Nível de adesão aos tratamentos convencionais no manejo da obesidade

  • Marina de Cesaro Schwantes
  • Érika Marina Neif
  • Josemar Antonio Limberger
Palavras-chave: Dietas restritivas, Condutas nutricionais, Sobrepeso

Resumo

Nas últimas décadas, pode se perceber o aumento crescente na prevalência de obesidade. Com isso, grande parcela da população tem se interessado no emagrecimento, manutenção da saúde e prevenção de doenças através da alimentação, favorecendo uma maior busca por dietas. Atualmente, dietas restritivas e prática de exercícios físicos ainda são os tratamentos mais procurados e indicados para indivíduos obesos (JOB; DE OLIVEIRA SOARES, 2019).

No caso do tratamento da obesidade, a dieta sugerida geralmente corresponde a mesma adequação de indivíduos saudáveis, exceto em relação as calorias, onde geralmente recomenda-se um déficit calórico de 500 a 1000kcal diárias (MAHAN, 2013). Entretanto, apesar de todo esforço investido no combate à obesidade, o enfoque voltado quase exclusivamente na perspectiva biológica de balanço energético, onde se é estabelecido uma relação simplista entre gasto versus consumo de energia, não tem demonstrado muita eficiência, principalmente a longo prazo ALVARENGA, 2019).

Contudo, faz-se necessário o aprimoramento da abordagem realizada, buscando abranger toda a complexidade que envolve o ser humano, incluindo o contexto biológico, psicológico, social e emocional (ALVARENGA, 2019).

Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo principal identificar as principais dificuldades encontradas por indivíduos obesos na adesão ao tratamento nutricional, utilizando a determinação das principais condutas nutricionais utilizadas no manejo da obesidade, e analisando o grau de adesão a tais condutas e resultados obtidos.

Biografia do Autor

Marina de Cesaro Schwantes

Acadêmico do curso de Nutrição

Érika Marina Neif

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Josemar Antonio Limberger

Docente co-orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-28