INFECÇÃO NATURAL POR Platynosomum spp. EM FELINO DOMÉSTICO NO MUNICÍPIO BARRA DO GARÇAS, MATO GROSSO

RELATO DE CASO

  • Isabelle Chagas Peres
  • Pâmela Afonso Ferreira
  • Renata Ferreira dos Santos
Palavras-chave: Trematódeo, Parasitose, Felinos, Ductos biliares, Platynosomum fastosum

Resumo

A platinosomose (ou platinosomíase) é uma parasitose que acomete felinos domésticos e silvestres, causada por um trematódeo da espécie Platynosomum fastosum (FERREIRA; ALMEIDA, 2003). Como é da característica de trematódeos, o P. fastosum possui formato achatado, parecido com uma folha, com corpo em forma elipsoide, de comprimento que varia entre 2,8 a 6,8 mm, e largura de 0,85 a 2,6 mm (AHID et al., 2005).

No que se refere ao ciclo biológico, o parasita necessita de hospedeiros intermediários, que comumente são caracóis, sapos, isópodos terrestres e lagartixas, animais os quais são predados por gatos. Quando os ovos são eliminados, são ingeridos por caracóis da terra (Subulina octona), onde irão liberar miracídios, que irão originar esporocistos migratórios contendo cercárias. Estes serão eliminados no ambiente, onde podem ser ingeridos por isópodos terrestres e sofrerem processo de maturação até se tornarem metacercárias (FERREIRA; ALMEIDA, 2003). Estes isópodos são ingeridos por pequenos vertebrados (lagartixas e sapos) que irão abrigar as metacercárias encistadas nos ductos biliares ou vesícula biliar, esperando o último hospedeiro para completar seu ciclo (AHID et al., 2005).

Os sinais clínicos desta patologia permanecem inespecíficos, se manifestando geralmente como letargia, anorexia seguida de perda de peso e anormalidades no pelo (se agravam proporcionalmente ao número de parasitas adultos no organismo do animal e ao tempo de parasitismo). Sinais mais evidentes demonstram disfunções digestivas, como vômito, diarreia com muco e fezes alteradas. Quando o número de parasitas é grande, o animal pode apresentar anemia, hepatomegalia, ascite, icterícia e eventualmente, o óbito (ALMEIDA; LABARTHE, 1999).

Exames coproparasitológicos periódicos e administração de medicamentos anti-helminticos vez ou outra, faz-se necessário para controle parasitológico e para manutenção da sanidade desses animais de companhia, dependendo do grau de exposição ao parasita (FOLEY, 1994).

Devido ao desconhecimento de muitos sobre os sinais clínicos, torna-se importante descrever o caso para instigar Médicos Veterinários da região a considerarem a presença do agente etiológico no meio urbano, o que acarretará uma problemática na sanidade dos animais domésticos. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi de relatar um caso de um felino doméstico naturalmente infectado por Platynosomum spp. no município de Barra do Garças, Mato Grosso.

Biografia do Autor

Isabelle Chagas Peres

Acadêmica do curso de bacharel em Medicina Veterinária do Centro Universitário do Vale do Araguaia.

Pâmela Afonso Ferreira

Médica Veterinária Colaboradora do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Renata Ferreira dos Santos

Professora orientadora do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-27