Oficina de educação em saúde

elaboração de material educativo para a prevenção do câncer de boca em barra do Garças – MT

  • Lucimar Rodrigues Cabral
  • Alexandre Pena Corrêa Bittencourt
Palavras-chave: Autoexame, Diagnóstico, Informação, Patologia bucal

Resumo

O câncer de boca é uma manifestação anormal que se define como um distúrbio patológico de caráter agressivo aos tecidos bucais. Quando diagnosticado inicialmente, as chances de cura são superiores a 85%, porém mais de 50% dos casos de câncer bucal são diagnosticados em estágio avançado da doença e as regiões de borda lateral de língua, lábio inferior, assoalho de boca e orofaringe são as estruturas mais acometidas pelo câncer bucal. (INCA, 2020).

A região anatômica contagiada influencia na sobrevida dos pacientes infectados, através de estudos realizados, comprovou-se que os tumores localizados na região de orofaringe apresentaram piores índices de sobrevida, já na região de lábio teve melhores índices, conceitos esses que deveriam ser empregados de forma sistematizada nas atividades de educação em saúde, porém a maioria da população desconhece tal fato. (MORO et al., 2018).

O autoexame bucal apontado como uma excelente estratégia para o diagnóstico do câncer bucal em fase inicial proporciona um quadro significativo no prognóstico do paciente, sendo uma ferramenta acessível a todos, já que para sua realização, o indivíduo só precisa de um ambiente bem iluminado e um espelho e saber realizar o autoexame que permitirá o reconhecimento precoce de lesões bucais ou na prevenção sendo de responsabilidade tanto do cirurgião-dentista (CD) por ser o profissional capacitado, como do paciente, que é a pessoa de maior interesse na manutenção da saúde própria, desde que este seja adequadamente instruído para tal. (SILVA et al., 2018).

Este trabalho teve como objetivo geral, promover educação em saúde por meio de estratégias aplicadas para os cuidados da saúde bucal na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca bem como, capacitar a equipe de saúde da UBS sobre prevenção do câncer de boca; confeccionar material educativo para estratégias de prevenção do câncer bucal; instruir a comunidade a respeito da importância da prática do autoexame de boca na prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal; ensinar a técnica para a prática do autoexame bucal regularmente; distribuir material educativo sobre a prevenção do câncer de boca; informar, conscientizar, orientar e motivar a comunidade da importância de consultar periodicamente o CD.

Biografia do Autor

Lucimar Rodrigues Cabral

Acadêmico do curso de Odontologia

Alexandre Pena Corrêa Bittencourt

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-28