http://revista.univar.edu.br/rei/issue/feed Revista Eletrônica Interdisciplinar 2025-10-15T22:17:56+00:00 Tatiana Lima de Melo revista@univar.edu.br Open Journal Systems http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/821 ATITUDES DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ATUANTES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA FRENTE AO COMPORTAMENTO SUICIDA 2025-10-15T22:17:52+00:00 Jamyle Christina Oliveira Martins christinajamyle@gmail.com André Luis Nascimento da Silva andreluisnascimentodasilva@gmail.com Letícia Pinho Gomes leticiapgmt@hotmail.com Suiani Priscila Roewer roewer.suiani@gmail.com Edilene Macedo Cordeiro Figueiredo edilenecordeiro72@gmail.com Adriana Dias Silva adriana.dias@unir.br Marcos Vítor Naves Carrijo marcosvenf@gmail.com <p>Objetivou-se descrever as atitudes de profissionais da Atenção Primária à Saúde em relação ao comportamento suicida. Trata-se de um estudo transversal, analítico com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos, sendo um instrumento de caracterização da amostra ou população, a Escala Eskin de Atitudes em Relação ao Suicídio, para avaliar as disposições individuais em relação ao suicídio. Participaram do estudo, 136 profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde de um município no interior de Mato Grosso. A maioria da amostra foi composta por mulheres com idades entre 18 e 61 anos, que professavam alguma religião (90,4%), 34,6% eram técnicos de enfermagem, 23,5% enfermeiros, 20,6% agentes comunitários de saúde, com experiência profissional variando entre 2 a 30 anos. Os maiores níveis de concordância referiram-se sobre a comunicação em casos onde as pessoas pensam sobre suicídio (97,1%) e em casos onde as pessoas apresentam problemas psicológicos (97,1%). Outro notório nível de concordância se dá ao fato de acreditarem que quem tentam sobre suicídio possuem doença/transtorno mental (55,1%), as que pensam e planejam (58,1%) e as que suicidam (55,1%). Os resultados indicam que, embora a formação superior dos profissionais contribua para atitudes mais positivas, ainda existem lacunas significativas no conhecimento e na confiança ao lidar com esses casos.</p> 2025-10-10T01:07:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/822 SOBREPESO E OBESIDADE ENTRE ADOLESCENTES NO INTERIOR DE MATO GROSSO 2025-10-15T22:17:53+00:00 Paula Beatriz Gonçalves De Souza paulaa.beatriz0123@icloud.com Letícia Pinho Gomes leticiapgmt@hotmail.com Suiani Priscila Roewer roewer.suiani@gmail.com Carolina Scarlat Pareira de Oliveira carol_scarlatparreira@hotmail.com Marcos Vítor Naves Carrijo marcosvenf@gmail.com <p>Objetivou-se verificar os fatores associados ao sobrepeso e obesidade entre adolescentes de uma escola pública no interior de Mato Grosso. Trata-se de um estudo analítico transversal realizado em duas escolas públicas do interior de Mato Grosso. Participaram da pesquisa, 104 adolescentes. A prevalência de sobrepeso e obesidade entre os participantes foi de 40,4%. A análise revelou associações significativas entre o estado nutricional e a renda familiar mensal inferior a dois salários mínimos (p=0,007). Apesar da maioria dos adolescentes relatar uma boa relação com a alimentação e um consumo raro de alimentos ultraprocessados, a insatisfação com a aparência e a alta incidência de <em>bullying</em> relacionado ao peso são preocupantes. Estes resultados destacam a importância de políticas públicas focadas na melhoria do acesso a alimentos saudáveis e na promoção de atividades físicas, além da necessidade de abordagens para combater o bullying e promover uma imagem corporal&nbsp;positiva.</p> 2025-10-10T12:44:48+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/777 INGESTÃO DE SAL E DOENÇAS ASSOCIADAS 2025-10-15T22:17:54+00:00 Lorrana Eller Lopes lorranaeller1@gmail.com Lorena Eller Lopes lorenaeller@gmail.com Gabriela Albuquerque Fortes Maggi aflgabi@gmail.com Karoline Silva dos Santos karolines.santos12@gmail.com Leonardo Corrêa Miranda enf.leomiranda@gmail.com Elberth Henrique Miranda Teixeira henriquemedufam@gmail.com Samara Andréa da Costa Fonseca samaradacostafonseca@gmail.com Isabella Margarida da Silva isabella-silva04@hotmail.com Angela Santos Veras de Souza angelaverass@gmail.com Gebes Vanderlei Parente Santos tenenteparente@gmail.com Ozanildo Vilaça do Nascimento ozanildo@bol.com.br <p>A partir do momento que nossos ancestrais tiveram a necessidade de utilizar o sal na conservação dos alimentos &nbsp;esse mineral firmou-se com o papel de&nbsp; importância em vários campos da sociedade.&nbsp; Com a maior frequência de manipulações e modificações &nbsp;dos alimentos que se tonou realidade a partir do &nbsp;século 19 houve um aumento significante no &nbsp;consumo do sal, &nbsp;levando a uma &nbsp;sobrecarga &nbsp;nos sistemas fisiológicos envolvidos na sua excreção, como&nbsp; consequência, houve um&nbsp; aumento expressivo &nbsp;da pressão arterial&nbsp; e no&nbsp; risco de doenças cardiovasculares entre os consumidores. Uma&nbsp; das &nbsp;intervenções no sentido de amenizar o crescente desenvolvimento &nbsp;&nbsp;destas &nbsp;doenças seria a redução &nbsp;do &nbsp;consumo excessiva deste mineral. Neste contexto, será feita uma na revisão narrativa sobre algumas evidências e &nbsp;&nbsp;controvérsias &nbsp;&nbsp;sobre o papel do consumo &nbsp;&nbsp;de sal de cozinha na &nbsp;modificação &nbsp;da pressão arterial o que pode contribuir para &nbsp;os riscos &nbsp;do desenvolvimento de doenças &nbsp;cardiovasculares.</p> 2025-10-14T01:03:01+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/838 ATUAÇÃO DAFILOSOFIA DA DIFERENÇA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL 2025-10-15T22:17:55+00:00 Angelo Vandiney Cordeiro avcordeiro@furb.br <p><strong>Resumo: </strong>Neste artigo nos propomos a entender o percurso histórico que possibilitou a abertura para a <em>filosofia da diferença</em> nas pesquisas em <em>filosofia da educação</em> no Brasil. O objetivo é entender as condições pelas quais a entrada dessa nova perspectiva filosófica atingiu as produções e discussões em educação no Brasil e começou a ganhar visibilidade. Para efetivar esse trabalho, iniciaremos com uma breve distinção entre <em>filosofia da representação </em>e <em>filosofia da diferença</em>, mostrando as particularidades de cada abordagem. Em seguida, trataremos do processo histórico que possibilitou a incorporação da <em>filosofia da diferença</em> em eventos educacionais que, começaram a sinalizar a emergência de um novo modo de reflexão sobre a educação, isto é, a diferença presente nos debates educacionais e por fim, refletiremos sobre a implicância de cada corrente abordada no contexto educacional. A base teórica para essa produção será Gilles Deleuze e autores que estudam e aproximam filosofia da diferença e educação. O artigo é um estudo bibliográfico, com leituras e pesquisas na já mencionada área da Filosofia da Educação.</p> 2025-10-10T14:40:33+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinar http://revista.univar.edu.br/rei/article/view/769 COMUNIDADES TRADICIONAIS E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO LITORAL DO PARANÁ: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA 2025-10-15T22:17:56+00:00 Adilson Anacleto adilson.anacleto@unespar.edu.br Luiz Antonio Michaliszyn Filho luiz.michaliszynfilho@unespar.edu.br <p>O Litoral do Paraná é povoado por comunidades que historicamente habitam regiões de florestas, que foram transformadas em áreas de preservação ambiental, no entanto faltam informações sobre os impactos provocados desta ação. Diante deste contexto, o estudo teve por finalidade a realização de uma revisão sistemática sobre a literatura existente na última década. O estudo foi realizado o com auxílio do software Iramuteq e abrangeu, ao final, onze manuscritos sobre a temática. Os resultados mostraram que em contexto geral, as comunidades tradicionais se encontram abandonadas pelo poder público, pela sociedade e as várias esferas da ciência que não tem promovido, de forma assertiva, proposições para reverter o quadro atual, perpetuando o ciclo das dificuldades que favorece o êxodo das comunidades, o que contribui para a erosão do conhecimento tradicional. Diante da escassez de informações novas pesquisas que possam contribuir para o desenvolvimento da região devem ser consideradas.</p> 2025-10-10T14:44:05+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinar