Reeducação alimentar
principais dificuldades relatadas por mulheres com sobrepeso e obesidade atendidas no ambulatório de nutrição do Univar
Resumo
A reeducação alimentar é um procedimento diretamente relacionado com a educação nutricional, pois direciona o indivíduo para a incorporação de hábitos alimentares e nutricionais adequados, respeitando seus valores, crenças e condições sociais (LINDEN, 2011). O objetivo da reeducação alimentar é orientar o indivíduo em relação aos novos hábitos alimentares e aos alimentos que possuem maior valor nutricional e calorias em quantidades específicas para cada pessoa, levando em consideração seu peso, idade, gênero e estado nutricional ou patológico (MARCHINI e OLIVEIRA, 2008).
A reeducação alimentar tem sido eficaz no tratamento da obesidade por mudar os hábitos do indivíduo, fazendo com que o resultado da perda de peso seja gradativo e duradouro. Isso acontece porque com a reeducação alimentar, a pessoa irá ingerir alimentos cujas quantidades de macro nutrientes e de energia são balanceados, ao contrário do que acontece com as dietas restritivas (SILVA e MURA, 2007).
Dentro deste contexto, esta pesquisa tem como objetivo verificar as principais dificuldades encontradas por mulheres durante o processo de reeducação alimentar, pois o nutricionista, com base nos dados obtidos, poderá compreender melhor este processo e a singularidade de cada indivíduo, para assim desenvolver melhores estratégias de reeducação alimentar.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.