indicam que a aplicação foliar de LiOH promoveu efeitos significativos na morfologia, rendimento, fisiologia e teor de Li na cultura chia. As maiores concentrações de lítio nos grãos foram obtidas com o genótipo oriundo do Paraguai na aplicação de 29,3 g ha<sup>-1</sup> e 23,9 g ha<sup>-1</sup> na época da safra e entressafra, respectivamente. As melhores respostas morfológicas e fisiológicas foram obtidas com o genótipo Paraguai na época da safra.</p>2024-12-12T01:22:30+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/568Productivity of forages subjected to sources and doses of nitrogen in the dry season2024-12-12T13:42:56+00:00Soraia Olivastro Teixeirasoraia_olivastro@hotmail.comMarco Antonio Camillo de Carvalhomarcocarvalho@unemat.brGustavo Caionegcaione@unemat.brAnderson de Moura Zanineanderson.zanine@ibest.com.brOscar Mitsuo Yamashitayama@unemat.br<p>The objective of this study was to evaluate the production of two cultivars of the genus <em>Brachiaria</em>, submitted to nitrogen sources and doses in the dry season. The experimental design was a randomized complete block in the 2x2x5 factorial scheme. The treatments were composed of two grasses (Marandu and Mulato II), two nitrogen sources (urea and ammonium sulfate) and five nitrogen doses (0, 50, 100, 150 and 200 kg ha<sup>-1</sup>) in three replicates. Nitrogen fertilizations were carried out on a haul basis and were not parceled out. The leaf green color index, total dry matter yield, foliar nitrogen concentration and percentage of crude protein were evaluated. The application of ammonium sulfate at a dose of 200 kg ha<sup>-1</sup> promoted the greatest gains in productivity and nutritional values. Application of 150 kg ha<sup>-1</sup> of ammonium sulfate and 200 kg ha<sup>-1</sup> of urea provided values greater than 19 g kg<sup>-1</sup> for leaf nitrogen concentration and doses from 50 kg ha<sup>-1</sup> N of both sources guaranteed values Higher than 7% for crude protein. The application of nitrogen at the end of the rainy season causes increases in yield and nutritional values important for the maintenance of the grass in the period of low precipitation.</p>2024-12-12T13:42:55+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/674In vitro biocontrol of Lasiodiplodia theobromae by isolates of Trichoderma spp.2024-12-12T14:58:48+00:00Jonatan Alves da Silvagrace@unemat.brGrace Queiroz David Peresgrace@unemat.brLetícia Peres David Peresleticiaperes@unemat.brWalmor Moya Pereswalmorperes@unemat.brOstenildo Ribeiro Camposcampos@unemat.brMarco Antonio Camillo de Carvalhomarcocarvalho@unemat.brOscar Mitsuo Yamashitayama@unemat.br<p>O controle biológico comumente vem sendo constituído como uma alternativa ao uso de produtos químicos para o controle de pragas e doença. Fungos do gênero <em>Trichoderma</em> são de grande importância econômica para a agricultura, uma vez que são capazes de atuarem como agentes de controle de doenças de várias plantas cultivadas. Com o objetivo avaliar o potencial antagônico de isolados de <em>Trichoderma</em> spp a <em>Lasiodiplodia</em> <em>theobromae</em>, o presente trabalho foi realizado em delineamento inteiramente casualizado com 7 tratamentos 6 isolados de <em>Trichoderma</em> spp + testemunha. Utilizou-se o método do pareamento de cultura e posterior a escala de notas de Bell et al. (1982) sendo avaliada aos 7° e 14° dias, medidas diárias do crescimento das colônias do patógeno foram aferidas. Foi avaliado o crescimento micelial, índice de velocidade do crescimento micelial (IVCM) e o potencial antagônico. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey 5%. Verificou-se efeito significativo no crescimento do fitopatógeno por todos os isolados de <em>Trichoderma</em> testados e os 4 melhores foram considerados: TC 01, TC 02, TC 03 e TC 04 pela atribuição de notas e pelo (IVCM), antagônicos ou eficientes. Assim, os resultados obtidos evidenciaram efeito inibidor de isolados de <em>Trichoderma</em> spp sobre <em>L.</em> <em>theobromae</em>. Para avaliação da produção de metabolitos voláteis, foi verificado que não houve efeito significativo dos tratamentos sobre o crescimento micelial de <em>L. theobromae</em> dada a metodologia e a falta estudos relacionados ao mesmo.</p>2024-12-12T14:58:47+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/655COMPARAÇÃO NUTRICIONAL E SENSORIAL DE QUIBES ELABORADOS COM CARNE DE JACARÉ DO PANTANAL (Caiman Yacare), AVES E BOVINOS.2024-12-13T14:32:10+00:00PEDRO EZIDIOpedroafezidio@outlook.com<p>Em especial, o jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare) é uma ótima fonte de proteína de origem animal na alimentação humana, possui alto valor biológico, alta digestibilidade, baixos valores de colesterol e demonstra potencial tecnológico para a elaboração de derivados. Com isso objetivou-se a confecção de quibes com carne de jacaré, frango e bovina a fim de compará-los na formulação, verificando a variação das características físico-químicas e suas aceitações junto aos potenciais consumidores, com auxílio de testes sensoriais. Não houve diferença (P>0,05) significativa entre as formulações para os valores de umidade, carboidratos, lipídios e valor calórico nos quibes crus. Houve diferença significativa (P˂0,005) para os valores de pH, sendo que o quibe de jacaré apresentou o valor de pH mais próximo a neutralidade. O quibe bovino obteve maior aceitação diferindo dos demais (P˂0,05) para os atributos cor aroma, sabor e impressão global. O quibe de frango e de jacaré não diferiram significativamente entre si (P>0,05) para os mesmos atributos. Pode-se concluir que a utilização de carne de jacaré para elaboração de produtos cárneos é sensorialmente viável. A substituição da carne bovina, comumente utilizada no preparo do quibe tradicional, pela carne de jacaré, foi satisfatoriamente agradável ao paladar dos consumidores, porém mais pesquisas para aprimoramento dos produtos devem ser conduzidas.</p>2024-12-13T14:32:10+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/624ACESSO ÀS VACINAS ANTI - SARAMPO COMO DIREITO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS): UMA QUESTÃO SIMBÓLICA2024-11-15T00:47:03+00:00Monica Oliveira Riosmorios@uefs.brMaria Angela Alves do Nascimentoangelauefs@yahoo.com.brJosele Farias Rodrigues Santa Barbarajoselefarias@ufrb.edu.brDeisy Vital dos Santosdeisy@ufrb.edu.brJuliana Alves Leite Lealjulianaleal@uefs.brMárcio Costa de Souzamcsouza@uefs.br<p style="font-weight: 400;">Objetivo: Analisar o acesso dos usuários as vacinas anti – sarampo enquanto direito na rede SUS, na dimensão simbólica. Metodologia: Pesquisa qualitativa, de abordagem crítico - analítica numa perspectiva do método Hermenêutico - dialético, realizada no Estado da Bahia nos municípios Feira de Santana e Salvador, tendo como participantes gestores, informantes chave, trabalhadores de saúde e usuários, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista, observação e análise de documentos. Resultados: O medo dos eventos adversos, movimentos anti-vacina, fake news e desconhecimento da população sobre a importância da vacinação estão entre as principais causas que interferem significativamente no direito ao acesso as vacinas. Considerações Finais: Mediante ao apresentado sobre as questões simbólicas/culturais, que interferem significativamente na queda das coberturas vacinais no Brasil e no recrudescimento de doenças imunopreveníveis, a exemplo do sarampo, é necessário compreender que para evitar retrocessos são necessários reforços absolutos às ações de vacinação propostas pelo PNI. </p>2024-11-15T00:47:03+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/609ANÁLISE DO ESTRESSE RELACIONADO AO AMBIENTE FORMATIVO DE UM CURSO DE ENFERMAGEM NO BRASIL CENTRAL: IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DA COVID-192024-11-12T14:38:06+00:00Vanusa Leitevanusa@pucgoias.edu.brSebastião Netosebastiao@pucgoias.edu.br<p>alterações nas condições de saúde de gestores, docentes e discentes e no ambiente formativo, e aumentou a vivência do estresse. A presente investigação teve como objetivo identificar o estresse como fator de vulnerabilidade associado ao ambiente formativo de alunos do curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Trata-se de um estudo descritivo, transversal e correlacional, desenvolvido com 90 acadêmicos do curso de Enfermagem. Foram usados os seguintes instrumentos: Questionário de perfil sociodemográfico e acadêmico, Inventário de estresse em enfermeiros e o <em>Dundee Ready Educational Environment Measure</em>. No escore total do questionário de fatores de estresse, a maior média foi de 48,8 (DP 4,61) relativo às relações interpessoais, e a menor média foi de 15,7 (DP 4,7) nas questões extras. Houve diferença estatisticamente significativa entre a média total (29,7; DP = 8,1) nos fatores intrínsecos ao trabalho (com p = 0,0150) na idade >22 anos. No entanto, a pontuação média dos acadêmicos foi maior em todos os fatores entre estudantes do sexo masculino (média 124,9 / DP 34,1) e casados (média 131,3 / DP 17,3). O estudo revelou que o estresse é prevalente entre os pesquisados, no entanto, um ambiente formativo e promotor de mediação baseadas em metodologias ativas pode fornecer intervenções com abordagens capazes de reduzir esse problema entre graduandos de enfermagem.</p>2024-11-11T12:14:14+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/589ASSOCIAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS E A DIABETES MELLITUS TIPO 22024-11-12T14:38:07+00:00Lorrana Eller Lopes lorranaeller1@gmail.comLorena Eller Lopeslorenaeller@gmail.comElberth Miranda Teixeirahenriquemedufam@gmail.comKaroline Silva dos Santos karolines.santos12@gmail.comPriscila Lourayne Brito da Silva priscilasilvarr@gmail.comSamara Andréa da Costa Fonsecasamaradacostafonseca@gmail.comGabriela Albuquerque Fortes Maggiaflgabi@gmail.comCaio Eduardo Rodrigues Falcãocaio.falcao@ufam.eduSylvia Correia de Almeidasylvia2correia@gmail.comOzanildo Vilaça Nascimentoozanildo@bol.com.br<p>Atualmente ingerir comida de verdade feita segundo receitas caseira não é mais realidade em uma sociedade onde os produtos alimentícios prontos são a base da alimentação. Os produtos alimentícios ultraprocessados tiveram seu consumo elevado radicalmente nas últimas décadas de forma globalizada. Juntamente com esse consumo surge aumento do predomínio de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Esses produtos além de ser danosos a saúde tem seu teor elevado de açúcares, sódio, gorduras trans, são pobres em nutrientes além de apresentarem uma variedade de aditivos e em suas embalagens materiais sintéticos. Desta forma o objetivo desta revisão foi fazer a associação do consumo dos produtos alimentícios ultraprocessados como risco para aquisição da diabetes tipo 2 em adultos, crianças e gestantes. Entretanto, mas estudos em diferentes amostras populacionais são necessários para comprovar essas associações. Portanto, é altamente importante rever o consumo dietéticas dos produtos alimentícios ultraprocessados e suas manifestações na saúde da população.</p>2024-11-12T14:01:42+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/620DESENVOLVIMENTO MOTOR E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DOS TESTES DE DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL2024-12-03T23:59:52+00:00Vinicius da Silva Freitasviniciuscarvalho34@hotmail.comJulio Kippert Motinhojuliokippertt@gmail.comOdirley Rigotiorigotii@hotmail.comFrank Cardosofkccardosoo@gmail.comJosé Roberto Gonçalves de Abreuabreufisiio@gmail.com<p>Este estudo tem por objetivo analisa essa importância em alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública utilizando os testes CAMSA, KTK e TGMD-2. A metodologia adotada uma pesquisa-ação descritiva e exploratória. Assim obteve resultavos quanto ao desenvolvimento motor é crucial desde a infância e especialmente relevante no Ensino de Educação Física para crianças de 7 a 10 anos. . As crianças, em sua maioria, demonstraram desempenho abaixo da média no KTK, indicando um nível motor inferior. O TGMD-2 também revelou a maioria das crianças com desempenho muito pobre, refletindo resultados semelhantes no CAMSA e KTK. Além disso, o grupo controle mostrou um declínio no final do estudo. Isso ressalta a importância de programas de atividade física para melhorar o desenvolvimento motor. Em resumo, os resultados evidenciam consistentemente um desempenho motor abaixo da média nas crianças avaliadas, destacando a necessidade de intervenções para promover um desenvolvimento motor saudável.</p>2024-12-03T23:59:51+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/578IMPACTO DO ESTRESSE E TEMPO DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE NO SUCESSO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO2024-11-12T23:56:40+00:00Michelle Alves Vasconcelos Pontemicc2005@hotmail.comThiago Ferreira de Sousatfsousa_thiago@yahoo.com.brMaria Isabel Martins Mourão-Carvalhalmimc@utad.ptSandra Celina Fernandes Fonsecasfonseca@utad.pt<p>O objetivo do estudo foi comparar o sucesso acadêmico dos estudantes do ensino superior brasileiro de acordo com o nível de estresse e do tempo de permanência na universidade. Realizou-se um estudo transversal com 324 universitários da região noroeste do estado do Ceará, Brasil. As informações foram mensuradas via questionário ISAQ-A. O Índice de Rendimento Acadêmico dos estudantes, variável dependente, foi comparado com o tempo de exposição à universidade e o nível de estresse, variáveis independentes. Os resultados evidenciaram diferenças significativas relativamente ao rendimento acadêmico quando comparámos alunos com diferentes níveis de estresse e de tempo de permanência na universidade. Os estudantes com índices mais baixos de estresse e mais tempo na instituição apresentaram rendimentos acadêmicos significativamente superiores. É necessário procurar alternativas para que o estresse não interfira negativamente no rendimento acadêmico dos estudantes.</p>2024-11-12T23:56:39+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/592MACHINE LEARNING SUGGESTS THAT NOT ONLY AGE AFFECTS CARDIOVASCULAR PARAMETERS, IMMUNOLOGICAL BIOMARKERS, AND THEIR CORRELATION, BUT THE LEVEL OF PHYSICAL CONDITIONING CHANGES THIS BEHAVIOR IN THE ELDERLY2024-11-12T23:41:04+00:00Phabloo José Venâncio de Camargosmarcioaverli@gmail.comAllisson Benatti Justinomarcioaverli@gmail.comLuis Carlos Oliveira Gonçalvesluisogoncalves@yahoo.com.brMárcio Vinícius de Abreu Verlimarcioaverli@gmail.comRoberto Lohn Nahonrobertonahon@gmail.comMiguel Junior Sordi Bortolinimarcioaverli@gmail.comFoued Salmen Espindolamarcioaverli@gmail.comAníbal Monteiro de Magalhães Netoprofessoranibal@yahoo.com.br<p>To compare elderly (athletes and the physically active, n=14). A negative correlation was found between SF and cardiovascular parameters, BL, and STP in both groups, but this was almost double among PAE. For HR and SBP, there was a faster recovery in EA. The EA increase was correlated with SBP, while for PAE it was correlated with HR. BL showed an increase in TE, reaching 481% in EA and 639% in PAE. SNO showed a similar increase for the groups at the TE, but at T5, while EA already showed a reduction, PAE saw a 94% increase, with a slower decay for this group at T15. The SF presented the negative ∆% was almost double in PAE, with a quick recovery already at T5 for EA and levels still negative at all times for PAE. For SIgA-s, there was an increase of 37% in EA and only 7% at the TE in PAE; 41% in EA and 15% in PAE for T5; and 26% in EA and 14% in PAE at T15. SA showed a higher peak in EA (TE) and less acute in PAE (T5) but there was a decrease among both at T15. STP increased by 126% in EA and 438% in PAE, already showing a return at T5 for EA, but increasing by 213% in PAE. Negative levels were reached at T15 for EA but levels remained high in PAE. Levels of physical conditioning affect cardiovascular parameters, salivary biomarkers, and their correlation within the over-60s.</p>2024-11-12T23:41:04+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/593OS BENEFÍCIOS DA INSERÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA2024-11-12T14:38:08+00:00Gabriel Marcos Sur Francogabrieel.franco97@gmail.comTaináh Mayara Schmitttainah.schmitt@gmail.comLeonardo Santos Macedoleonardosantos.bg@gmail.comMárcio Verlimarcioaverli@gmail.comAníbal Monteiro de Magalhães Netoprofessoranibal@yahoo.com.brLuis Carlos Oliveira Gonçalvesluisogoncalves@yahoo.com.br<p>Existe uma necessidade crescente de se investigar a proposta de utilização dos jogos eletrônicos dentro das escolas, buscando observar os impactos e a influência do uso de jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física, visando observar se essa ferramenta é positiva ou negativa no processo de aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o presente estudo buscou fazer uma análise bibliográfica relacionada ao uso de jogos eletrônicos como meio interativo para os alunos, abordando a Educação Física Escolar e suas possibilidades de envolver a interdisciplinaridade, configurando-se como instrumento para conhecer, pensar, desenvolver ideias e divertir. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. A literatura sugere que existe benefício do uso de meios tecnológicos como ferramenta de aprendizagem nas aulas de Educação Física, sendo os jogos eletrônicos um recurso didático eficiente, podendo gerar ensino-aprendizagem de qualidade nas aulas de Educação Física, além de apresentar a possibilidade de ser ampliado a projetos interdisciplinares, abordando uma ampla gama de atuação e eficácia nas unidades escolares, contribuindo dessa forma em fatores primordiais como índices de frequência, abandono escolar e índices de aprovação.</p>2024-11-12T14:37:39+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/600RESOLUTIVIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-192024-12-04T00:06:11+00:00Marcio Costa de Souzamcsouza@uneb.brVitória Karoline Gonçalves Silvavitoriakarolinegsilva@gmail.comJoice Oliveira Machadojoi.oliveiramachado@gmail.comMayana Carneiro da Silvamaycarneiro.10@gmail.comGiovanna Barreto Martinezgiovannabmartinez@gmail.comBrenna Araújo Felixbaraujofelix@gmail.comLuciane Cristina Feltrin de Oliveiralcfoliveira@uefs.brJuliana Alves Leite Lealjulianaleal@uefs.br<p><strong>Objetivo</strong>: analisar as percepções de gestores acerca da resolutividade da Atenção Primária à Saúde durante a pandemia de COVID-19 em uma Macrorregião de saúde do estado da Bahia, bem como as estratégias e tecnologias utilizadas para garantir a resolutividade do cuidado. <strong>Metodologia: </strong>Apresenta uma abordagem qualitativa e exploratória. O campo de estudo foi a macrorregião de Saúde Centro-Leste e foram incluídos municípios que estivessem com 100% de cobertura da Estratégia Saúde da Família e apresentassem os maiores índices de casos notificados para a Covid-19. O número de participantes foi definido por saturação das respostas totalizando 11 pessoas. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada. Os participantes foram secretários municipais de saúde, diretores e coordenadores da Atenção Primária. A interpretação dos dados foi direcionada a partir da Análise de Conteúdo. <strong>Resultados: </strong>A pandemia de COVID-19 exigiu transformações no que tange o funcionamento da Atenção Primária à Saúde e se refletiu fortemente no exercício e na continuidade do cuidado. A adoção de novas estratégias, tecnologias e ferramentas diante dos desdobramentos e necessidades decorrentes da emergência sanitária foram desafios que atravessaram a rotina da equipe de saúde. A atuação pautada na interprofissionalidade, na qualificação profissional e na informação embasada cientificamente foram pilares que contribuíram para o enfrentamento desse processo, e teve o Agente Comunitário como dispositivo. <strong>Conclusão:</strong> A pandemia desencadeou mudanças abruptas na Atenção Primária, o Agente Comunitário aparece como dispositivo para a efetivação das práticas, mesmo com as barreiras existentes, e a qualificação profissional permanente foi salutar para o enfrentamento da pandemia</p>2024-11-14T23:29:53+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/468PREVALÊNCIA DE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO EM UMA CIDADE NO INTERIOR DE MINAS GERAIS2024-12-13T13:29:08+00:00Thainá Richelli Oliveira Resendethaina.richelli@gmail.comHewerton Côrtes de Castrohwertoncortez_25@hotmail.comPaula Trindade Ferreirapaulatrf1992@gmail.comSumaya Giarola Cecíliosumayacecilio@gmail.comLarissa Mirelle de Oliveira Pereiramirelleplarissa@gmail.comAna Karla Silvaanakarla0189@gmail.comBianca Cristina Silva de Assisbianca.ufsj@hotmail.comSamyra Giarola Cecíliosamyracecilio@gmail.com<p><strong>Objetivo</strong>: Identificar a prevalência do aleitamento materno exclusivo e os aspectos sociodemográficos de mães residentes na cidade de São João del-Rei, Minas Gerais. <strong>Métodos</strong>: Estudo descritivo e transversal, realizado com 231 mulheres que foram mães nos anos de 2018, 2019 e 2020. Coleta de dados via questionário sobre as contendo as variáveis sociodemográficas e informações sobre a amamentação. <strong>Resultados</strong>: A prevalência de aleitamento materno exclusivo foi de 73,6% (n=170). Mães brancas, que trabalham fora de casa com carteira assinada, que recebem mais de um salário mínimo, que não incluíram a mamadeira na alimentação dos bebês e não receberam orientações dos profissionais durante o pré-natal têm maior prevalência na amamentação exclusiva. <strong>Consideração final: </strong>A prevalência do aleitamento materno exclusivo em São João del-Rei foi superior às estimativas nacionais, porém, as associações significativas encontradas são preocupantes, sobretudo, aquelas relacionadas à cor, renda e carência de orientações no pré-natal.</p>2024-12-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/713PREVALÊNCIA DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS E ESTRESSE NA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CENTRO CIRÚRGICO2024-12-13T00:54:10+00:00Ana Paula de Lima Martinsanapaula262bg@gmail.comLeticia Pinho Gomesleticiapgmt@gmail.comSuiani Priscila Roewerroewer.suiani@gmail.comMarcos Vítor Naves Carrijomarcosvenf@gmail.com<p>Objetivou-se identificar os fatores associados ao sofrimento psíquico e estresse da equipe de enfermagem do centro cirúrgico de um hospital público municipal do interior de Mato Grosso. Esta pesquisa trata-se de um estudo transversal, analítico com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de três questionários, sendo estes: instrumento de autopreenchimento, com as características socioeconômicas, de saúde e profissionais, o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de <em>Lipp</em> e o <em>Self Report Questionnaire. </em>A amostra foi composta por profissionais da equipe de enfermagem (enfermeiros (as) e técnicos (as) de enfermagem) atuantes no centro cirúrgico. Participaram da pesquisa, 11 profissionais de enfermagem assistenciais atuantes no centro cirúrgico da referida instituição. Em relação ao perfil sociodemográfico e profissional, verificou-se que a amostra foi constituída por 100% (11) profissionais do gênero feminino, sendo que 90,9% (10) eram técnicos de enfermagem. Dos 11 profissionais entrevistados, três deles (27,3%) não apresentaram estresse, ao passo que 8 (72,7%), mostraram-se estressados. Neste último grupo, 4 (50%) estavam na fase de resistência, 1 (12,5%) se encontrava na fase de alerta e 3 (37,5%) quase exaustão. Os achados provenientes deste estudo mostram a necessidade de acompanhamento das condições de trabalho e saúde dos profissionais de enfermagem, bem como do desenvolvimento de estratégias que possam minimizar os danos à saúde, advindos de suas atividades laborais.</p>2024-10-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/688COMPORTAMENTO SUICIDA E SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA ENTRE PACIENTES HEMODIALÍTICOS2024-12-13T01:24:51+00:00Camila Moreira Fariacamila.moreira@gmail.comKássia Tayná Limoeiro Soares Roeslerkassiaroesler@gmail.comEdilma Coelho Alves Gonçalvesedilma123coelho@gmail.comDarlene Muniz Jalesdamunizjales@hotmail.comLeticia Pinho Gomesleticiapgmt@gmail.comMarcos Vítor Naves Carrijomarcosvenf@gmail.com<p>O estudo aborda a prevalência de sintomatologia depressiva e risco de suicídio entre pacientes com doença renal crônica submetidos à hemodiálise. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. Com base em uma amostra de 53 pacientes em Mato Grosso, a pesquisa revela que 75,5% apresentaram sintomas depressivos, enquanto 22,7% estavam em risco de suicídio. Os fatores associados à depressão incluem gênero feminino, ausência de emprego, falta de religião e menos de 36 meses em tratamento. Além disso, a ausência de emprego foi correlacionada ao maior risco de suicídio. Conclui-se que o estudo enfatiza a necessidade de intervenções multidisciplinares para abordar tanto os aspectos físicos quanto os desafios emocionais enfrentados por esses pacientes, destacando a importância de suporte psicológico e social adequado para reduzir os riscos de depressão e suicídio.</p>2024-11-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/577Evolução do conhecimento materno sobre o Transtorno do Espectro Autista em diferentes fases do diagnóstico 2024-12-14T01:08:01+00:00Miguel Ferreira Júniormiguelferreira.psicologo@gmail.comDanilo de Freitas Araújodanilodefreitas_1@hotmail.comRenata Figueiredo Anomalrenata.anomal@ufrn.brItalo Clayton Matias de Meloitaloclayton31@gmail.comThaiza Teixeira Xavier Nobrethaiza.nobre@ufrn.br<p>Este estudo visa analisar a percepção das mães de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre seu conhecimento do transtorno em diferentes fases, abrangendo os estágios pré-diagnóstico, durante a avaliação diagnóstica e pós-diagnóstico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com quinze mães de pessoas com TEA, que dependem exclusivamente de serviços de saúde pública para diagnóstico e tratamento em Natal/RN, sob aprovação do comitê de ética do Hospital Universitário Onofre Lopes (número 6.466.061). Observou-se que, antes do diagnóstico, as mães não tinham clareza sobre o que seria o TEA. Já durante a avaliação, houve busca por informações e a presença de sentimentos de tristeza, ansiedade e luto. Após o diagnóstico, notaram-se mudanças significativas nas concepções sobre o transtorno e a parentalidade. Conclui-se que o contato direto com o TEA contribuiu para uma melhor compreensão e conhecimento do diagnóstico.</p>2024-12-14T01:08:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/660EVALUATION OF GLUCOSE TOLERANCE IN OBESE RATS TREATED WITH Citrus bergamia FRUIT EXTRACT2024-12-16T14:54:23+00:00Gustavo Volpatogustavo.volpato@ufmt.brDébora Damascenodebora.damasceno@unesp.brMaria Eduarda Gomesdudagomes00@hotmail.comIsabela Silvaisabela.r.silva@unesp.brCamila Camachocamila.camacho@unesp.brMaysa Souzamaysa.souza@unesp.brFranciane Gallegofranciane.gallego@unesp.brVinicius Barcovinibarco@hotmail.comTaynara Vieirataynara.vieira@unesp.brNúbia Grandininubia.grandini@unesp.br<p>The objective was to evaluate the role of <em>C. bergamia</em> aqueous fruit extract (BFE) in the glucose tolerance of obese rats. Male Wistar rats with obesity induced by a high-fat and high-sugar diet (HSF) were used for 30 post-weaning weeks. In week 20, the BFE treatment was started, lasting ten weeks. At the end of the treatment, the animals were subjected to an Oral Glucose Tolerance Test (OGTT) to determine the Area Under the Curve (AUC), were anesthetized, and killed for blood collection. At time points 0 (fasting) and 120 minutes, and the AUC, the glycemia was higher in the obese groups (HSF and HSF+BFE) than C and C+BFE groups. However, the AUC was reduced in the HSF+BFE group than HSF group, confirming a lower circulating glucose level. Therefore, BFE treatment effectively improved the glucose tolerance of the obese rats.</p>2024-12-16T14:54:22+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/661SLEEP, EATING BEHAVIORS AND LEVEL OF PHYSICAL ACTIVITY IN CHILDREN DURING THE COVID-19 PANDEMIC2024-12-18T13:42:04+00:00Fernanda Nascimento Hermesfnhermes10@gmail.comLahis Cristina Morais de Mouralahismouranutri@gmail.comCynthia Francisca Xavier Costa De Assis Silvacynthiafxsilva@hotmail.comJoão Paulo Lima de Oliveirajoaopaulolimanut@gmail.comLilian Gonçalves Teixeiralilian.teixeira@ufla.brCamila Maria de Melocamila.melo@ufla.br<p>The aim of this study was to evaluate the impact of the COVID-19 pandemic on eating behaviors, sleep and sedentary behaviors in 2 to 5-year-old children and their guardians. This is a cross-sectional study. Two questionnaires were administered to parents regarding parents and children. Sociodemographic characteristics, lifestyle habits, changes in dietary intake and eating behaviors during social distancing were collected. 174 guardians answer the questionnaire. No changes in sleep hours were observed, 50% of the guardians reported worsening sleep quality, and 36.2% of the children presented delays in falling asleep during this period. Snacking and an increase in screen time were associated with an increased consumption of sweets (Stuffed biscuits, chocolates and/or goodies) (p<0.01) and an increase in <em>fast-food</em> consumption (p<0.01). This research indicates that social distancing imposed by the COVID-19 pandemic had worsening eating habits and increased sedentary and screen time in children. </p>2024-12-18T13:42:03+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/601AUTOPERCEPÇÃO SOBRE ESTIGMA DE PACIENTES EM TRATAMENTOS DE HANSENÍASE2024-12-18T14:36:15+00:00cristina Santos Pereirachristinaspereira@gmail.comDaniele Fernanda Felipedaniele.felipe@unicesumar.edu.br<p>No Brasil, a hanseníase ainda é um problema de saúde pública. O presente estudo teve como objetivo avaliar a autopercepção sobre estigma de pacientes em tratamento de hanseníase no município de Tangará da Serra-Mato Grosso. A pesquisa foi um estudo quantitativo, transversal, realizada com 70 pacientes em tratamento de hanseníase ou pós alta, acompanhados no Ambulatório de Atenção Especializada Regionalizada em Hanseníase. Para coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e com questões sobre medo, e a escala de estigma <em>EMIC-AP.</em> Os resultados mostram que 51,4% era masculino, com a maior número de casos acima de 41 anos, 28,6% expressou medo de sequelas/deformidades decorrentes da hanseníase, e a Escala EMIC-AP, indicou que 50% dos participantes preferem que outras pessoas não saibam de seu diagnóstico. Sugere-se que o estigma percebido é influenciado por fatores sociodemográficos e econômicos, sendo que as mulheres e aqueles com dificuldades financeiras enfrentam um estigma maior.</p>2024-12-18T14:36:14+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/614VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER2024-12-18T14:54:56+00:00Nathalia Luiz Guimarãesnathalialuizguimaraes@hotmail.comMurilo Santos de Carvalhodecarvalhomurilo@hotmail.comPatricia Martinspamartins@unisinos.br<p><strong>Objetivo</strong>: compreender as perspectivas dos acadêmicos de fisioterapia sobre os conhecimentos adquiridos durante a graduação para o acolhimento de mulheres que sofreram violência <strong>Metodologia</strong>: estudo exploratório do tipo de casos. Os dados foram coletados por Entrevista Semiestruturada com estudantes de fisioterapia, matriculadas no último estágio da graduação de uma universidade privada. A análise de dados se deu a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin. <strong>Resultados</strong>: Participaram do estudo nove estudantes. Observou-se a falta de conhecimento sobre a violência e um interesse em falar sobre o assunto, porém sem a existência de momentos reservados para tais discussões. As acadêmicas demonstram entenderem o seu papel nestes casos, porém não sabem fazer o encaminhamento correto. <strong>Considerações finais</strong>: o tema deveria ser mais bem trabalhado durante a graduação de fisioterapia, uma vez que estes profissionais estão suscetíveis a se depararem com estes casos no cotidiano de sua profissão.</p>2024-12-18T14:54:55+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/560Lesões Renais Agudas provocadas pelo Sars-CoV-2 na população geral: revisão integrativa 2024-12-18T15:00:42+00:00Thais Martinsthahta.martins@gmail.comLeonardo Vieira Nascimentoleonardo.nascimento@sou.unifal-mg.edu.brAnna Beatriz Lima de Andradeanna.andrade@sou.unifal-mg.edu.brFábio de Souza Terrafabio.terra@unifal-mg.edu.br<p>Objetivo: analisar as evidências científicas sobre as lesões renais agudas provocadas pelo SARS-CoV-2 na população geral. Métodos: revisão integrativa que utilizou referencial metodológico e a estratégia PICo. Foram incluídos artigos primários, publicados de 2020 a 2023, nos idiomas português, inglês e espanhol. A busca de artigos científicos foi realizada de forma independente e pareada por dois pesquisadores, com descritores controlados e termos alternativos, nas seguintes bases e bancos de dados: LILACS, SCIELO, PUBMED e SCOPUS. Na extração dos dados, utilizou-se um instrumento adaptado. Resultados: foram incluídos no estudo doze trabalhos, predominando os publicados no ano de 2021, todos divulgados no idioma inglês e de nível de evidência quatro. Elencou-se três categorias após análise da amostra selecionada. Conclusão: notou-se a importância do aprofundamento das pesquisas sobre o referido tema de modo que se diminua as lacunas de conhecimento acerca deste.</p>2024-12-18T15:00:42+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/505EFEITOS AGUDOS DO LAZER ATIVO E SEDENTÁRIO NA FUNÇÃO EXECUTIVA DE ADOLESCENTES2024-12-19T01:01:51+00:00Josué Tadeu Lima de Barros Diasthadeu_dias_@hotmail.comJosé Fernando Vila Nova de Moraesjosefernando.moraes@univasf.edu.br<p>O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito agudo do lazer ativo e passivo nas funções executivas de adolescentes. Para tanto, participaram do estudo 32 escolares (15 meninos e 17 meninas) com idades entre 16 e 19 anos. Os voluntários realizaram uma sessão de exercícios (lazer ativo), uma sessão de lazer passivo (assistir um curta metragem) e uma sessão controle (sentados em repouso), em ordem aleatorizada, e em seguida realizaram dois testes cognitivos, sendo: Teste de Stroop e Teste de Trilhas. Os dados foram analisados por meio do Teste-T de Student (comparação entre sexo) e ANOVA de Friedman (comparação entre sessões). Os resultados indicaram um maior tempo para completar o Teste de Trilhas após a sessão de exercícios (lazer ativo) quando comparado à sessão controle. Conclui-se que uma sessão de exercícios não promoveu efeitos benéficos nas funções executivas de adolescentes.</p>2024-12-19T01:01:50+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/619A CONSTRUÇÃO DO MOVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ITAPEMIRIM-ES2024-12-03T23:24:04+00:00Vinicius da Silva Freitasviniciuscarvalho34@hotmail.comJosé Roberto Gonçalves de Abreuabreufisiio@gmail.comMaurício Aires Vieiramauriciovieiraa@unipampa.edu.brAdelcio Machado dos Santosadelciomachadoo@gmail.com<p>Quanto mais rico e desafiador, do ponto de vista dos movimentos, for o ambiente escolar, obviamente que mais poderá ser oferecido aos alunos para que ampliem seus conhecimentos sobre si mesmos, os outros e o meio em que vivem. Este trabalho vem dissertar sobre a importância da educação Física na Educação Infantil como elemento propulsor da construção do movimento da criança. Uma linha extensa de autores renomados vem defendendo há tempos que programas de intervenção motora mais a participação nas atividades propostas pelo professor de educação física têm trazido resultados positivos para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de nossas crianças, numa demonstração de que a intervenção estruturada provoca realmente alterações no desenvolvimento motor e na construção dos movimentos de nossas crianças. Os resultados evidenciam que o movimento infantil é construido através dos estimulos, e quanto maior a quantidade de estimulos na qual essa criança for levada a participar, a mesma conseguirá ampliar cada vez mais seu repertório psicomotor.</p>2024-12-03T23:24:01+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/613EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: HERANÇA DO PASSADO COLONIAL E REFLEXÕES ATUAIS2024-11-22T23:52:10+00:00Fábio José Brito dos Santosfabyosantos819@gmail.comJunior Peres de Araujojuniorperujo@gmail.com<p>Neste estudo, discorreremos acerca das concepções coloniais impregnados no processo educacional das comunidades amazônidas, desenvolvido a partir da ótica eurocêntrica, configurando-se em um processo de dominação territorial e restauração de valores, pensamentos, e saberes, em detrimento das dinâmicas sócio-culturais de indígenas, quilombolas e ribeirinhos da região. O objetivo deste trabalho é discutir a influência do processo de colonização no contexto da educação na Amazônia. A metodologia dispões de revisão sistemática, incluindo a larga vivência dos autores no contexto educacional de escolas indígenas e quilombolas da Amazônia brasileira, especificamente nos estados do Amazonas e do Pará. Concluiu-se que os processos de colonização não cessaram após XIX, visto que, a educação caminha à serviço dos interesses colonizadores, entre as fragilidades, destacam-se à persistência de um currículo, que mantém práticas de educação avessas ao contexto amazônico, privilegiando sociedades hegemônicas, sucedendo em marginalização das ensinanças ancestrais, reproduzindo desigualdades sociais e sobreposição aos saberes afro-indígenas.</p>2024-11-22T23:52:09+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/621O AUTISMO E OS DESAFIOS DA PRÁTICA INCLUSIVA NO AMBIENTE ESCOLAR 2024-12-11T13:07:44+00:00Karla Daniela de Almeida Meloalmeida.k@hotmail.comFlorisbela Souza Alves Castroflorisbela@hotmail.comWilma Matias da Silva Santoswilmamatias@hotmail.com<p>Este estudo objetiva estabelecer uma análise sobre os desafios enfrentados na prática inclusiva, destacando os marcos legais da educação inclusiva no âmbito escolar e os percalços enfrentados ao longo das décadas no processo de aprendizagem do aluno com transtorno do espectro autista (TEA). Utilizou-se da metodologia da abordagem da pesquisa bibliográfica, teórica e sistemática e método dedutivo considerando as contribuições de autores como: Alonso (2013); Camargo e Bosa (2014); Pacheco (2007); Stainback e Stainback (1999); Conte e Habowski (2021); Costa et al (2021); Schmidt et al (2016); Weizenmann et al (2020), dentre outros, que fizeram as ponderações necessárias sobre os vários fatores da inclusão que podem contribuir no diagnóstico precoce para elaboração de estratégias de desenvolvimento dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Conclui-se que a análise estabelecida abriu um intenso debate sobre um tema atual e necessário que é a inclusão e que a problemática de se fazer cumprir as Diretrizes de atenção e reabilitação do TEA, o que exige cada vez mais uma parceria entre escola, responsáveis e profissionais da área para a busca de estratégias viáveis dentro do ambiente escolar.</p>2024-11-23T00:02:06+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/583ACADEMIA COLONIALISTA:2024-12-14T00:01:00+00:00Lavínia de Sousa Almeida Mendeslavmendes23@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Através deste artigo temos o intuito de responder a situação-problema: Como a academia é experimentada e sentida por nós, mulheres negras? Para isso, faremos um exercício autoetnográfico e análise de relatos de acadêmicas negras sobre suas impressões e experiências no espaço universitário e de produção de conhecimento. Apesar das Cotas Raciais inegavelmente alterar a paleta de cores das cátedras, o desconforto da branquitude racista é contínuo, naturalizado e, de forma perspicaz, reinventa os silêncios possíveis, a fim de manter as estruturas científicas em regra excludentes, e não é diferente na ciência geográfica. Contraditoriamente, o acesso à escolarização e às pós-graduações amplia possibilidades de vivência, autoconsciência, re-existência e Bem Viver.</span></p>2024-12-14T00:01:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/569CAPITAL HUMANO A SERVIÇO DE EMPRESAS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS NA PERSPECTIVA DE CRISTIAN LAVAL2024-12-16T14:37:57+00:00Sônia Maria Zanezi Peressoniazanezi@hotmail.comLucia Helena Rincón Afonsoluciarincon@gmail.comGleison Peralta Peresgleisonpp@hotmail.com<p>A valorização da escola e da universidade é de fundamental importância nos dias atuais. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo compreender como o capital humano veio historicamente se modificando devido às relações sociais, políticas, econômicas e culturais, principalmente com o capitalismo. Para tanto, nos valemos das contribuições de Christian Laval e de autores(as) que abordam essa perspectiva. As transformações recorrentes na educação, principalmente nos sistemas de ensino a serviço do capital, nos levam a refletir sobre como o conhecimento pode ser mercantilizado e como novos desenhos institucionais se consolidam e se modificam para atender a interesses em favor dos lucros.</p>2024-12-16T14:37:55+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/693EXPLORANDO O MUNDO DOS INSETOS: CONFECÇÃO DE CAIXAS ENTOMOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS 2024-12-17T14:03:02+00:00Larissa Rolim Borges-Paluchlarissapaluch@gmail.comRaíssa Castro Nunesraicastronunes@hotmail.comTatiane Santanatatianesantana@aluno.ufrb.edu.brBreno de Jesus Britobrenojbrito2@hotmail.comMárlon Paluchmpaluch@ufrb.edu.br<p>A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a relevância da aprendizagem ativa para despertar o interesse dos estudantes pela natureza e fomentar a compreensão da biodiversidade. Os insetos são organismos excelentes para ensinar diversos conceitos, como cadeia alimentar, adaptação e interações ecológicas, de forma dinâmica e abrangente. Além disso, apresentam uma rica diversidade de cores e formas e fazem parte do cotidiano das crianças. Com base nessas premissas, o presente estudo teve como objetivo a produção de caixas entomológicas como recurso didático para exposição museal e ações extensionistas em escolas púbicas de municípios do Recôncavo Baiano. Espera-se que esse material facilite a abordagem dos conteúdos de Ciências e contribua para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente.</p>2024-12-17T14:03:02+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/692EDUCAÇÃO PARA TODOS2024-12-17T14:32:01+00:00Isabela Borges Paluchisabelapaluch@gmail.comLarissa Rolim Borges-Paluchlarissapaluch@gmail.com<p>O estudo teve como objetivo analisar a situação da educação especial e inclusiva no Brasil, com foco nas matrículas de alunos com necessidades educacionais específicas em escolas regulares, a acessibilidade das escolas e a formação docente. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental de natureza qualitativa, na qual foram analisados dados do Censo Escolar de 2023 e informações de sites de institutos e pesquisas relevantes sobre educação. Os resultados indicam um aumento significativo nas matrículas de alunos com necessidades educacionais específicas em classes regulares, embora persistam desafios como a falta de acessibilidade, redução da alta taxa de evasão e reprovação e a necessidade de formação continuada para docentes. Conclui-se que a educação inclusiva avançou no país, mas ainda enfrenta obstáculos que precisam ser superados, como a melhoria das políticas públicas educacionais, para garantir o direito à educação de qualidade para todos os alunos.</p>2024-12-17T14:32:01+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/630ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE EMI E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA2024-12-19T00:43:52+00:00João Marcos Monteiro Bello da Silvamarcos.bello@aluno.ifsp.edu.brEliana Kobayashilikobayashi@ifsp.edu.br<p>Instituições de ensino têm aumentado os esforços de internacionalização para atender às exigências do mercado global, aprimorar o desenvolvimento de pesquisas e aumentar o reconhecimento da instituição. Uma das ações em ascensão consiste no <em>English Medium Instruction</em> (EMI) que envolve o ensino de disciplinas ministradas em inglês em locais onde a língua oficial não é a inglesa. Um dos obstáculos para a sua implementação é o nível de proficiência dos atores, o que aponta para a necessidade de investigações sobre EMI e ensino da língua aos alunos e professores. Esta análise bibliométrica investigou a relação entre o EMI, a internacionalização e o ensino de inglês no contexto acadêmico. Os resultados demonstram crescimento de pesquisas a partir de 2016, concentração de publicações na Ásia e Europa, predominantemente na China e na Espanha e pesquisas colaborativas centralizada entre países desses mesmos continentes. O Brasil não foi identificado nos resultados da análise bibliométrica.</p>2024-12-19T00:43:52+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/418A A SÍNDROME DE BURNOUT COMO RESULTADO DOS ELEVADOS NÍVEIS DE ESTRESSE GERADOS PELAS COBRANÇAS DEMASIADAS DE PRODUTIVIDADE DO COLABORADOR2024-12-19T11:51:08+00:00Jhordana Costa Araújojhordana_araujo@hotmail.com<p>O sujeito passa grande parte do seu dia no ou a caminho do trabalho, representando este, para além de sua fonte de renda e subsistência, um local de satisfação pessoal, interação interpessoal e realização de conquistas. Desta forma, evidencia-se a importância da relação do sujeito com o trabalho, no entanto, este também pode vir a se tornar um ambiente responsável pelo adoecimento, com grande incidência atualmente, em decorrência às mudanças ocorridas no mercado de trabalho, com a evolução tecnológica, aumento da concorrência e o desemprego. Com isso, para garantir e manter um emprego exige-se maior disponibilidade e dedicação, com a eminência de níveis elevados de estresse diante da cobrança demasiada por produtividade.</p>2024-12-19T11:51:08+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/449Um UM CASO SOBRE TRANSIÇÃO PARA O SUJEITO2024-12-19T12:17:52+00:00Joaquim Américo de Oliveira Daruijoaquimdarui@gmail.comJhordana Costa Araújojhordana_araujo@hotmail.comAna Paula da Costa Fernandesapfernandesbg@gmail.com<p>Essa exposição de caso tem por objetivo compreender o papel da psicanálise na (re)construção da autoimagem de um analisando, em período pós-transição de gênero, dentro de um setting terapêutico. Para isso, foi utilizado o SPA (serviço de Psicologia Aplicada), do Centro Universitário do Vale do Araguaia – UNIVAR. Avaliou-se que a Análise possibilitou ao analisando dialogar com sua autoimagem através do autoconhecimento, propiciado pela Escuta que levou à percepção do Sujeito do Inconsciente.</p>2024-12-19T12:16:22+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/686A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE VIGILÂNCIA COM TECNOLOGIA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO AUXÍLIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA PREVENÇÃO DE CRIMES2024-11-23T01:25:59+00:00Amanda Figueiredo de Andradeamandafdeandrade@gmail.comElaine Zambon Carioca Damasceno psi.elaine.zambon@gmail.comJorge Eduardo de Lima Siqueirajorge.siqueira@ivc.brAntoniel Martins Silva Alves Rochaantonielrocha18@gmail.comJoão Pedro Paiva Carrafajoaopedrocarrafa@gmail.comLuan Botazini dos Santosluanbotazini@gmail.comRobson Francisco de Jesusrobsonfranciscodejesus@hotmail.com<p>A segurança pública é uma das preocupações primordiais das autoridades municipais e dos cidadãos em áreas urbanas. O aumento da criminalidade, os desafios logísticos enfrentados pelas forças policiais e a necessidade de alocação eficiente de recursos tornam essencial explorar soluções inovadoras para prevenir e combater crimes. Dessa forma, este artigo tem como propósito investigar como a implementação de sistemas de vigilância com tecnologia de Inteligência Artificial (IA) pode contribuir para a eficácia das estratégias de prevenção de crimes pela administração pública. Presume-se que a implementação de sistemas de vigilância com tecnologia de Inteligência Artificial poderia promover uma maior sensação de segurança entre os cidadãos, contribuindo para a prevenção de crimes através do efeito dissuasório. A presença ostensiva desses sistemas, combinada com a percepção de que as autoridades estão utilizando tecnologias avançadas para monitorar e responder a atividades criminosas, poderia desencorajar potenciais infratores, reduzindo assim a incidência de delitos em áreas urbanas. No entanto, a eficiência dessa percepção depende da confiança pública na transparência e na proteção de dados, especialmente no que diz respeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e aos conceitos de intimidade e privacidade. A pesquisa será conduzida por meio de revisão bibliográfica, analisando uma ampla gama de fontes acadêmicas, incluindo artigos científicos, livros e relatórios governamentais. Espera-se, portanto, que os resultados deste estudo forneçam percepções valiosas para a implementação e aprimoramento de sistemas de vigilância com IA na prevenção de crimes em áreas urbanas e rurais, considerando aspectos práticos, éticos e regulatórios.</p>2024-11-23T01:25:58+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/496DESAFIOS E CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO NO CAMPO2024-12-10T14:23:23+00:00Almerinda Leite Fonseca robson4651@hotmail.com Renato Abreu Limarobson4651@hotmail.comMilton César Costa Camposmcesarsolos@gmail.comRobson Vinício dos Santosrobson4651@hotmail.com<p>O artigo aborda a importância da Educação do Campo como ferramenta de emancipação para a população rural brasileira. As escolas de Monte Negro, Rondônia, enfrentam desafios na implementação de propostas educacionais alinhadas à diversidade cultural das comunidades. Assim, a pesquisa visa analisar a infraestrutura, qualificação de professores e procedimentos pedagógicos de 2002 a 2022, lançando luz sobre a realidade educacional para contribuir com melhorias estruturais e pedagógicas. Enfocando infraestrutura, formação de professores e práticas pedagógicas, a pesquisa adota abordagem exploratória, integrando revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Os resultados apontam para melhorias nas estruturas físicas, qualificação profissional e uso de tecnologias, refletindo uma conquista coletiva. A participação ativa de professores, pais e equipe técnica proporciona uma visão abrangente das condições educacionais, destacando a importância contínua do aprimoramento na Educação do Campo.</p>2024-12-10T13:49:13+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/526O TRABALHO DECENTE VIOLADO PELA REGULAMENTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO TRABALHISTA NO BRASIL2024-12-11T13:20:52+00:00Antônio Leonardo Amorimamorimdireito.sete@hotmail.comAldo Almeida Nunes Filho aldofilhoo@outlook.comFrancisco Quintanilha Veras Netoquintaveras@gmail.com<p>O trabalho decente instituído pela Organização Internacional do Trabalho foi inserido no Brasil pelo memorando de entendimento, que culminou no Plano Nacional do Trabalho Decente em 2006. A terceirização trabalhista no Brasil, traz a precarização do trabalho, fazendo com que o trabalho que até então era excepcional possa se tornar regra e, com menos direitos, menos garantias, causa impactos negativos e violadores de direitos humanos dos trabalhadores. Com isso, ao passo que o Brasil reafirma seu compromisso internacional com a Organização Internacional do Trabalho em fomentar a existência em todo território nacional do trabalho decente. Nesse sentido, a presente pesquisa analisa o trabalho decente violado pela terceirização trabalhista regulamentada pelo Brasil no ano de 2017, bem como descreve os impactos dessa nova relação de trabalho.</p>2024-12-11T13:20:51+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/329ANÁLISE DOS CRIMES DE TRÂNSITO PRATICADOS POR CONDUTORES DIRIGINDO SOB EFEITO DE ÁLCOOL NAS RODOVIAS FEDERAIS DE BARRA DO GARÇAS - MT NO PERÍODO ENTRE OS ANOS DE 2018 A 2022 2024-12-19T14:12:51+00:00Dandara Christine Alves de Amorimadvdandaraamorim@outlook.comWanderson Moura de Castro Freitaswandersonmouradecastrofreitas@gmail.comWenas Silva Santoswenasadv17@gmail.comGonçalo Ramos Pereira Dominguesgonraminho@hotmail.com<p>O presente trabalho tem como objetivo analisar os crimes de trânsito ligados à ingestão de álcool pelos condutores, nas rodovias federais da região de Barra do Garças-MT, sob circunscrição da Sétima Delegacia de Polícia Rodoviária Federal do estado de Mato Grosso, no período de 2018 a 2022, abordando aspectos como a tipificação, as penas previstas em lei e as medidas administrativas aplicáveis. Foram analisados em uma abordagem quantitativa os dados numéricos acerca das abordagens a veículos no período, de testes de alcoolemia realizados, prisões por embriaguez efetuadas, autos de infração emitidos e acidentes ocorridos, tendo como causa principal a ingestão de álcool, valendo-se também de uma perspectiva qualitativa a partir dos dados levantados. Aponta-se também sugestões de possíveis ações para prevenção da embriaguez ao volante, visando a garantir a segurança no trânsito e a proteção da sociedade.</p>2024-10-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/707PERCEPÇÃO DOS MORADORES DE ARAGARÇAS SOBRE A COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SELETIVA2024-12-06T01:28:35+00:00Diego Antonio de Cedrodeadac@gmail.comVanderlan Souza Fariajeffersoncacacacac@gmail.com<p>O presente estudo analisou a percepção dos moradores de Aragarças, Goiás, sobre a coleta de resíduos sólidos e a coleta seletiva, destacando os desafios enfrentados pelo município. O objetivo foi investigar o conhecimento da população sobre a classificação do lixo, práticas de separação e a efetividade da coleta urbana. A metodologia consistiu na aplicação de questionário online, utilizando o Google Forms, para coleta de dados sobre o tema. Os resultados mostraram que, apesar de um bom conhecimento sobre a classificação do lixo, a maior parte da população desconhece programas de reciclagem e coleta seletiva, além de apontar deficiências no serviço de coleta. A conclusão ressaltou a necessidade de campanhas educativas e melhorias na gestão de resíduos, com foco em incentivar a participação dos moradores e fortalecer a infraestrutura de coleta para tornar o sistema mais eficaz.</p>2024-12-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/527ANÁLISE DA LITERATURA SOBRE O MÉTODO BIKE FIT E SUAS IMPLICAÇÕES NA PERFORMANCE DE PRATICANTES DE CICLISMO2024-12-11T12:37:42+00:00Pedro Henrique Silvestre Nogueirapedrohenrique.livia91@gmail.comAntonio Jansen Fernandes da Silvaprofjunioredf@gmail.comRaphaell Moreira Martinsraphaell.martins@ifce.edu.brGeorge Leonardo Seabra Coelhoseabracoelho@uft.edu.br<p>Nos últimos anos, muitos ciclistas passaram a empregar novas tecnologias em suas <em>bikes</em>, como a utilização técnica denominada de <em>Bike Fit</em>. Se objetivou neste estudo analisar a produção científica sobre a temática do <em>Bike Fit</em> associada ao ciclismo por meio do emprego da Revisão Sistemática da Literatura. A investigação ocorreu nas plataformas: <em>SciELO</em>, <em>Google</em> Acadêmico, Revista do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, BDTD, Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. Constatou-se que muitos ciclistas possuem a <em>bike</em> desajustada, condição que implica tanto no desempenho como na saúde desses sujeitos. Identificou-se uma correlação entre a melhoria do condicionamento cardiovascular e a incidência de dores e lesões musculares. Como considerações finais, sustenta-se o argumento de que, pelo fato de o ciclismo não ser considerado ainda uma modalidade popular, observa-se uma lacuna a ser preenchida na literatura sobre a temática de técnicas e ajustes de bicicletas, sobretudo associada ao <em>Bike Fit</em>.</p>2024-12-11T12:37:41+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/715MASCULINIDADES E ESPORTE UNIVERSITÁRIO2024-12-13T14:59:30+00:00Vitor Kauê Santos Pereira Filhovkaue999@gmail.comEduarda Carolina Irbereduarda.irber@sou.ufmt.brÁbia Lima de Françaabia@ufba.brVitor Hugo Maranivitor.marani@ufmt.br<p>O presente estudo buscou investigar as relações entre corpo, masculinidades e esporte, a partir de incursões com atléticas esportivas de uma universidade pública do estado de Mato Grosso. Dessa forma, trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, realizado por meio de gravações de voz de entrevistas semiestruturadas com 14 homens representantes das 14 atléticas ativas da Universidade Federal de Mato Grosso, especificamente, do Campus Araguaia. Mediante a isso, os resultados desta pesquisa indicaram a reprodução de padrões cis heteronormativos de masculinidade hegemônica no ambiente esportivo universitário, embora houvesse uma tendência para uma masculinidade mais flexível e inclusiva em alguns casos. Além disso, o estudo aponta a relevância de se discutir a temática da masculinidade na universidade e apresenta o ambiente das Atléticas como espaços poderosos para abordar este tema, bem como, outras temáticas que vão além da prática esportiva, mas demarcadas pelo espectro do gênero como construção.</p>2024-12-13T14:59:29+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/477PATRIMÔNIO CULTURAL, IDENTIDADE E AS REPRESENTATIVIDADES SOCIAIS DOS MORADORES DA REGIÃO PERIFÉRICA DA CIDADE DE GOIÁS2024-12-14T00:21:46+00:00Lorrany Ribeiro de Souzapsicologalorranyribeiro@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong>: Este trabalho é pré-requisito para conclusão da disciplina de Preservação e Patrimônio ministrada no programa de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio – PROMEP. Trata-se de uma revisão bibliográfica que pretende discutir o tema do patrimônio cultural e suas complexidades, associado as discussões realizadas durante as aulas com o conceito de identidade e representações sociais. Justifica-se pela necessidade de compreender o processo de construção das representatividades sociais dos morados da região periférica da Cidade de Goiás e pensar em como isso influencia na identidade destes grupos, em se tratando do patrimônio cultural. As representações sociais fazem parte da construção cultural, que está inserido em formas de conhecimentos que diz respeito a objetos e práticas que, neste caso, elegem o patrimônio. Neste sentido, a cultura carrega consigo uma série de significados e significantes, formando um sistema de concepções que são expressadas, herdadas e em determinados momentos, transformadas.</p>2024-12-14T00:21:46+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/623DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA2024-12-16T13:45:46+00:00Gleison Peralta Peresgleisonpp@hotmail.comSônia Maria Zanezi Peressoniazanezi@hotmail.comMaria do Espírito Santo Rosa Cavalcante Ribeiromariarosacavalcante@gmail.com<p>Propõe-se, neste artigo, uma reflexão sobre a mediação da aprendizagem na educação a distância, com foco nos professores e tutores na condução desse processo. O texto é fruto de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo apontar alguns elementos teórico-conceituais que contribuem para o aperfeiçoamento do ensino superior a distância. Vislumbra-se que este estudo possa colaborar para a reflexão e análise da educação pública a distância brasileira</p>2024-12-16T13:45:44+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/572ANÁLISE DOS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DO MUNICÍPIO DE TIRADENTES DO SUL/RS E A SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO HISTÓRICO E ATUAL2024-12-17T14:53:14+00:00Aline Cristina Henkesaline-henkes@uergs.edu.brBruna Gheller Zancanarobruna-zancanaro@uergs.edu.brHoneyde José Kunzler Juniorhoneyde-junior@uergs.edu.brJéssica Peixoto do Nascimentojessica-nascimento@uergs.edu.brMateus Luiz Ulsenheimerulsenheimermateus@gmail.comTais Lardinitais-lardini@uergs.edu.brVerônica Stuermerveronica-stuermer@uergs.edu.brDanni Maisa da Silvadanni-silva@uergs.edu.brDivanilde Guerradivanilde-guerra@uergs.edu.brLuciane Sippert Lanzanovaluciane-sippert@uergs.edu.br<p>Este artigo trata de uma análise dos “pontos turísticos” do município de Tiradentes do Sul/RS, procurando, por meio de uma pesquisa-ação, a partir de uma abordagem do momento atual a difusão e socialização do conhecimento. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma análise dos principais pontos turísticos do município, destacando sua diversidade cultural e social, que compõem o município de Tiradentes do Sul, mediante uma entrevista com alguns moradores pioneiros. Trata-se de uma pesquisa de campo, os locais visitados, (1) Quartel Militar localizado na Vila do Alto Uruguai, (2) Ruínas da igreja localizada na comunidade de Esquina Progresso, (3) Prainha do Cascalho localizado na comunidade de Porto Soberbo, e a (4) Cascata localizada na comunidade do Alto Caçador. Evidenciou-se que a atividade turística no município possui um importante potencial de crescimento. Entretanto, destaca-se também a importância e a necessidade de maior apoio por parte dos órgãos públicos.</p>2024-12-17T14:53:13+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.univar.edu.br/rei/article/view/564A NATUREZA COMO SALA DE AULA2024-12-19T12:51:05+00:00Helano de Jesus Corrêarenatamoraesfernandes2019@gmail.comRenata Moraes Fernandesrenatamoraesfernandes2019@gmail.comGileno Edu Lameira de Melogileno.edu@uepa.brRosângela Lima da Silvarosangela.silva@uepa.brSmayk Barbosa Sousasmayk@uepa.brJosé Robertto Zaffalon Júniorjrzaffalon@uepa.br<p>A educação física escolar é o componente curricular responsável por proporcionar vivências e conhecimentos da cultura corporal do movimento, e dentre tantos conhecimentos, as práticas corporais de aventura são atividades que nos últimos anos vem se destacando tanto no ambiente escolar como na sociedade em geral. Desse modo, o objetivo principal desta pesquisa de campo foi discutir a possibilidade de utilização das práticas corporais de aventura como conteúdo da educação física escolar em uma escola ribeirinha no município de Gurupá-Pa. Os resultados mostraram que a utilização dos ambientes naturais além de poder proporcionar novas vivências, também pode ser capaz de enaltecer as habilidades e os costumes dos povos ribeirinhos. Entretanto essas atividades necessitam de mais investigações para viabilizar sua prática.</p>2024-11-28T01:05:43+00:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar