ÍNDICE DE PRENHEZ EM NOVILHAS E VACAS SUBMETIDAS A INDUÇÃO A CICLICIDADE REPRODUTIVA, ATRAVÉS DE PROGESTERONA INJETÁVEL, RELACIONANDO-AS COM O ESCORE DE CONDIÇÃO CORPORAL

  • Juliane S. Belmiro
  • George Adriano dos Santos Silva
Palavras-chave: Progesterona, Indução hormonal, Prenhez

Resumo

Um dos maiores problemas relacionado à adversidade da Inseminação Artificial (IA) nos rebanhos brasileiros está associado aos erros de identificação de estro (cio) e, por decorrência, reduções nos índices de fecundação. Desta forma, torna-se primordial considerar o uso de procedimentos de sincronização que permitam executar a IA sem necessidade de observação do cio (CABRAL et al., 2013).

No ano de 2018 incluindo todo o rebanho bovino brasileiro, somente 13,1% dos animais foram inseminados (BARUSELLI et al., 2019). Sendo assim, pode-se notar que apesar da constante expansão ano após ano do mercado da inseminação artificial, ainda há uma grande parte que não pratica a inseminação, abrindo portas assim para a expansão deste mercado de reprodução bovina.

Para o acontecimento de uma prenhez, deve ser estabelecida uma comunicação bioquímica apropriada entre o concepto (embrião e anexos) e a unidade materna no microambiente uterino. Tal diálogo deve proceder no bloqueio da luteólise, na manutenção da secreção de progesterona pelo corpo lúteo e decorrente manutenção da gestação. Esse segmento, conhecido como reconhecimento maternal na prenhez, é definido por intermédio de mecanismos bioquímicos, morfológicos e fisiológicos inerentes às diferentes espécies mamíferas (MARQUES et al., 2007).

A suplementação injetável de P4 também tem sido uma estratégia muito empregada pelos grupos de pesquisas e seus resultados têm relatado que a concentração e o momento da aplicação são fundamentais para o incremento nas taxas de gestações, pois, baixas concentrações plasmáticas de progesterona durante a gestação inicial estão associadas com concepto pouco desenvolvido (BINELLI et al., 2001).

Foi demonstrado em estudos que uma única aplicação intramuscular de um produto à base de progesterona, em microesferas biodegradáveis, possibilita controlar a ovulação e manter a concentração sérica desejável de progesterona por dias ou meses (BURNS et al., 1993).

Biografia do Autor

Juliane S. Belmiro

Acadêmica do curso de bacharel em Medicina Veterinária do Centro Universitário do Vale do Araguaia.

George Adriano dos Santos Silva

Professor orientador do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-27