Importância da fisioterapia no tremor essencial

  • Larissa Barbosa Souza
  • Bruno Fernando Cruz Lucchetti
Palavras-chave: Distúrbio neurológico, Qualidade de vida, Tratamento fisioterapêutico

Resumo

O tremor essencial (TE) é uma das patologias do movimento mais comum (PAHWA; LYONS, 2003). Pode acontecer em qualquer idade (LOUIS; DURE; PULLMAN, 2001). Os sintomas são percebidos quando a pessoa mantém os braços estendidos no ar, ou realiza movimentos finos como segurar um copo ou escrever.

Apesar de ser um distúrbio neurológico com desenvolvimento lento, não influência na expectativa de vida, no entanto, sua etiologia não é totalmente conhecida. Segundo Bain et al (1994) o desenvolvimento do TE possa ser genético, podendo ser observador em um familiar, nesse contexto os sintomas estão presentes na infância e permanecem no decorrer da vida. 

Segundo Vancer; Ulanowski; Danzl (2019) o tremor pode intensificar com ansiedade, estresse e em situações envolvendo interação com outras pessoas. Dessa forma a depressão e ansiedade são comuns entre pessoas com TE (TROSTER et al., 2005).De acordo com Heldman et al (2011) o TE pode ter conseqüenciais psicológicas, sobre tudo quando acontecem em público.

O tratamento bastante utilizado nos casos de TE são medicamentosos via oral com Primidona e o Propranalol, todavia, somente uma parte dos indivíduos tem a intensidade do tremor diminuída, vários pacientes não reagem aos medicamentos, e os que reagem podem não ter benefícios no dia a dia, na maioria dos fármacos utilizados em longo prazo tem evidencias desconhecida, os efeitos colaterais colaboram para um grande índice de abandono aos fármacos (SHANKER, 2019).

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito da fisioterapia em portadores de tremor essencial, identificar o impacto na qualidade de vida que o tremor essencial pode causar no dia a dia, verificar o resultado dos exercícios para ganho de força e habilidades motoras fina.

Biografia do Autor

Larissa Barbosa Souza

Acadêmico do curso de fisioterapia no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Bruno Fernando Cruz Lucchetti

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-28