CONTROLE PARASITOLÓGICO EM OVINOS EM PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADES RURAIS DA REGIÃO DE BARRA DO GARÇAS-MT

  • Rafael Silva de Jesus
  • Ana Paula da Silva Possamai
Palavras-chave: Hematocríto, Verminose, Parasitas,, OPG, Análise

Resumo

O principal helminto gastrintestinal que acomete os ovinos é o Haemonchus contortus, devido a suas características de alta patogenicidade e resistência aos medicamentos (CHAGAS et al., 2007).

 O Haemonchus contortus assim como os outros helmintos gastrintestinais hematófagos, são responsáveis por promover desnutrição, anemia, avitaminoses e distúrbios gastrintestinais (SOUZA, 2013). Segundo Viveiros (2009), a presença de desses helmintos acarretam atrasos no crescimento e diminuição na produção e ocasionalmente observa-se grandes perdas econômicas.

 Os prejuízos causados ao produtor podem resultar em acentuada queda no lucro projetado, visto que, é possível que os animais de um mesmo rebanho apresentem algum grau de infecção causando redução de ganho de peso e, consequentemente, levando a elevados índices de mortalidade e baixos índices de produção (OLIVEIRA et al., 2012).

O grau de infestação pode ocasionar perdas de 30 a 40% no peso dos animais jovem, diminuição do plantel, devido o estado nutricional das matrizes e consequentemente a prejuízo econômico de até 60% no valor do produto final (carne, pele e lã) (LINO et al., 2016).

Algumas ferramentas podem ser adotadas para a prevenção e o controle dos parasitas gastrintestinais, como a contagem de ovos por grama de fezes de ovinos (OPG). A análise de OPG é fundamentada na técnica de contagem de ovos de nematoides existentes nas fezes dos animais, o qual pode variar muito entre animais, devido à idade, sexo, estado nutricional, época do ano dentre outras características (BALVEDI et al., 2014).

Dessa forma o objetivo das avaliações foi promover o acesso a pequenas e médios produtores rurais, às principais técnicas de diagnósticos da carga parasitária dos animais, bem como fornece um diagnóstico para o controle de verminose em ovinos na região de Barra do Garças-MT

Biografia do Autor

Rafael Silva de Jesus

Acadêmico do curso de bacharel em Zootecnia do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Ana Paula da Silva Possamai

Professora orientadora do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-27