Correlação do diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica com o desencadeamento da insuficiência renal crônica
Resumo
O aumento crescente do número de diagnósticos está relacionado com a prevalência de algumas patologias de base (RIBEIRO et al., 2014). O diabetes mellitus (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS) são as principais causas de falência renal no Brasil (PEREIRA et al., 2014), o que preocupa as redes de saúde, pois o índice de diagnóstico dessas patologias é crescente. (HADDAD, 2016).
O enfermeiro possui papel importante na prevenção dessas doenças evitáveis, realizando ações de educação em saúde evidenciando a população os fatores de risco para o desenvolvimento das mesmas, além de incentivar a adesão do tratamento aos pacientes já diagnosticados com DM e HAS e fazer rastreamento de novos casos para prevenção de complicações renais. (PAULA; ANDRADE, 2012).
Destacou-se a relação entre as doenças de base e o desenvolvimento da insuficiência renal crônica, os fatores relacionais para o desenvolvimento da insuficiência renal crônica, as causas do desenvolvimento de patologias de base na sociedade, o público mais acometido com insuficiência renal crônica, o nível de conhecimento dos portadores de insuficiência renal crônica em relação os fatores que acarretam a falência renal, a importância dos profissionais de enfermagem para prevenção de patologias de base e seus agravos.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.