Pré-natal odontológico
cuidados com a gestante e o bebê
Resumo
O pré-natal odontológico é um acompanhamento da gestante pelo Cirurgião Dentista. Neste pré-natal, buscam-se conhecer a realidade da gestante (seus hábitos, como realiza sua higienização bucal e alimentação diária) e orientá-las sobre os cuidados de sua saúde e da saúde do bebê no período da gestação. Nessa fase da vida da mulher ela necessita de uma atenção odontológica especial, cuidando não só de uma vida, mas de duas, desta forma o Cirurgião Dentista deve ter um conhecimento amplo sobre o assunto orientando a paciente e deixando-a mais confiante e segura, afirma (OLIVEIRA et al., 2014).
Durante o acompanhamento do pré-natal odontológico o Cirurgião Dentista realiza vários tipos de procedimentos entre eles: atendimentos de pequena complexidade (profilaxia, aplicação de flúor, remoção de placa e cálculo), e procedimentos mais complexos (exodontia, tratamento endodôntico), conforme a necessidade da paciente sempre levando em consideração a saúde da mãe e do bebê.
Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um programa de prevenção e orientação, visando à importância de realizar o pré-natal odontológico, bem como desenvolver ações de educação em saúde, sobre a importância do pré-natal odontológico e os cuidados que mãe deve ter com o bebê; solucionar as dúvidas das gestantes sobre o pré-natal odontológico; orientar as gestantes sobre alimentação saudável e a importância dos exercícios físicos durante a gestação; e apresentar as gestantes a forma correta da higienização bucal suas e dos bebês.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.