Atuação do farmacêutico na área da estética

satisfação e expectativas futuras

  • Natanyelle Fernandes Campos
  • Anna Lettycia Vieira dos Santos
  • Carolina Carnicel
Palavras-chave: Atenção Farmacêutica, Farmacêutico Esteta, Saúde

Resumo

Não é de hoje que existe uma constante busca e preocupação da população em manter a aparência e uma melhor qualidade de vida (SADICK, 2002). A saúde estética é uma área de atuação emergente que pode ser exercida por diversos profissionais da área da saúde, entre eles o farmacêutico (BECKER, 2015).

O farmacêutico é um profissional que pode atuar em mais de 70 diferentes áreas, e em 2013 através da Resolução nº 573 do Conselho Federal de Farmácia (CFF) a estética passou a fazer parte das atribuições clínicas destes profissionais (CFF, 2013; LIMA, 2017). O farmacêutico esteta é um profissional que dispõe de um amplo conhecimento nas ciências biológicas, cosmetologia, dermatologia, estética, clínica, terapêutica e administração dentro de um estabelecimento estético (BRANDÃO, 2014).

No entanto, conforme a RE 573/13, o farmacêutico pode realizar procedimentos estéticos desde que apresente certificado de conclusão de cursos de especialização na área da estética reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e CFF (LIMA, 2017).

Devido algumas dúvidas que foram surgindo a respeito dos procedimentos que os farmacêuticos estetas poderiam realizar, o CFF em 2015 publicou a Resolução nº 616 por meio da qual definiu os requisitos técnicos para o exercício do farmacêutico no âmbito da saúde estética, atribuindo ao farmacêutico esteta recursos terapêuticos invasivos não cirúrgicos, tais como, crio lipólise, aplicação de toxina botulínica, agulhamento e microagulhamento estético, preenchimento dérmico, intradermoterapia, mesoterapia entre outros (CFF, 2015; FERREIRA, 2016).

A profissão farmacêutica vem se destacando cada vez mais no mercado, em tal caso, com avanços tecnológicos que a estética demonstra o nível de segurança que os farmacêuticos sentem atuando em uma nova área é bastante animador e de alta confiança (ARAÚJO; PRADO, 2008). A importância da satisfação desses profissionais perante os procedimentos vai além da objetividade diante das inúmeras técnicas existentes na saúde estética utilizada para tratar não só o bem estar estético, mas também para uma melhor qualidade de vida (FERREIRA; LEMOS; SILVA, 2016).

Biografia do Autor

Natanyelle Fernandes Campos

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Farmácia do Centro Universitário do Vale do Araguaia – UNIVAR

Anna Lettycia Vieira dos Santos

Docente colaboradora do curso de Farmácia do Centro Universitário do Vale do Araguaia – UNIVAR, Barra do Garças/MT - Brasil. Mestre em Imunologia Parasitologia Básicas e Aplicadas pela UFMT, pós-graduada em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR, graduada em Farmácia pela UFMT

Carolina Carnicel

Docente orientadora Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro Universitário do Vale do Araguaia – UNIVAR, Barra do Garças/MT - Brasil. Carolina Carnicel/Farmacêutica Bioquímica/UFMT/Especialista em Saúde Pública e Farmácia Cínica (UNIMB)/Docente no Ensino Superior (UNIVAR)- Centro Universitário/ Mestre em Ciência de Materiais (UFMT)

Publicado
2020-11-27