http://revista.univar.edu.br/rei/issue/feed Revista Eletrônica Interdisciplinar 2024-11-15T01:11:24+00:00 Tatiana Lima de Melo revista@univar.edu.br Open Journal Systems http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/633 MINERALOGIA DA FRAÇÃO ARGILA NA CONSERVAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA E NOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO 2024-11-13T01:00:45+00:00 Jorge Willian de Souza Santos jorge_willian_123@hotmail.com Antônio Marcos Azevedo Batista aazevedobatista@gmail.com Pedro Luan Ferreira da Silva pedroluanferreira@gmail.com João Vitor da Silva jvzanquetta@outlook.com Luany Emanuella Araújo Marciano marcianoluany@gmail.com <p>Fatores como material de origem e a vegetação predominante da região influenciam na composição mineralógica do solo. A Mineralogia da fração argila exerce influência nas propriedades do solo, atribuindo características físicas e químicas que &nbsp;definem a aptidão e suas limitações que um solo apresenta em desenvolver atividades agrícolas. Dessa forma, o objetivo desta revisão foi levantar informações atualizadas sobre a composição mineralógica de solos classificados como Chernossolo em diferentes regiões do território brasileiro, e as características que os minerais da fração argila atribuem. As buscas foram realizadas em livros e bases de dados nacionais e internacionais, a exemplo: <em>Scielo, Science Direct</em>, <em>Wiley Online Library</em>, <em>Google Scholar </em>e Agris-FAO. Chernossolos estão associados a presença de minerais carbonáticos, com a presença de esmectitas e caulinita em sua fração argila. Os minerais influenciam as propriedades físicas e químicas de um solo, afetando formato de agregados, porosidade, infiltração e retenção de água no solo.</p> 2024-11-13T01:00:45+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/597 GROWTH OF JACKFRUIT SEEDLINGS IRRIGATED WITH SALINE WATERS 2024-11-15T01:11:24+00:00 Hinkley Alcântara de Castro hinkleygungale@gmail.com Walter Esfrain Pereira walterufpb@yahoo.com.br Francisco Thiago Coelho Bezerra ftcb1@yahoo.com.br Bruno de Oliveira Dias brunodiascca@gmail.com Lizandra de Oliveira Santos lizandraolvr@gmail.com <p>The jackfruit tree (<em>Artocarpus heterophyllus</em>) is a fruit plant adapted to the soil and climatic conditions of Brazil. In the Northeast, soil salinity can affect plants in various ways, mainly by reducing growth. Thus, the objective was to evaluate the effects of electrical conductivity of irrigation water (ECwi) on the growth, indices, and chlorophyll fluorescence of soft jackfruit seedlings. The treatments consisted of five ECw values (0.5, 1.5, 2.5, 3.5, 4.5 dS m<sup>-1</sup>). The experiment was conducted in a randomized block design with three replications. Leaf area, relative growth rate in height and diameter, dry matter masses, chlorophyll indices, and chlorophyll fluorescence were evaluated. Data were subjected to analysis of variance and regression. Increasing electrical conductivity between 0.55 to 1.13 dS m<sup>-1</sup> increased chlorophyll indices, leaf area, and leaf dry matter mass, Fm, Fv/Fm, and Fv/Fo.</p> 2024-11-15T01:11:24+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/609 ANÁLISE DO ESTRESSE RELACIONADO AO AMBIENTE FORMATIVO DE UM CURSO DE ENFERMAGEM NO BRASIL CENTRAL: IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DA COVID-19 2024-11-12T14:38:06+00:00 Vanusa Leite vanusa@pucgoias.edu.br Sebastião Neto sebastiao@pucgoias.edu.br <p>alterações nas condições de saúde de gestores, docentes e discentes e no ambiente formativo, e aumentou a vivência do estresse. A presente investigação teve como objetivo identificar o estresse como fator de vulnerabilidade associado ao ambiente formativo de alunos do curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Trata-se de um estudo descritivo, transversal e correlacional, desenvolvido com 90 acadêmicos do curso de Enfermagem. Foram usados os seguintes instrumentos: Questionário de perfil sociodemográfico e acadêmico, Inventário de estresse em enfermeiros e o <em>Dundee Ready Educational Environment Measure</em>. No escore total do questionário de fatores de estresse, a maior média foi de 48,8 (DP 4,61) relativo às relações interpessoais, e a menor média foi de 15,7 (DP 4,7) nas questões extras. Houve diferença estatisticamente significativa entre a média total (29,7; DP = 8,1) nos fatores intrínsecos ao trabalho (com p = 0,0150) na idade &gt;22 anos. No entanto, a pontuação média dos acadêmicos foi maior em todos os fatores entre estudantes do sexo masculino (média 124,9 / DP 34,1) e casados (média 131,3 / DP 17,3). O estudo revelou que o estresse é prevalente entre os pesquisados, no entanto, um ambiente formativo e promotor de mediação baseadas em metodologias ativas pode fornecer intervenções com abordagens capazes de reduzir esse problema entre graduandos de enfermagem.</p> 2024-11-11T12:14:14+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/589 ASSOCIAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS E A DIABETES MELLITUS TIPO 2 2024-11-12T14:38:07+00:00 Lorrana Eller Lopes lorranaeller1@gmail.com Lorena Eller Lopes lorenaeller@gmail.com Elberth Miranda Teixeira henriquemedufam@gmail.com Karoline Silva dos Santos karolines.santos12@gmail.com Priscila Lourayne Brito da Silva priscilasilvarr@gmail.com Samara Andréa da Costa Fonseca samaradacostafonseca@gmail.com Gabriela Albuquerque Fortes Maggi aflgabi@gmail.com Caio Eduardo Rodrigues Falcão caio.falcao@ufam.edu Sylvia Correia de Almeida sylvia2correia@gmail.com Ozanildo Vilaça Nascimento ozanildo@bol.com.br <p>Atualmente ingerir comida de verdade feita segundo receitas caseira não é mais realidade em uma sociedade onde os produtos alimentícios prontos são a base da alimentação. Os produtos alimentícios ultraprocessados tiveram&nbsp; seu consumo elevado&nbsp; radicalmente nas últimas décadas de forma globalizada.&nbsp; Juntamente com esse consumo surge&nbsp; aumento do predomínio&nbsp; de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Esses produtos além de ser danosos a saúde tem seu teor elevado de açúcares, sódio,&nbsp; gorduras trans, são&nbsp; pobres&nbsp; em nutrientes além de apresentarem uma variedade de aditivos e em suas embalagens materiais sintéticos. Desta forma o objetivo desta revisão foi fazer a associação do consumo dos produtos alimentícios ultraprocessados como risco para aquisição da diabetes tipo 2 em adultos, &nbsp;&nbsp;crianças e gestantes. Entretanto, mas estudos&nbsp; em diferentes amostras populacionais são necessários&nbsp; para comprovar essas&nbsp; associações. Portanto, é altamente importante rever&nbsp; o consumo &nbsp;&nbsp;dietéticas dos produtos alimentícios ultraprocessados&nbsp; e suas manifestações na saúde da população.</p> 2024-11-12T14:01:42+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/578 IMPACTO DO ESTRESSE E TEMPO DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE NO SUCESSO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO 2024-11-12T23:56:40+00:00 Michelle Alves Vasconcelos Ponte micc2005@hotmail.com Thiago Ferreira de Sousa tfsousa_thiago@yahoo.com.br Maria Isabel Martins Mourão-Carvalhal mimc@utad.pt Sandra Celina Fernandes Fonseca sfonseca@utad.pt <p>O objetivo do estudo foi comparar o sucesso acadêmico dos estudantes do ensino superior brasileiro de acordo com o nível de estresse e do tempo de permanência na universidade. Realizou-se um estudo transversal com 324 universitários da região noroeste do estado do Ceará, Brasil. As informações foram mensuradas via questionário ISAQ-A. O Índice de Rendimento Acadêmico dos estudantes, variável dependente, foi comparado com o tempo de exposição à universidade e o nível de estresse, variáveis independentes. Os resultados evidenciaram diferenças significativas relativamente ao rendimento acadêmico quando comparámos alunos com diferentes níveis de estresse e de tempo de permanência na universidade. Os estudantes com índices mais baixos de estresse e mais tempo na instituição apresentaram rendimentos acadêmicos significativamente superiores. É necessário procurar alternativas para que o estresse não interfira negativamente no rendimento acadêmico dos estudantes.</p> 2024-11-12T23:56:39+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/592 MACHINE LEARNING SUGGESTS THAT NOT ONLY AGE AFFECTS CARDIOVASCULAR PARAMETERS, IMMUNOLOGICAL BIOMARKERS, AND THEIR CORRELATION, BUT THE LEVEL OF PHYSICAL CONDITIONING CHANGES THIS BEHAVIOR IN THE ELDERLY 2024-11-12T23:41:04+00:00 Phabloo José Venâncio de Camargos marcioaverli@gmail.com Allisson Benatti Justino marcioaverli@gmail.com Luis Carlos Oliveira Gonçalves luisogoncalves@yahoo.com.br Márcio Vinícius de Abreu Verli marcioaverli@gmail.com Roberto Lohn Nahon robertonahon@gmail.com Miguel Junior Sordi Bortolini marcioaverli@gmail.com Foued Salmen Espindola marcioaverli@gmail.com Aníbal Monteiro de Magalhães Neto professoranibal@yahoo.com.br <p>To compare elderly (athletes and the physically active, n=14). A negative correlation was found between SF and cardiovascular parameters, BL, and STP in both groups, but this was almost double among PAE. For HR and SBP, there was a faster recovery in EA. The EA increase was correlated with SBP, while for PAE it was correlated with HR. BL showed an increase in TE, reaching 481% in EA and 639% in PAE. SNO showed a similar increase for the groups at the TE, but at T5, while EA already showed a reduction, PAE saw a 94% increase, with a slower decay for this group at T15. The SF presented the negative ∆% was almost double in PAE, with a quick recovery already at T5 for EA and levels still negative at all times for PAE. For SIgA-s, there was an increase of 37% in EA and only 7% at the TE in PAE; 41% in EA and 15% in PAE for T5; and 26% in EA and 14% in PAE at T15. SA showed a higher peak in EA (TE) and less acute in PAE (T5) but there was a decrease among both at T15. STP increased by 126% in EA and 438% in PAE, already showing a return at T5 for EA, but increasing by 213% in PAE. Negative levels were reached at T15 for EA but levels remained high in PAE. Levels of physical conditioning affect cardiovascular parameters, salivary biomarkers, and their correlation within the over-60s.</p> 2024-11-12T23:41:04+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/593 OS BENEFÍCIOS DA INSERÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2024-11-12T14:38:08+00:00 Gabriel Marcos Sur Franco gabrieel.franco97@gmail.com Taináh Mayara Schmitt tainah.schmitt@gmail.com Leonardo Santos Macedo leonardosantos.bg@gmail.com Márcio Verli marcioaverli@gmail.com Aníbal Monteiro de Magalhães Neto professoranibal@yahoo.com.br Luis Carlos Oliveira Gonçalves luisogoncalves@yahoo.com.br <p>Existe uma necessidade crescente de se investigar a proposta de utilização dos jogos eletrônicos dentro das escolas, buscando observar os impactos e a influência do uso de jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física, visando observar se essa ferramenta é positiva ou negativa no processo de aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o presente estudo buscou fazer uma análise bibliográfica relacionada ao uso de jogos eletrônicos como meio interativo para os alunos, abordando a Educação Física Escolar e suas possibilidades de envolver a interdisciplinaridade, configurando-se como instrumento para conhecer, pensar, desenvolver ideias e divertir. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. A literatura sugere que existe benefício do uso de meios tecnológicos como ferramenta de aprendizagem nas aulas de Educação Física, sendo os jogos eletrônicos um recurso didático eficiente, podendo gerar ensino-aprendizagem de qualidade nas aulas de Educação Física, além de apresentar a possibilidade de ser ampliado a projetos interdisciplinares, abordando uma ampla gama de atuação e eficácia nas unidades escolares, contribuindo dessa forma em fatores primordiais como índices de frequência, abandono escolar e índices de aprovação.</p> 2024-11-12T14:37:39+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/600 Resolutividade na Atenção Primária à Saúde no Contexto da Pandemia de Covid-19 2024-11-14T23:29:54+00:00 Marcio Costa de Souza mcsouza@uneb.br Vitória Karoline Gonçalves Silva vitoriakarolinegsilva@gmail.com Joice Oliveira Machado joi.oliveiramachado@gmail.com Mayana Carneiro da Silva maycarneiro.10@gmail.com Giovanna Barreto Martinez giovannabmartinez@gmail.com Brenna Araújo Felix baraujofelix@gmail.com Luciane Cristina Feltrin de Oliveira lcfoliveira@uefs.br Juliana Alves Leite Leal julianaleal@uefs.br <p><strong>Objetivo</strong>: analisar as percepções de gestores acerca da resolutividade da Atenção Primária à Saúde durante a pandemia de COVID-19 em uma Macrorregião de saúde do estado da Bahia, bem como as estratégias e tecnologias utilizadas para garantir a resolutividade do cuidado. <strong>Metodologia: </strong>Apresenta uma abordagem qualitativa e exploratória. O campo de estudo foi a macrorregião de Saúde Centro-Leste e foram incluídos municípios que estivessem com 100% de cobertura da Estratégia Saúde da Família e apresentassem os maiores índices de casos notificados para a Covid-19. O número de participantes foi definido por saturação das respostas totalizando 11 pessoas. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada. Os participantes foram secretários municipais de saúde, diretores e coordenadores da Atenção Primária. A interpretação dos dados foi direcionada a partir da Análise de Conteúdo. <strong>Resultados: </strong>A pandemia de COVID-19 exigiu transformações no que tange o funcionamento da Atenção Primária à Saúde e se refletiu fortemente no exercício e na continuidade do cuidado. A adoção de novas estratégias, tecnologias e ferramentas diante dos desdobramentos e necessidades decorrentes da emergência sanitária foram desafios que atravessaram a rotina da equipe de saúde. A atuação pautada na interprofissionalidade, na qualificação profissional e na informação embasada cientificamente foram pilares que contribuíram para o enfrentamento desse processo, e teve o Agente Comunitário como dispositivo. <strong>Conclusão:</strong> A pandemia desencadeou mudanças abruptas na Atenção Primária, o Agente Comunitário aparece como dispositivo para a efetivação das práticas, mesmo com as barreiras existentes, e a qualificação profissional permanente foi salutar para o enfrentamento da pandemia</p> 2024-11-14T23:29:53+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/624 ACESSO ÀS VACINAS ANTI - SARAMPO COMO DIREITO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS): UMA QUESTÃO SIMBÓLICA 2024-11-15T00:47:03+00:00 Monica Oliveira Rios morios@uefs.br Maria Angela Alves do Nascimento angelauefs@yahoo.com.br Josele Farias Rodrigues Santa Barbara joselefarias@ufrb.edu.br Deisy Vital dos Santos deisy@ufrb.edu.br Juliana Alves Leite Leal julianaleal@uefs.br Márcio Costa de Souza mcsouza@uefs.br <p style="font-weight: 400;">Objetivo: Analisar o acesso dos usuários as vacinas anti – sarampo enquanto direito na rede SUS, na dimensão simbólica. Metodologia: Pesquisa qualitativa, de abordagem crítico - analítica numa perspectiva do método Hermenêutico - dialético, realizada no Estado da Bahia nos municípios Feira de Santana e Salvador, tendo como participantes gestores, informantes chave, trabalhadores de saúde e usuários, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista, observação e análise de documentos. &nbsp;Resultados: O medo dos eventos adversos, movimentos anti-vacina, fake news e desconhecimento da população sobre a importância da vacinação estão entre as principais causas que interferem significativamente no direito ao acesso as vacinas. Considerações Finais: Mediante ao apresentado sobre as questões simbólicas/culturais, que interferem significativamente na queda das coberturas vacinais no Brasil e no recrudescimento de doenças imunopreveníveis, a exemplo do sarampo, é necessário compreender que para evitar retrocessos são necessários reforços absolutos às ações de vacinação propostas pelo PNI.&nbsp;</p> 2024-11-15T00:47:03+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Interdisciplinar