PERFIL DO CONSUMIDOR DE LEITE NA REGIÃO DE BARRA DO GRAÇAS-MT

  • Monnara Vitórya Souza Tavares
  • Reíssa Alves Vilela
Palavras-chave: Benefícios do leite, Ingestão de leite, Leite bovino

Resumo

O leite é um dos principais produtos agropecuários em todo o mundo. Além da importância econômica, caracterizada por significativa geração de empregos e renda, o produto ainda desempenha um papel fundamental na alimentação humana (GOLDBARG, 2007).

O leite e seus derivados merecem destaque por constituírem um grupo de alimentos de grande valor nutricional, uma vez que são fontes consideráveis de proteínas de alto valor biológico, além de conterem vitaminas e minerais. O consumo habitual desses alimentos é recomendado, principalmente, para que se atinja a adequação diária de ingestão de cálcio, um nutriente que, dentre outras funções, é fundamental para a formação e a manutenção da estrutura óssea do organismo (AMANCIO et al., 2015)

De acordo com o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Leite UHT, o leite recebe diferentes denominações conforme o seu teor de gordura ou ingredientes adicionados. Os tipos de leite são o integral, possui no mínimo 3% de gordura; o semidesnatado, de 0,6 a 2,9% de gordura; desnatado, até 0,5% de gordura; zero lactose, a molécula de lactose (açúcar encontrado no leite) é quebrada e transformada em glicose e galactose (açúcares que podem ser absorvidos pelos intolerantes); leites funcionais, enriquecidos ou fortificados: com formulação (vitaminas, minerais e proteínas adicionais ou outros ingredientes, como Ômega 3 ou fibras), ou alto teor de cálcio e vitaminas A e D e proteínas ou com ferro e o aromatizado, com adição de aromas ou sabores (ABLV, s/d).

Em alguns países, os consumidores preferem ingerir leite cru e fervê-lo em vez de pagar um pouco a mais pelo leite pasteurizado. Outros, ainda, optam pelo leite cru por acreditarem ser mais puro, natural e saudável que o leite industrializado (FAO, 2013). No entanto, do ponto de vista higiênico-sanitário, esta prática pode causar doenças de origem alimentar nos indivíduos. Assim, a FAO (2013) recomenda que o leite passe por medidas apropriadas de controle, de forma a garantir que ele não represente um risco à saúde.

Diante do exposto, idealizou-se o presente trabalho com o objetivo de analisar o perfil do consumidor de leite fluido bovino na região de Barra do Garças- MT.

Biografia do Autor

Monnara Vitórya Souza Tavares

Acadêmica do curso de bacharel em Zootecnia do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Reíssa Alves Vilela

Professora orientadora do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-27