DIFERENTES DOSAGENS DE INOCULANTE LÍQUIDO E TURFOSO NA SOJA

  • Matheus Adriano Montel Lima
  • Vinicius Marca Marcelino de Lima
Palavras-chave: Fixação Biológica de Nitrogênio, BraDyrhizobium japonicum, Produtividade

Resumo

No Brasil, a soja [Glycine Max (L.) Merill] delineia a economia por ser a mais importante cultura em produção de grãos e em exportação, com produção superior a 119,3 milhões de toneladas na safra, se solidificando como uma das atividades de maior crescimento no âmbito agrícola. (CONAB, 2018).

A soja pertence à classe das dicotiledôneas, família leguminosa e é de origem asiática. Sendo dispersada pelo mundo principalmente por viajantes ingleses e imigrantes asiáticos. Há referências bibliográficas, segundo as quais, essa leguminosa constituía-se em base alimentar do povo chinês há mais de 5.000 anos (CÂMARA, 2015).

A planta da soja tem alta necessidade de nitrogênio e segundo Mascarenhas (2008), a necessidade de nitrogênio (N) pelas plantas de soja, em condições de campo, pode ser suprida pela simbiose e pelo elemento disponível no solo. A escassez de N pode ocorrer ocasionalmente quando seu fornecimento ou falta de umidade superficial do solo forem fatores limitantes.

Para evitar a escassez de N no solo, existem alguns recursos e técnicas a serem adotadas durante o plantio e manejo da cultura de soja. Dentre elas, a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN).  Para Hungria, Campos; Mendes (2007), o processo biológico, requer esforço energético da planta, através de seus nódulos, o que pode levar a um gasto enérgico maior do que para a absorção de fertilizantes nitrogenados.

Bernis e Viana (2015), explica que a técnica consiste no fato de que bactérias, principalmente, as pertencentes às espécies Bradyrhizobium japonicum e B. elkanii se associam às raízes da planta formando estruturas específicas, os nódulos, conseguindo, então, capturar o N2 e transformá-lo em formas nitrogenadas utilizáveis pela planta.

No mercado existem várias formas de inoculantes, seja do tipo turfa ou turfoso, líquido, dentre outros. A inoculação com bactérias em cultivos tem sido utilizada para suprir a demanda das culturas por nitrogênio, mas o desafio de novas tecnologias envolve otimizar o tempo operacional, o espaço agriculturável e os recursos para a produção das culturas (FACHINELLI et al., 2019).

O objetivo do presente trabalho foi realizar levantamento de informações específicas sobre o uso de inoculantes líquidos e turfosos na semente de soja.

Biografia do Autor

Matheus Adriano Montel Lima

Acadêmico do curso de bacharel em Agronomia no Centro Universitário do Vale do Araguaia.

Vinicius Marca Marcelino de Lima

Professor orientador do curso de Agronomia no Centro Universitário do Vale do Araguaia.

Publicado
2020-11-27