AVALIAÇÃO DA QUEBRA DE DORMÊNCIA EM SEMENTES DA Brachiaria humidicola CV. LLANEIRO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE DIFERENTES TRATAMENTOS

  • Ulisses de Carvalho Neto
  • Vinícius Marca Marcelino de Lima
Palavras-chave: Ácido giberélico, Escarificação mecânica, Germinação, Sementes forrageiras, Superação de dormência

Resumo

A procura por uma alimentação de menor custo, que tenha eficácia energética na alimentação animal vem apresentando crescimento cotidiano. As pastagens representam o principal ingrediente das dietas de ruminantes e a fonte de alimentação mais econômica nos sistemas pecuários (SKONIESKI et al., 2011). As plantas que constituem as pastagens, também denominadas de plantas forrageiras, são aquelas consumidas por animais, geralmente ruminantes, e que disputam para seu desenvolvimento e reprodução, colaborando para a sustentabilidade biológica e econômica dos sistemas de produção (VALLE; JANK; RESENDE, 2009).

Estima-se que mais de 70% das sementes de forrageiras produzidas e comercializadas no Brasil são provenientes de cultivares de Brachiaria, demonstrando um inegável ônus desse gênero na produção animal nacional (VALLE; JANK; RESENDE, 2009). O gênero Brachiaria dispõe de aproximadamente 80 espécies, em sua maior parte, de origem africana. No Brasil, destaca-se o cultivo de cinco principais espécies do gênero, a B. decumbens, B. brizantha, B. humidicola, B. ruziziensis e B. dictyoneura (ALVIM; BOTREL; XAVIER, 2002).

A dormência de sementes é definida como um evento no qual as sementes viáveis não apresentam germinação, mesmo ambiente favorável e dispondo de um tempo para sua dispersão natural (TAIZ; ZEIGER, 2004). É imposta pelo arranjo de requisitos específicos do ambiente, interferindo em um ou mais mecanismos de bloqueio, dificultando a transcrição da mensagem genética para a ativação da sequência metabólica que acaba culminando com a germinação (MARCOS FILHO, 2005). Diferentemente da maioria das gramíneas forrageiras tropicais, a Brachiaria humidicola é afetada pela dormência de suas sementes em maior intensidade, dificultando a definição da sua qualidade fisiológica por meio de técnicas de germinação (COSTA; ARAÚJO; VILLAS BÔAS, 2011).

A escarificação mecânica acontece mediante o corte ou perfuração do tegumento, com auxílio de lixas (CARVALHO, AGUIAR, SOUZA, 2015; MELO; RODOLFO JUNIOR, 2006). A escarificação térmica, além de quebrar a dormência, apresenta eficácia perante a eliminação de patógenos do material vegetal, implicando na diminuição de pesticidas, bem como a minimização da entrada de novas espécies patogênicas em áreas livres (SMIDERLE; GIANLUPPI, 2009).

 Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar a quebra de dormência em sementes de Brachiaria humidicola cv. Llaneiro através de diferentes tratamentos.

Biografia do Autor

Ulisses de Carvalho Neto

Acadêmico do curso de Bacharelado em Zootecnia do Centro Universitário do Vale do Araguaia, 2020

Vinícius Marca Marcelino de Lima

Professor orientador do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-27