Análise microbiológica de smartphones e possíveis riscos patológicos associados

  • Júlia Caroline Coelho Félix
  • Carolina Carnicel
  • Anna Lettycia Vieira dos Santos
Palavras-chave: Bacteriologia, Staphylococcus spp, Telefone celular

Resumo

Os seres humanos têm vivido uma realidade totalmente voltada para a tecnologia, sendo que os aparelhos celulares se tornaram uma ferramenta essencial no cotidiano da maior parte da população. No entanto, esse objeto de uso pessoal por ser pequeno se transforma em um aliado potente para o crescimento de várias espécies de microrganismos, pois o mesmo acaba ficando em contato constantemente com a boca, ouvidos e mãos dos usuários (TEIXEIRA; SILVA, 2017).

A contaminação do aparelho celular pode ocorrer quando o indivíduo que se encontra infectado ou até mesmo assintomático e o utiliza, pode ocorrer através do contato direto com partes do corpo ou indireto com aerossóis e por meio de gotículas de saliva e partículas que podem conter agentes infecciosos, que acabam se tornando veículos de disseminação ao entrar em contato com o esse objeto (ARAÚJO et al., 2017).

Segundo Nunes; Siliano (2016), devido a essa última forma de contaminação, esses dispositivos podem alojar diversas espécies de patógenos e acabam se transformando em uma fonte exógena de infecções. Pesquisas desenvolvidas revelaram que as bactérias mais comuns encontradas em amostras de aparelhos celulares foram Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus aureus.

Ao realizar análise microbiológica de amostras de aparelhos celulares, resultados positivos para microrganismos podem sugerir ausência de medidas de higienização suficientes para eliminar os patógenos presentes no dispositivo. Portanto, ao adotar a prática de higienização correta dos aparelhos, como a limpeza com álcool 70% e também a lavagem das mãos, é possível a diminuição da carga microbiana (SANTANA et al., 2019).

O objetivo principal do trabalho baseou-se em verificar a possível presença de microrganismos na superfície de aparelhos celulares através da análise de amostras coletas do mesmo, realizando levantamento qualitativo com o intuito de identificar as possíveis patologias a que os indivíduos estão expostos ao manusear aparelhos celulares sem higienizá-los de forma correta.

Biografia do Autor

Júlia Caroline Coelho Félix

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Farmácia do Centro Universitário do Vale do Araguaia – UNIVAR

Carolina Carnicel

Docente colaboradora do curso de Farmácia do Centro Universitário do Vale do Araguaia – UNIVAR

Anna Lettycia Vieira dos Santos

Docente orientadora Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro Universitário do Vale do Araguaia – UNIVAR

Publicado
2020-11-27