EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATO AQUOSO DE PICÃO-PRETO (Bidens pilosa) NA GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DO SORGO GRANÍFERO

  • Andressa Campos dos Santos
  • Claudênia Ferreira da Silva
  • Mariana Mathiesen Stival
Palavras-chave: Sorghum bicolor L, Alelopatia, Plantas daninhas, Inibição.

Resumo

O sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) é o quinto cereal mais cultivado no mundo, ficando atrás apenas do milho, arroz, trigo e cevada. Em países como Austrália, Estados Unidos, e no Brasil, o sorgo é plantado principalmente para nutrição animal, produção de grãos e forragem (SILVA et al., 2015).

Dentre as espécies conhecidas com capacidades de interferência, o gênero Bidens spp., popularmente conhecido como Picão ou Picão-preto, possui duas espécies muito infestantes em lavouras do país, B. pilosa e B. subalternans. (BRIGHENTI, 2010), também possui outras nomenclaturas populares como amor-seco, carrapicho, carrapicho-de-agulha, carrapicho-de-duas-pontas, carrapicho-picão, entre outras. Pertence à família Asteraceae (Compositae), espécie herbácea anual, ereta, hospedeira de pragas, patógenos e nematódeos, pode inibir o desenvolvimento de algumas plantas por meio de compostos alelopáticos, se reproduz por sementes, caule verde, folhas opostas e pecioladas, flores de coloração amarela e apenas uma planta pode produzir em torno de 3.000 aquênios (MOREIRA; BRAGANÇA, 2011) que podem se aderir às vestimentas, sacarias e pelos de animais, favorecendo sua dispersão. É resistente a diversos herbicidas, entre eles os inibidores da enzima ALS (Acetolactato Sintase) (BRIGHENTI, 2010).

As substâncias químicas liberadas pelas plantas através de compostos lixiviados das folhas pela água das chuvas e no solo por meio da exsudação de aleloquímicos é comumente chamado de alelopatia. A formação dos aleloquímicos pode ocorrer por meio do metabolismo microbiano que dispersa resíduos dos tecidos de plantas mortas (BRADY; WEIL, 2013).

Esta pesquisa objetivou em avaliar os efeitos alelopáticos exercidos pelo extrato aquoso de picão-preto sobre a germinação das sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de sorgo granífero.

Biografia do Autor

Andressa Campos dos Santos

Acadêmica do curso de bacharelado em Agronomia do Centro Universitário do Vale do Araguaia.

Claudênia Ferreira da Silva

Professora orientadora do Centro Universitário do Vale do Araguaia.

Mariana Mathiesen Stival

Professora colaboradora do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-27