LEVANTAMENTO DE PRAGAS E DOENÇAS EM HORTALIÇAS CULTIVADAS NA HORTA ESCOLA DO UNIVAR

  • Marcela Martins Nogueira
  • Lidianne Lemes Silva Abud
  • Mariana Mathiesen Stival
Palavras-chave: Olericultura, Diagnose,, Plantas hospedeiras

Resumo

O Brasil se encontra entre os dez países com maior participação na produção mundial de hortaliças, produzindo anualmente 18 milhões de toneladas dessas plantas (REETZ et al., 2014). São plantas que possuem um alto teor de vitamina e sais minerais. O consumo de hortaliças é motivado pelo significativo valor nutricional; combinação de fibras, vitaminas e minerais que esses alimentos possuem, possibilitando uma vida mais saudável (CECCATO; BASSO, 2011).

O cultivo tradicional baseado no monocultivo de uma das principais hortaliças folhosas a couve (Brassica oleracea) aumenta a suscetibilidade ao ataque de insetos-praga, desde o início do seu crescimento (SILVA et al., 2012).

O controle de pragas e doenças nas culturas é um desafio enfrentado frequentemente pelos horticultores. Uma das pragas da cultura da alface é a Larva minadora (Liriomyza ssp.), que se destaca como uma das pragas de maior importância econômica na horticultura mundial (REITZ; GAO; LEI, 2013). A larva minadora coloca seus ovos na parte abaxial das folhas, aproximadamente três dias após a postura, as larvas eclodem e já começam a se alimentar do mesófilo foliar (GUIMARÃES et al., 2009). O ataque causa prejuízo nas folhas, acarretando na redução da área fotossintética e a produção de metabólitos e parte da planta ficam comprometidas A principal característica dessa praga é causar galerias nas folhas de alface, causando danos graves, fazendo com que tenha uma depreciação do produto comercialmente (PRATISSOLI et al., 2015).

Em relação às doenças que acarretam perdas na produção da cultura da alface pode ser citado a cercosporiose (Cercospora longissima), que se destaca como uma doença de importância econômica para a cultura (SANTOS; QUEZADO-DUVAL; REIS, 2011). É um patógeno que ocorre com grande variação de temperatura, sua disseminação ocorre por meio de sementes infectadas ou através de vento e água uma vez seus esporos são produzidos sobre a mancha ou por meio de inóculo advindo de restos culturais não totalmente decompostos (LOPES; QUEZADO-DUVAL; REIS, 2010).

A batata doce pode ser suscetível a algumas pragas como a Broca-da-raiz (Euscepespost fasciatus). O adulto da broca da raiz é um pequeno besouro que deposita seus ovos nas ramas ou nas raízes tuberosas (batatas) localizadas próximas à superfície do solo. Dos ovos nascem as larvas, que fazem galerias nas ramas e no interior das batatas, que quando atacadas apresentam sabor e cheiro desagradáveis, tornando-se impróprias para consumo humano (TEODORO; NUNES; GUIMARAES, 2012).

Dentro das doenças que podem acabar com parte ou toda produção de beterraba se encontra a Cercospora beticola, doença essa classificada como a mais prejudicial da cultura. Esta doença é muito destrutiva, causando necrose foliar intensa, enfraquecimento das plantas e redução dos rendimentos na produção, sendo especialmente agressiva para a cultura no verão úmido (AGROFIT, 2010).

O diagnóstico correto pode evitar o uso desnecessário ou excessivo de produtos, assim diminuindo o grau de contaminação. No cultivo de hortaliças o ataque por pragas e doenças são alguns dos principais fatores capazes de afetar a produtividade, sendo assim o conhecimento das características de cada uma delas é de grande importância para alcançar um manejo apropriado para a cultura, assim percebe-se que é necessário o levantamento e identificação correta de pragas e doenças em hortaliças, antes de qualquer tomada de decisão.

Diante disto, este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento de pragas e doenças em hortaliças cultivadas na horta-escola do Centro Universitário do Vale do Araguaia - Univar.

Biografia do Autor

Marcela Martins Nogueira

Acadêmica do curso de bacharel em agronomia do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Lidianne Lemes Silva Abud

Professora orientadora do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-27