Diagnóstico Diferencial do Cisto do Ducto Nasopalatino

  • Andressa da Costa Sousa
  • Bruno Gomes da Silva
Palavras-chave: Anatomia, Cisto não Odontogênico, Patologia, Tratamento

Resumo

Cistos são cavidades patológicas da região oral e maxilofacial cheias de líquido secretada por células que recobrem a cavidade ou pelo tecido circundante (HUAYLINOS, 2016). O cisto do ducto nasopalatino é o de maior prevalência na classificação dos cistos não odontogênicos (OLIVEIRA et al., 2013). Também apresenta como o mais comum da cavidade oral que acomete 73% dos casos, entretanto é uma patologia rara afetando 1% dos indivíduos (SPINELLI; SILVA; MARSON, 2017). Dentre os fatores etiológicos temos trauma na região dos incisivos durante o processo mastigatório, mal adaptação de prótese, infecção causada por bactérias e glândulas salivares adjacentes menores contendo mucosidade retida (DANTAS et al., 2014).

É de suma importância que o cirurgião dentista conheça as características clínicas e radiográficas do cisto do ducto nasopalatino, para que o mesmo estabeleça o diagnóstico preciso desta patologia, e saiba qual o tratamento cirúrgico adequado de acordo com a sua evolução.

Assim, este trabalho tem como objetivo geral descrever características clínicas, radiográficas, histológicas, tratamento e prognóstico do cisto do ducto nasopalatino, bem como apresentar seus prováveis diagnósticos diferenciais.

Biografia do Autor

Andressa da Costa Sousa

Acadêmica do Curso de Odontologia no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Bruno Gomes da Silva

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-28