Impacto da pandemia de covid-19 sobre o estado nutricional dos pacientes atendidos no ambulatório de nutrição do Univar
Resumo
A pandemia de COVID-19 vem causando um grande impacto em todo o mundo e o Brasil é considerado um dos países mais severamente afetados, com um grande número de pessoas infectadas e uma alta mortalidade (OPAS, 2020; WHO, 2020). Assim, o isolamento social foi adotado como medida preventiva, sendo considerado pela OMS a estratégia mais eficiente no combate à pandemia do COVID-19, e trouxe uma série de reconfigurações da vida social (ARMITAGE e NELLUMS, 2020).
O isolamento tem propiciado a redução do gasto energético e consequentemente o aumento da ingestão calórica. Essa interação poderá ter como consequência o aumento do peso corporal associado a prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e em pacientes com obesidade grave, esse ganho ponderal pode representar um sério risco à saúde (RODRIGUES et al, 2020).
Pensando nas patologias crônicas que podem ser desenvolvidas ou agravadas pelo consumo de alimentos considerados não saudáveis bem como as alterações do estado nutricional e o sedentarismo expressivo nesse isolamento social, este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto da pandemia de Covid-19 sobre o tratamento nutricional de pacientes atendidos no ambulatório de nutrição do UNIVAR.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.