Prescrição farmacêutica

uma análise do conhecimento dos profissionais farmacêuticos da cidade de Barra do Garças-MT

  • Gislene Ribeiro dos Santos
  • Anna Lettycia Vieira dos Santos
  • Gisele Almeida Amaral Fonseca
Palavras-chave: Prescrição Farmacêutica, Atenção Farmacêutica, Conhecimento farmacêutico.

Resumo

A prescrição farmacêutica é o ato onde o farmacêutico determina uma farmacoterapia para ajudar na recuperação do paciente, assim sendo, a prescrição farmacêutica é uma forma de documentar de forma oficial o atendimento aos indivíduos para fortalecer o reconhecimento do exercício clínico do farmacêutico levando sempre em consideração a promoção e prevenção da saúde (SILVA, 2019).

Ribeiro (2017) afirma: “O farmacêutico clínico não veio para tomar o lugar do médico, mas para intermediar a relação entre pacientes e médicos.” O farmacêutico tem como objetivo auxiliar no tratamento médico, obtendo benefícios da farmacoterapia, minimizando os riscos causados pelo mau uso de medicamentos e falta de informações. Desta forma, suas habilidades são de suma importância para as necessidades da saúde da população.

A qualificação do profissional farmacêutico é fundamental para transformar a imagem e a percepção que a sociedade tem a respeito da atenção farmacêutica, levando a uma conscientização coletiva de que a farmácia também é um local de acesso à atenção à saúde assim como qualquer outro estabelecimento promovendo ações necessárias para atender da melhor forma possível a população, portanto o farmacêutico deve sempre se atualizar e procurar se especializar, para estar apto a “consultar” seus pacientes de forma correta dentro das normativas (ROCHA et al., 2010).

Neste sentido, está pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos farmacêuticos de Barra do Garças-MT em relação à prescrição farmacêutica. Verificar se há execução de atenção farmacêutica pelos Farmacêuticos locais; e identificar os conhecimentos das atribuições clinica dos Farmacêuticos; Comparar a formação acadêmica dos Farmacêuticos.

  1. Metodologia

Trata-se de um estudo analítico observacional de corte transversal, cuja essência está na observação do conhecimento dos Farmacêuticos atuantes. A pesquisa foi realizada no município de Barra do Garças, localizado na Região Centro-Oeste, no estado de Mato Grosso. Esse município conta com o número estimado de 61.135 habitantes, em 2020 (IBGE, 2020). A amostra foi realizada com os farmacêuticos atuantes nas farmácias e drogarias, composta por 32 estabelecimentos, no período de 15 de agosto a 15 de setembro de 2020.

No que se refere à coleta de dados, foi realizada por meio de questionário virtual, somente com questões fechadas, que “apresenta-se ao respondente um conjunto de alternativas de resposta para que seja escolhida a que melhor representa sua situação ou ponto de vista” (ABEC, 2015 p.21). A ferramenta utilizada foi o Google formulários® - é um aplicativo do Google®. A análise dos dados e de caráter quantitativo, obtidos através de questionários com respostas objetivas. Os dados estão representados através de gráficos com auxílio do Microsoft Office Excel.

Os aspectos éticos foram respeitados, onde os participantes assinaram virtualmente o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) baseado nas diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos contidas na resolução CNS (Conselho Nacional de Saúde) N° 466/2012.

Biografia do Autor

Gislene Ribeiro dos Santos

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Farmácia do Centro Universitário do Vale do Araguaia – UNIVAR

Anna Lettycia Vieira dos Santos

Docente colaboradora do curso de Farmácia Centro Universitário do Vale do Araguaia – UNIVAR

Gisele Almeida Amaral Fonseca

Docente orientadora Curso de Bacharelado em Farmácia, do Centro Universitário do Vale do Araguaia – UNIVAR. Farmacêutica, mestre em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas

Publicado
2020-11-28