CÂNCER DE BOCA

UMA ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

  • Andresson Antônio Lazzarin Duarte
  • Alexandre Pena Corrêa Bittencourt
Palavras-chave: Atenção primária à saúde, Odontologia, Saúde bucal

Resumo

O Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima que no biênio 2018/2019 foram registrados cerca de 634.880 novos casos de câncer em todo o Brasil, dentre estes 15.190 são na cavidade oral. Dentre todos os cânceres que incidem na região de cabeça e pescoço, cerca de 40% ocorrem na cavidade bucal. Dados do INCA demonstraram que o câncer bucal ocupa o quinto lugar de incidência entre todos os tipos de câncer nos homens, com 11.180 de casos e o sétimo entre as mulheres com 4.010, o que levou ao número de 5.898 óbitos (INCA, 2020).

Em cerca de 50% dos casos, o diagnóstico é feito em estágio avançado da doença, porém, o diagnóstico precoce e o acesso à assistência adequada, em tempo oportuno, podem aumentar as taxas de sobrevida e diminuir as mutilações, as deformidades e os longínquos tratamentos que comprometem a qualidade de vida do indivíduo e de sua família (BONFANTE et al., 2014).

A criação de ações de promoção de saúde é indispensável na busca de autonomia dos cidadãos. E para aumentar esta autonomia toda a equipe de saúde deve fazer um esforço simultâneo, criando práticas que estimulem o autocuidado dos pacientes, famílias e toda comunidade. Um exemplo claro seria a implantação de uma política de eliminação do tabagismo (DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL, 2004).

O crescente número de novos casos de câncer na cavidade oral expressa a necessidade do surgimento de novas estratégias na atenção primária de saúde, como ações ou iniciativas que possam reduzir a incidência e a prevalência da doença, modificando os hábitos da comunidade, buscando interromper ou diminuir os fatores de risco como o tabaco, o álcool e a exposição solar dos lábios, antes mesmo que a doença se instale (ARAÚJJO et al., 2019).  

Esse trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias para a prevenção do câncer bucal em unidades de atenção primaria.

Biografia do Autor

Andresson Antônio Lazzarin Duarte

Acadêmico do curso de Odontologia

Alexandre Pena Corrêa Bittencourt

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-27