Avaliação da assistência de enfermagem associada á qualidade de vida de pacientes insuficientes renais crônicos hemodialisados.

  • Cheila Batista Santos
  • Rejane Martins Vieira
Palavras-chave: Bem-estar, Enfermeiros, Hemodiálise

Resumo

A insuficiência renal crônica (IRC) condiz na perda dos rins em efetuar suas funções básicas de forma irreversível, sua progressão pode ser devagar e de maneira gradual. Quando há perda habitual de só 10 a 12 % da função dos rins, eles são tratados com medicamentos e dieta. Portanto quando menores que os valores mencionados, são necessárias a implementação de outra forma de tratamento, como por exemplo, diálise, hemodiálise ou transplante renal. Desses o mais utilizado é a hemodiálise que é um tratamento onde uma máquina faz o trabalho do rim doente que é eliminar líquidos e toxinas do corpo (MACHADO; PINHATI, 2014).

Os pacientes com insuficiência renal e sujeitos a hemodiálise sofrem alterações físicas, psicológicas, sexuais e mudanças na qualidade de vida, que superam o aspecto biológico e contorna a situação social, política, cultural e familiar, assim, deve se pensar no paciente e nos seus familiares, conforme o contexto processo-doença aguda ou crônica, processo que não é apenas a mudança no estilo de vida, mas também na aceitação da FAV. E os profissionais de saúde devem estar aptos para essa fase de defrontação (MANIVA; FREITAS, 2010).

Assim, esse trabalho tem como objetivo analisar e avaliar a qualidade de vida e o papel da enfermagem aos pacientes com insuficiência renal crônica, bem como evidenciar a mudança no estilo de vida, identificando os fatores físicos e psicológicos que afetam os pacientes, o impacto da escolaridade na progressão da doença, elucidando os sinais e sintomas decorrentes da mesma, a sobrevida dos entrevistados após o tempo diagnóstico e o conhecimento acerca da importância do acompanhamento da equipe de enfermagem antes do diagnóstico.

Biografia do Autor

Cheila Batista Santos

Acadêmica do curso de Enfermagem

Rejane Martins Vieira

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-27