Importância da fisioterapia no tremor essencial
Resumo
O tremor essencial (TE) é uma das patologias do movimento mais comum (PAHWA; LYONS, 2003). Pode acontecer em qualquer idade (LOUIS; DURE; PULLMAN, 2001). Os sintomas são percebidos quando a pessoa mantém os braços estendidos no ar, ou realiza movimentos finos como segurar um copo ou escrever.
Apesar de ser um distúrbio neurológico com desenvolvimento lento, não influência na expectativa de vida, no entanto, sua etiologia não é totalmente conhecida. Segundo Bain et al (1994) o desenvolvimento do TE possa ser genético, podendo ser observador em um familiar, nesse contexto os sintomas estão presentes na infância e permanecem no decorrer da vida.
Segundo Vancer; Ulanowski; Danzl (2019) o tremor pode intensificar com ansiedade, estresse e em situações envolvendo interação com outras pessoas. Dessa forma a depressão e ansiedade são comuns entre pessoas com TE (TROSTER et al., 2005).De acordo com Heldman et al (2011) o TE pode ter conseqüenciais psicológicas, sobre tudo quando acontecem em público.
O tratamento bastante utilizado nos casos de TE são medicamentosos via oral com Primidona e o Propranalol, todavia, somente uma parte dos indivíduos tem a intensidade do tremor diminuída, vários pacientes não reagem aos medicamentos, e os que reagem podem não ter benefícios no dia a dia, na maioria dos fármacos utilizados em longo prazo tem evidencias desconhecida, os efeitos colaterais colaboram para um grande índice de abandono aos fármacos (SHANKER, 2019).
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito da fisioterapia em portadores de tremor essencial, identificar o impacto na qualidade de vida que o tremor essencial pode causar no dia a dia, verificar o resultado dos exercícios para ganho de força e habilidades motoras fina.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.