A IMPORTÂNCIA DO USO DE PROTETORES BUCAIS DURANTE AS LUTAS PELA PERCEPÇÃO DOS ATLETAS

  • Leonardo de Souza Martins
  • Twigg Mitsue Daltro Hayashida
Palavras-chave: Protetor bucal

Resumo

O trauma dentário não envolve somente um trauma dentário, mas sim no individuo em geral, já que os aspectos sócias, emocionais e físicos, termina se envolvendo. Esta etiologia e diversificada podendo ocorrer por acidente, maus tratos, quedas, vícios parafuncionais e a prática esportiva, sendo esta última causa, corresponde ao terceiro atendimento verificado das lesões orofaciais, no qual o prognostico origina-se do grau de ampliação das estruturas alcançada no estágio do desenvolvimento e no tempo transcorrido do acidente ao atendimento. Desta forma observa-se que a confecção correta do protetor bucal minimiza traumas diretos e indiretos principalmente para as atividades de maior contato físico (MARINATO; RAMOS; PEREIRA, 2018). A odontologia desportiva é indispensável e responsável pela saúde humana, agindo no diagnostico, prevenção e tratamento das patologias orais do atleta, sendo a odontologia do esporte uma nova maneira de atuação para o cirurgião-dentista. No qual a ausência da saúde bucal pode influência   nas atividades, desenvolvimento esportivos do atleta, erosão dentária, cárie dentária é problemas periodontais, são comuns na sociedade esportiva muitos traumatismos orofaciais, conseguiria ser evitado se o atleta realizar o uso do dispositivo de proteção correta, com a devida orientação do profissional habilitado (ANDRADE, et al., 2017). Assim, a estratégia de evitar injurias orais e dentais e conscientizar o atleta de como evitá-las, colocando em prática o aprendizado e o que fazer caso aconteça, os esportistas devem ser incentivados a cumprir as recomendações referente ao uso do dispositivo de proteção bucal, este estimulo pode parti do cirurgião – dentista, treinador, pais e principalmente do atleta (MARTINS, 2015).

 

Os protetores bucais têm excelentes destaque para minimizar e eliminar tesões orofaciais. Para melhorar a eficiência deste dispositivo, é recomendado que o mesmo seja elaborado em consultório odontológico tendo como requisito a personalização do dispositivo para a cavidade oral de cada atleta, conforme os estudos tem demostrado, o protetor bucal confeccionado sobre medida oferece um nível de maior proteção e conforto que os semi-adaptados encontrados em loja de artigos esportivos (PIRES, 2015). Atualmente, é possível encontrar 4 tipos de protetores bucais: I, II, III e IV. O tipo I, pré-fabricados adquiridos em sites e lojas esportivas, são disponibilizados em 3 (três) tamanhos: pequeno, médio e grande. Devido ausência de adaptação adequada o mesmo acarreta desconforto ao atleta proporcionando dificuldade de respiração e fonação. O tipo II termoplásticos, conhecidos como (ferve e morde), também encontrados em lojas esportiva, nos tamanhos: pequeno, médio e grande. Sendo uma modificação do tipo I, o atleta deverá realizar o aquecimento do mesmo em água morna e levar a cavidade oral para uma possível adaptação. O tipo III personalizado sua confecção e realizado com o cirurgião-dentista através do modelo que será realizado o protetor em máquina à vácuo resultando conforto ao atleta, e desta forma não precisando se preocupar com adaptação, fonação e respiração. O tipo IV personalizado lâminado realizado pelo profissional cirurgião-dentista e suas camadas de laminas oferece um maior conforto ao atleta é o mesmo poderá colocar imagens, nome, símbolos de academia e múltiplas cores (SOUZA,2015).

Objetivo deste artigo foi verificar a quantidade de participantes, gênero, média de idade, tempo de treinamento antes da competição em meses, quantas horas de treinamento diário e o uso de protetores bucais pelos atletas de esporte de contato.

Biografia do Autor

Leonardo de Souza Martins

(Acadêmico do curso de Odontologia)

Twigg Mitsue Daltro Hayashida

(Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-27