DIAGNÓSTICO ECONÔMICO EM SISTEMA DE CONFINAMENTO BOVINO

  • Gabriel Ferreira Guerra
  • Natália Holtz Alves Pedroso Mora
Palavras-chave: Custos, Nelore,, Pecuária, Produção, Rentabilidade

Resumo

A pecuária de corte é designada como todos os sistemas comerciais de criação de bovinos destinados à produção de carne classificados em três formas: à pasto, semi-confinamento e confinamento, onde podem ser realizadas etapas como cruzamento, criação e terminação do bovino destinado ao consumo de carne. No sistema de confinamento, o intuito é fazer com que o rebanho ganhe mais peso em um período mais curto, compensando os custos mais altos com preços mais atrativos na entressafra da carne bovina (ANUALPEC, 2002). Trata-se de uma atividade com características estratégicas que, além de atuar na aceleração do crescimento bovino, procura retirar os animais de maior peso do pasto, durante à época da seca, efeito climático comum principalmente na região Centro-Oeste do país (DIAS et al., 2016).

A terminação bovina, nos sistemas de confinamento, representa uma possibilidade segura quando se objetiva atingir determinados índices de produção, permitindo melhoria no controle da dieta e monitoramento da resposta animal (COSTA et al., 2002). Uma vez que a implantação do sistema de confinamento de bovinos possibilita maior controle dos custos de produção, maximizando os ganhos do produtor (BARBIERI; CARVALHO; SABBAG, 2016), deve-se realizar um adequado planejamento, uma vez que esse sistema exige um alto volume de recurso financeiro (BARBOSA et al., 2006).

Como o sistema de confinamento é uma atividade de curto tempo, alto custo e há inúmeras dependências de fatores externos para se obter resultados positivos, torna-se necessário realizar projeções de um bom programa de gestão e controle para se evitar fracasso na atividade (BARBIERI; CARVALHO; SABBAG, 2016). Diante disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho econômico de bovinos em sistema de confinamento no período de dois anos.

Biografia do Autor

Gabriel Ferreira Guerra

Acadêmico do curso de Bacharelado em Zootecnia do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Natália Holtz Alves Pedroso Mora

Professora orientadora do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-27