Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A revisão ortográfica foi feita pelo(s) autor(es) do artigo.
  • Atende aos requisitos do Edital proposto para o semestre/ano vigente.

Diretrizes para Autores

O artigo a ser submetido para publicação deverá obedecer aos seguintes critérios de formatação:

  1. Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word;
  2. O texto deverá estar formatado com:
    1. fonte Times New Roman de 12 pontos;
    2. espaço entre as linhas de 1,5cm;
    3. figuras e tabelas inseridas no texto (conforme normas da ABNT).
  3. Os artigos deverão ter entre 7 a 20 páginas, incluídas as Referências Bibliográficas;
  4. Devem conter no mínimo 15 citações e referências e no máximo 30.

Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês. Estrutura do artigo científico:

  • Título - deve ser curto, objetivo e específico, caixa alta, negrito, centralizado, em Times New Roman, tamanho 14, espaçamento entre linhas 1,15cm. Entre o título e a autoria deve existir espaço de uma linha ou enter. Subtítulo - se for o caso, em caixa alta, alinhado à esquerda, sem negrito, fonte 12.
  • Autoria - Nome completo do(s) autor(es) (por extenso, somente a inicial maiúscula, em caixa alta, alinhado à direita, em Times New Roman, fonte tamanho 12, sem negrito, com indicação para nota de rodapé. O espaço entre as linhas correspondente ao nome dos autores deve ser de 1,15cm e a nota de rodapé deve estar presente apenas na primeira folha do artigo.
  • Nota de rodapé - deve constar filiação científica, na seguinte ordem: Instituição de Ensino, Grupo de Pesquisa, Cidade/Estado, País, titulação em ordem decrescente e endereço eletrônico para contato, todo o texto em Times New Roman e fonte tamanho 10.
  • Resumo - em português, com até 150 palavras contendo: objetivo, metodologia, resultados e considerações finais, com fonte Times New Roman, tamanho 10. Após o espaço de uma linha ou um enter inserir de três a cinco Palavras-chave não contidas no título.
  • Abstract - em inglês, contendo a tradução do resumo, com fonte Times New Roman, tamanho 10. Após o espaço de uma linha ou um enter inserir de três a cinco Keywords não contidas no título.
  1. INTRODUÇÃO - Item obrigatório que apresenta a delimitação do assunto. Deve conter: citação de outros trabalhos científicos como fundamentação teórica, justificativa e objetivo, nos últimos parágrafos, respectivamente. Os parágrafos podem possuir entre cinco e sete linhas, em média, justificado, em duas colunas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre as linhas de 1,5cm, conforme o modelo anexo.

    Para artigos na área de Ciências Humanas e Sociais – a introdução pode apresentar texto de forma ordenada, dividido em seções e subseções, de acordo com o tema abordado. O(s) autor(es) deverá(ão) dar título a essa parte de acordo com o estudo desenvolvido seguindo a mesma formatação.

  2. MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA - A descrição dos métodos deve ser breve, porém suficiente para possibilitar a repetição do trabalho. Processos e técnicas já publicados devem ser apenas citados. Para docentes e discentes do Centro Universitário do Vale do Araguaia é obrigatório citar o livro institucional, Elaborando Trabalhos Científicos, edição de 2015, bem como as Resoluções que tratam dos preceitos éticos adotados pelos autores, caso não tenha o número de protocolo do Comitê de Ética em Pesquisa. A formatação é de parágrafo justificado, em duas colunas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre as linhas de 1,5cm, conforme o modelo em anexo.

  3. RESULTADOS E DISCUSSÃO - Com o máximo possível de interpretação pessoal, fundamentados com outros autores/trabalhos científicos e acompanhados, eventualmente de tabelas, gráficos, fotos, desenhos, etc. Os parágrafos devem ser justificados, em duas colunas, conforme o modelo anexo, fonte Times New Roman, tamanho  12  e  espaçamento  entre  as linhas de 1,5cm. Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas  e  deverão  ser  inseridas  no corpo  do  texto,  numeradas,  sequencialmente,  e  com  legendas.  As  imagens  de  satélite  e  fotografias devem ser submetidas nos seguintes tipos de arquivo: TIFF (Tagged Image File Format) ou BMP (Bitmap). A resolução mínima deve ser de 300dpi (pontos por polegada), com tamanho mínimo de 17,5cm de largura.

    A discussão pode ou não ser inserida junto aos resultados, ficando a critério do (s) autor (es) a forma mais apropriada, em cada caso. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade de seus autores.

  4. CONSIDERAÇÕES FINAIS – Retoma a introdução, o objetivo e as principais ideias discutidas no estudo, de forma breve, apontando as considerações dos autores ao concluir o trabalho, de forma a responder as questões apresentadas na introdução. Os parágrafos podem possuir entre três e sete linhas, devem ser justificados, em duas colunas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre as linhas de 1,5cm, conforme o modelo em anexo.

  5. AGRADECIMENTOS - São voltados às pessoas, grupos ou instituições que contribuíram de alguma forma para que o trabalho fosse realizado, direta ou indiretamente.

  6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – As referências bibliográficas devem se ater as obras e autores citados no texto. Deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 referências, inseridas ao final do trabalho, classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento duplo entre elas, fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, em duas colunas, observando-se a NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT), considerando a atualização de 2018 e Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos do Centro Universitário do Vale do Araguaia, contidas no livro Elaborando Trabalhos Científicos, edição de 2015.

É de responsabilidade do(s) autor(es) a correta e exata citação no texto e a correspondente informação na lista de referências bibliográficas ao final do mesmo. Seguir os exemplos abaixo.

  1. Livro de um só autor:

    SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.

  2. Livro de dois autores:

    SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

  3. Livro de três autores:

    SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

  4. Livro de mais de três autores:

    SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.

  5. Capítulo/Artigo em livro:

    SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org.). Título do livro em negrito. Idem ao primeiro exemplo.

  6. Artigos em Revistas:

    SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em negrito, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).

  7. Dissertações e Teses:

    SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em negrito. Ano da defesa. Número de folhas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) – Nome da Instituição (Centro Universitário, Universidade), local, ano da publicação.

  8. Artigos em jornais:

    SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em negrito. Local, data, Caderno/Seção, página(s).

  9. Publicação em meio eletrônico:

    SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista), local, número, data (mês e ano). Disponível em: (endereço eletrônico). Acesso em: (data).

Para outras referências consultar a Norma ABNT NBR 6023 atualizada em 2018.

Nota(s) explicativa(s) deve(m) ser utilizada(s) apenas para comentários e/ou explicações que não possam ser incluídas no texto, não para referências. Precisa(m) ser elaborada(s) ao longo do texto e inserida(s) como “notas de rodapé”, numeradas sequencialmente com fonte Times New Roman, tamanho 8 e espaço simples.

Para as citações, deve ser observada a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT) e Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos do Centro Universitário do Vale do Araguaia, sendo que:

  1. As citações literais curtas, que apresentam até três linhas, devem fazer parte do corpo do texto entre aspas (com a mesma fonte do texto);
  2. As literais longas são apresentadas em recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10, entrelinhas simples, sem aspas;
  3. As citações indiretas vêm no corpo do texto e são indicadas para a redação dos artigos publicados na área de Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Agrárias;
  4. Para as citações no corpo do texto, usa-se o sistema autor-data e/ou autor-data-página, conforme exemplos: (VALLEJO, 1988, p. 87), ou: Segundo Vallejo (1988, p. 87), as orientações [...]

Os títulos devem ser numerados em números arábicos, da Introdução às Referências Bibliográficas, e subtítulo (se houver) obedecendo à hierarquia que segue:

1. SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1. SEÇÃO SECUNDÁRIA
1.1.1. Seção terciária
1.1.1.1. Seção quaternária
1.1.1.1.1. Seção quintenária

Os artigos científicos de revisão bibliográfica devem obedecer a mesma estruturação e formatação. A introdução deverá ser sucinta, atual e apenas para introduzir o tema e explicar a questão pesquisada, com revisão mais enxuta de literatura. Ao final, apresentar citações, a justificativa e os objetivos do estudo de forma clara e precisa. A metodologia deverá especificar que é um estudo de revisão de literatura apresentando claramente o método empregado para fazer o estudo sistematizado do tema proposto e deverá conter também as fontes pesquisadas, os critérios adotados, etc. O resultado deverá apresentar a revisão de literatura de forma crítica, os dados obtidos e suas aplicações.

Todas as palavras escritas em língua estrangeira devem estar em itálico.

O artigo não deverá ser paginado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.