Efeitos de um programa de ginástica laboral em trabalhadores de uma unidade básica de saúde de um município do interior de Goiás

  • Eliene Sousa de Jesus
  • Daianne Camargos da Silva
Palavras-chave: Fisioterapia Preventiva, Saúde do Trabalhador, Exercício Físico

Resumo

A Ginástica Laboral (GL) não é uma técnica atual, seus primeiros registros ocorreram na Polônia no ano de 1925, onde os trabalhadores se exercitavam com uma interrupção adaptada, assim conhecida como Ginastica de Pausa. Entretanto a Ginástica Laboral só desenvolveu em 1928 no Japão, onde operários dos correios participavam de sessões de Ginástica Laboral diariamente, tendo em vista a descontração e a prevenção de doenças (PIERINA; GASPAROTTO, 2018).

A GL é uma prática de atividade realizada no ambiente de trabalho com duração média de 10 a 15 minutos criando um espaço para melhorar a capacidade física dos mesmos, reduzindo a monotonia das tarefas repetitivas e prevenindo o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho como também na redução de acidentes, alivio de fadigas muscular aumentando a qualidade de vida. (TEIXEIRA; DA SILVA DELATORRI, 2018).

Baseada em exercícios para flexibilidade, relaxamento muscular e complementada com atividade lúdica, a ginástica laboral é uma atividade que trabalha não somente o corpo como também a mente, estimulando um autoconhecimento, melhorando a autoestima, além de proporcionar melhor relacionamento interpessoal dos que convivem no mesmo meio (CORDEIRO; BENETTI; ALONSO, 2017).

Os exercícios não têm por finalidade levar o indivíduo a fadiga como ocorre nas academias, pois são leves e de curta duração, favorecendo assim um melhor condicionamento e desempenho físico, melhorando o posicionamento frente aos locais de trabalho nas empresas e consciência tanto postural quanto corporal, sendo ela classificada em três tipos: Preparatória, Compensatória e de Relaxamento (AGUIAR, et al, 2017).

A GL não traz benefícios somente para o trabalhador, mas também para empresa, pois leva a diminuição dos casos de LER/DORT, favorece menos custos gastos médicos, diminui acidentes no trabalho, proporciona modificação nos hábitos de vida e o mais importante para as empresas eleva a produtividade e lucro (SOARES et al., 2019).

Desta forma a pesquisa tem como objetivo verificar se a Ginástica Laboral implantada no ambiente de trabalho contribui para uma melhora na qualidade de vida dos trabalhadores, verificar se o programa de Ginástica Laboral contribui para redução de dores, identificar se após a implantação houve melhoria no relacionamento interpessoal, além de identificar qual parte do corpo os funcionários sentem mais desconforto durante a jornada de trabalho.

Biografia do Autor

Eliene Sousa de Jesus

Acadêmico do curso de Fisioterapia

Daianne Camargos da Silva

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-28