Pré-natal odontológico

cuidados com a gestante e o bebê

  • Jackeliny Cristina Fernandes da Silva
  • Alexandre Pena Correia Bittencourt
Palavras-chave: Educação em saúde bucal, Gravidez, Higiene, Orientação

Resumo

O pré-natal odontológico é um acompanhamento da gestante pelo Cirurgião Dentista. Neste pré-natal, buscam-se conhecer a realidade da gestante (seus hábitos, como realiza sua higienização bucal e alimentação diária) e orientá-las sobre os cuidados de sua saúde e da saúde do bebê no período da gestação. Nessa fase da vida da mulher ela necessita de uma atenção odontológica especial, cuidando não só de uma vida, mas de duas, desta forma o Cirurgião Dentista deve ter um conhecimento amplo sobre o assunto orientando a paciente e deixando-a mais confiante e segura, afirma (OLIVEIRA et al., 2014).

Durante o acompanhamento do pré-natal odontológico o Cirurgião Dentista realiza vários tipos de procedimentos entre eles: atendimentos de pequena complexidade (profilaxia, aplicação de flúor, remoção de placa e cálculo), e procedimentos mais complexos (exodontia, tratamento endodôntico), conforme a necessidade da paciente sempre levando em consideração a saúde da mãe e do bebê.

Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um programa de prevenção e orientação, visando à importância de realizar o pré-natal odontológico, bem como desenvolver ações de educação em saúde, sobre a importância do pré-natal odontológico e os cuidados que mãe deve ter com o bebê; solucionar as dúvidas das gestantes sobre o pré-natal odontológico; orientar as gestantes sobre alimentação saudável e a importância dos exercícios físicos durante a gestação; e apresentar as gestantes a forma correta da higienização bucal suas e dos bebês.

Biografia do Autor

Jackeliny Cristina Fernandes da Silva

Acadêmica do curso de Odontologia

Alexandre Pena Correia Bittencourt

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-28