Análise sensorial

bolo sem glúten feito da biomassa da banana verde

  • Michelle Faria da Silva
  • Suiani Priscila Roewer
  • Eyd Evelyn Alves
Palavras-chave: Banana verde

Resumo

A doença celíaca é uma doença autoimune crônica do intestino delgado, que é causada por uma reação ao glúten em pessoas com predisposição genética (CAMPOS et al., 2018). Já a intolerância ao glúten é a incapacidade ou dificuldade que o organismo tem de digerir esta proteína que está presente nos cereais, como trigo, centeio, cevada e outros (QUEIROZ; SIMIONI; UGRINOVICH, 2020).

Inclusive por conta destas patologias podemos observar uma alta demanda de produtos isentos ao glúten, porém os valores não estão tão acessíveis quanto gostariam, por isso muitos estão buscando outras alternativas de consumo, inclusive pela banana verde, porque esta fruta neste estado é rica em carboidratos não digeríveis (celulose, hemicelulose e amido resistente). A banana verde também possui pontos positivos na culinária, pois sua biomassa é espessante e não apresenta sabor, podendo ser utilizada de diversas formas e preparações (FERNANDES et al., 2017; SANTOS et al., 2017).

Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta viável de consumo com boa aceitabilidade do bolo sem glúten feito da biomassa da banana verde, bem como sugerir receita isenta de glúten; quantificar a aceitabilidade deste produto, e propor uma receita alternativa para o consumo da biomassa da banana verde.

Biografia do Autor

Michelle Faria da Silva

Acadêmica do curso de Nutrição

Suiani Priscila Roewer

Docente co-orientadora no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Eyd Evelyn Alves

Docente orientadora no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-27