Impacto da pandemia de covid-19 sobre o estado nutricional dos pacientes atendidos no ambulatório de nutrição do Univar

  • Anna Beatriz Moreira da Silva Ribeiro
  • Sara Morgana Forgerini
Palavras-chave: IMC, Isolamento social, Nutrição

Resumo

A pandemia de COVID-19 vem causando um grande impacto em todo o mundo e o Brasil é considerado um dos países mais severamente afetados, com um grande número de pessoas infectadas e uma alta mortalidade (OPAS, 2020; WHO, 2020). Assim, o isolamento social foi adotado como medida preventiva, sendo considerado pela OMS a estratégia mais eficiente no combate à pandemia do COVID-19, e trouxe uma série de reconfigurações da vida social (ARMITAGE e NELLUMS, 2020).

O isolamento tem propiciado a redução do gasto energético e consequentemente o aumento da ingestão calórica. Essa interação poderá ter como consequência o aumento do peso corporal associado a prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e em pacientes com obesidade grave, esse ganho ponderal pode representar um sério risco à saúde (RODRIGUES et al, 2020).

Pensando nas patologias crônicas que podem ser desenvolvidas ou agravadas pelo consumo de alimentos considerados não saudáveis bem como as alterações do estado nutricional e o sedentarismo expressivo nesse isolamento social, este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto da pandemia de Covid-19 sobre o tratamento nutricional de pacientes atendidos no ambulatório de nutrição do UNIVAR.

Biografia do Autor

Anna Beatriz Moreira da Silva Ribeiro

Acadêmica do curso de Nutrição

Sara Morgana Forgerini

Docente orientadora no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-28