VIABILIDADE ECONÔMICA NA PRODUÇÃO DE NOVILHAS SUPERPRECOCE

  • Jorge Henrique do Carmo Matos
  • George Adriano dos Santos Silva
  • Natália Holtz Alves Pedroso Mora
Palavras-chave: Viabilidade econômica, Bovino, Reprodução

Resumo

Na produção de bovinos de corte as fêmeas são à base do sistema produtivo. Sendo assim, essa classe precisa de atenção nos âmbitos nutricionais, sanitário e de manejo para que não se tenha comprometimento nas fases seguintes do sistema de produção. As novilhas de reposição são fundamentais para manter o tamanho do rebanho constante, assim como permitir o melhoramento ou modificação da base genética (BAGLEY, 1993).

O Brasil conta com aproximadamente 70 milhões de fêmeas em idade reprodutiva e produz apenas 45 milhões de bezerros por ano, onde 65% são de taxa de desmame. Portanto o manejo de novilhas na fase de cria destinado para reposição deve ser direcionado a fatores que estimulam os processos fisiológicos, hormonais e metabólicos que desencadeiam a puberdade (BARUSELLI et al., 2013).

A maior parte dos sucessos em produção e reprodução inicia-se com uma boa qualidade em manejo, sanidade e nutrição. Sendo que a nutrição é geralmente o fator mais importante (WILTBANK, 1994). Segundo Faria (1999), pode-se observar uma relação direta entre idade, peso e eficiência reprodutiva de novilhas, refletindo na manifestação da puberdade dessas e, consequentemente, no aparecimento do primeiro cio fértil e diminuindo da idade do primeiro parto.

Além de uma nutrição, manejo e a técnica de desmame precoce, utiliza-se a biotecnologia, na qual é de suma eficácia como o método de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) intensifica a eficiência reprodutiva dos rebanhos por meio da indução hormonal e sincronização da ovulação das fêmeas. Estudos mostram que houve grande aumento no número de inseminações realizadas no território brasileiro (FARIA, 1999).

A precocidade pode ser aplicada por métodos simples como observação de cio, registros reprodutivos, alimentação adequada e seleção. A produção de novilhas superprecoces traz vantagens na bovinocultura como, por exemplo, reduz a idade ao primeiro parto, reduz a idade de abate e consequentemente da vida produtiva, aumenta a taxa de progresso genético através da redução do intervalo de gerações, bem como a diminuição do custo do animal na propriedade, possibilitando alcançar a máxima produtividade que o animal pode oferecer, trazendo como consequência um maior retorno financeiro ao produtor (CORDEIRO; SOUZA; SATRAPA, 2016).

O objetivo principal de um sistema de cria e recria de reposição é desenvolver novilhas que tenham alcançada a puberdade e ciclem regularmente antes do início da primeira estação de acasalamento (CEZAR; EUCLIDES FILHO, 1996).

Biografia do Autor

Jorge Henrique do Carmo Matos

Acadêmico do curso de bacharel em  Medicina Veterinária do Centro Universitário do Vale do Araguaia

George Adriano dos Santos Silva

Professor orientador do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Natália Holtz Alves Pedroso Mora

Professora colaboradora do Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-27