Reeducação alimentar

principais dificuldades relatadas por mulheres com sobrepeso e obesidade atendidas no ambulatório de nutrição do Univar

  • Erika Lima de Souza Santana
  • Sara Morgana Forgerini
Palavras-chave: Educação nutricional, Feminino, Hábitos alimentares

Resumo

A reeducação alimentar é um procedimento diretamente relacionado com a educação nutricional, pois direciona o indivíduo para a incorporação de hábitos alimentares e nutricionais adequados, respeitando seus valores, crenças e condições sociais (LINDEN, 2011). O objetivo da reeducação alimentar é orientar o indivíduo em relação aos novos hábitos alimentares e aos alimentos que possuem maior valor nutricional e calorias em quantidades específicas para cada pessoa, levando em consideração seu peso, idade, gênero e estado nutricional ou patológico (MARCHINI e OLIVEIRA, 2008).

A reeducação alimentar tem sido eficaz no tratamento da obesidade por mudar os hábitos do indivíduo, fazendo com que o resultado da perda de peso seja gradativo e duradouro. Isso acontece porque com a reeducação alimentar, a pessoa irá ingerir alimentos cujas quantidades de macro nutrientes e de energia são balanceados, ao contrário do que acontece com as dietas restritivas (SILVA e MURA, 2007).

Dentro deste contexto, esta pesquisa tem como objetivo verificar as principais dificuldades encontradas por mulheres durante o processo de reeducação alimentar, pois o nutricionista, com base nos dados obtidos, poderá compreender melhor este processo e a singularidade de cada indivíduo, para assim desenvolver melhores estratégias de reeducação alimentar.

Biografia do Autor

Erika Lima de Souza Santana

Acadêmica do curso de Nutrição

Sara Morgana Forgerini

Docente orientadora no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-28