Avaliação dos fatores de risco para doenças cardiovasculares em idosos de um município do interior de Goiás

  • Ana Carolina Santana Silva
  • Nasciane Corrêa Devotte
Palavras-chave: Envelhecimento, Patologias Cardiovasculares, Fisioterapia

Resumo

As doenças cardiovasculares (DCVs) são aquelas as quais tem como características o comprometimento do sistema circulatório acarretando disfunções nos vasos sanguíneos e coração, podendo provocar restrições, dependências e óbitos (RIBEIRO; COTTA; RIBEIRO, 2012).

As patologias cardiovasculares possuem uma relação direta com o envelhecimento, onde as pessoas mais acometidas por essas morbidades são com idade acima de 60 anos. As alterações pertinentes não se apresentam em uma idade exclusiva como também não acometem no mesmo ritmo em todos as pessoas (SOUSA, 2019).

Simão et al., (2013) ressaltam que as DCVs correspondem um amplo problema de saúde pública, tornando-se considerável indicador de mortalidade no mundo todo. Diversos estudos epidemiológicos revelaram que a maior parte dessas patologias ocorre devido à exposição de um conjunto de fatores de riscos que podem ser modificáveis e/ou não modificáveis.

Logo Simão et al., (2013) afirmam que o conhecimento dos fatores que levam a desenvolver as DCVs e o controle dos mesmos são de suma importância pois torna o passo principal para que as pessoas adotem práticas de vida saudáveis diminuindo a ocorrência dessas doenças

Mendonça; Hamasaki; Rodrigues, (2016) relatam que a fisioterapia contribui de maneira ativa na saúde da população, pois desenvolve ações preventivas e educativas para que as pessoas adotem hábitos saudáveis, com objetivo de previr a instalação de determinadas doenças, combater fatores já instalados, reduzir o índice de mortalidade e número de leitos hospitalares.

Considerando a importância do conhecimento das doenças cardiovasculares e por ser um grande fator que gera insuficiência aos indivíduos afetados, a pesquisa tem como objetivo identificar os fatores de riscos para o desenvolvimento das DCVs, realizar a avaliação cognitiva baseada no Mini Exame do Estado Mental (MEEM), a fim de orientá-los quanto à importância do conhecimento desses fatores e da prevenção, identificar o conhecimento dos participantes em relação aos fatores de risco que levam a desenvolver doenças cardiovasculares e investigar qual o mais predominante na população de estudo em geral.

Biografia do Autor

Ana Carolina Santana Silva

Acadêmico do curso de Fisioterapia

Nasciane Corrêa Devotte

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-27