OCORRÊNCIA DE RAIVA DOS HERBÍVOROS NO PERÍODO DE 2012 A 2018 NA REGIÃO DE BARRA DO GARÇAS, MATO GROSSO
Resumo
A raiva animal, é causada por vírus RNA, do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, sendo uma das doenças de grande importância para a pecuária e para a saúde pública no país (ACHA; SZYFRES, 2003; ICTV, 2012). Os vírus do gênero Lyssavirus estão compreendidos em sete genótipos, composto de um filamento único de RNA negativo e não segmentado conforme a resolução do Comitê Internacional sobre Taxonomia de Vírus (BRASIL, 2009).
A epidemiologia da raiva dos herbívoros abrange fatores naturais, tal como o habitat propício aos morcegos (Desmodus rotundus), a existência de vírus no ciclo silvestre e causas sociais que determinam a forma com que o ser humano exerce a atividade econômica na natureza. Assim sendo, a ocorrência está diretamente afetada por fatores ambientais desencadeados pelo homem. Nos quais, os herbívoros são hospedeiros acidentais do vírus, e desta forma não havendo envolvimento no processo de transmissão a outras espécies, salvo
Quando contaminados os animais acometidos pela doença, normalmente manifestam como sinais clínicos o isolamento do rebanho, apresentando letargia e perda de apetite, podendo apresentar-se de cabeça baixa e indiferente ao que se passa a sua volta. Acompanha-se outros sintomas, como aumento da sensibilidade e prurido no local da mordedura, mugido frequente, tenesmo, hiperexcitabilidade, aumento do apetite sexual, salivação excessiva e viscosa e disfagia (RONDON et al., 1995; LANGOHR et al., 2003).
Com a evolução da doença, apresenta movimentos involuntários da cabeça, tremores musculares e bruxismo, midríase com ausência de reflexo pupilar, incoordenação motora, andar cambaleante e contrações musculares involuntárias. Depois de entrar em decúbito, não consegue mais se erguer e ocorrem movimentos de pedalagem, dificuldades respiratórias, opistótono, apneia e por fim o óbito, que acontece em geral de 3 a 6 dias após o começo dos sinais (LIMA et al., 2005; SANCHES et al., 2000).
O objetivo do presente estudo foi de analisar a ocorrência dos casos da raiva em herbívoros no estado de Mato Grosso no período de 2012 a 2018.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.