PREVALÊNCIA DE LESÕES EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO EM ACADEMIAS DE BARRA DO GARÇAS

  • Bruna Vilela dos Santos
  • Daianne Camargos da Silva
Palavras-chave: Atividade física, Lesões desportivas, Treinamento esportivo

Resumo

Praticar exercícios regularmente é um fator importante na prevenção de doenças e uma ferramenta estratégica para a manutenção de um padrão de vida saudável (OLIVEIRA et al., 2018).

A musculação está relacionada aos benefícios da prática de exercícios físicos regulares. Para os atletas e aqueles que desejam apenas se manter saudáveis, a musculação como método de exercício físico está tendo cada vez mais repercussões (SOARES; SILVA, 2018), sendo uma modalidade de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo, a contração pode ser aplicada da forma isométrica ou isotônica, contínua ou intervalada, suave ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios. Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação um exercício físico altamente mutável que pode ser usada para diferentes finalidades como no ambiente competitivo, profilático, terapêutico, recreativo, estético e de preparação física (MACIEL et al., 2019).

Motivados pela ânsia de alcançar objetivos rápidos, muitos indivíduos acabam se submetendo a realização de exercícios sem entender de que maneira a execução destes influenciará nas suas estruturas corporais, o que pode resultar em implicações negativas ao organismo. É importante termos consciência que, apesar de proporcionar muitos benefícios a quem pratica, exercícios físicos realizados de forma incorreta ou exagerada podem causar problemas de saúde, entre os quais, o surgimento ou a acentuação de lesões já estabelecidas (RAMOS; FARIAS; BELFORT, 2016).

A musculação assim como outras modalidades também possui seus riscos, quando praticada de maneira incorreta sem um acompanhamento de um profissional e um programa de treinamento individualizado, sendo assim é evidente a importância de uma orientação adequada principalmente na prescrição e acompanhamento das atividades que envolvem treinamento resistido, evitando lesões ósseas, musculares, ligamentares, entre outras (SOARES; SILVA, 2018)

As lesões provenientes da prática de exercício físico são definidas como lesões desportivas e geralmente estão associadas a excesso de treinamento, manuseio incorreto de equipamentos, e execução incorreta de movimentos (RAMOS; FARIAS; BELFORT, 2016).

O fisioterapeuta é um dos profissionais indicados para a realização da avaliação postural sendo recomendado que acompanhe o treinamento esportivo, visando à prevenção de possíveis lesões e alterações posturais. Isto, juntamente com o educador físico, através de um trabalho multidisciplinar, trará benefícios ao praticante (CASTRO et al., 2015).

Diante do exposto, é interessante que os profissionais tenham o conhecimento dos fatores que levam ao desenvolvimento de lesões em praticantes de musculação, deste modo, identificando as lesões mais frequentes nesta população, para que assim estabeleça medidas preventivas de acordo com as individualidades de cada sujeito, a fim de buscar diminuir esse evento desfavorável ao praticante, e direcionar uma melhor execução da atividade.

Assim esta pesquisa tem como objetivo, investigar a prevalência de lesões em praticantes de musculação em academias de Barra do Garças, bem como investigar as lesões mais comuns na musculação, identificar quais os segmentos corporais mais acometidos e verificar se as lesões são mais frequentes em pessoas do sexo masculino ou feminino.

Biografia do Autor

Bruna Vilela dos Santos

Acadêmico do curso de fisioterapia

Daianne Camargos da Silva

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-28