Oficina de educação em saúde
elaboração de material educativo para a prevenção do câncer de boca em barra do Garças – MT
Resumo
O câncer de boca é uma manifestação anormal que se define como um distúrbio patológico de caráter agressivo aos tecidos bucais. Quando diagnosticado inicialmente, as chances de cura são superiores a 85%, porém mais de 50% dos casos de câncer bucal são diagnosticados em estágio avançado da doença e as regiões de borda lateral de língua, lábio inferior, assoalho de boca e orofaringe são as estruturas mais acometidas pelo câncer bucal. (INCA, 2020).
A região anatômica contagiada influencia na sobrevida dos pacientes infectados, através de estudos realizados, comprovou-se que os tumores localizados na região de orofaringe apresentaram piores índices de sobrevida, já na região de lábio teve melhores índices, conceitos esses que deveriam ser empregados de forma sistematizada nas atividades de educação em saúde, porém a maioria da população desconhece tal fato. (MORO et al., 2018).
O autoexame bucal apontado como uma excelente estratégia para o diagnóstico do câncer bucal em fase inicial proporciona um quadro significativo no prognóstico do paciente, sendo uma ferramenta acessível a todos, já que para sua realização, o indivíduo só precisa de um ambiente bem iluminado e um espelho e saber realizar o autoexame que permitirá o reconhecimento precoce de lesões bucais ou na prevenção sendo de responsabilidade tanto do cirurgião-dentista (CD) por ser o profissional capacitado, como do paciente, que é a pessoa de maior interesse na manutenção da saúde própria, desde que este seja adequadamente instruído para tal. (SILVA et al., 2018).
Este trabalho teve como objetivo geral, promover educação em saúde por meio de estratégias aplicadas para os cuidados da saúde bucal na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca bem como, capacitar a equipe de saúde da UBS sobre prevenção do câncer de boca; confeccionar material educativo para estratégias de prevenção do câncer bucal; instruir a comunidade a respeito da importância da prática do autoexame de boca na prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal; ensinar a técnica para a prática do autoexame bucal regularmente; distribuir material educativo sobre a prevenção do câncer de boca; informar, conscientizar, orientar e motivar a comunidade da importância de consultar periodicamente o CD.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.