Aprendizagem das crianças durante a segunda infância

um estudo sobre as variáveis que interferem em seu desenvolvimento

  • Yasmim Barbosa Rodrigues
  • Carolina Gomes Ferreira da Silva
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil, Ensino, Psicossocial

Resumo

A ciência dedicada ao estudo do desenvolvimento humano inclina-se para as transformações experienciadas pelos indivíduos desde a gestação até a maturidade, ela auxilia na compreensão da interação entre os fatores que dizem respeito ao comportamento humano. De acordo com os desenvolvimentistas, estes estudos estão distribuídos em três domínios principais, atuantes simultaneamente: desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial (PAPALIA, 2013. BERGER, 2003). As estruturas formadoras do sujeito começam a se sedimentar logo na concepção.

O aprendizado leva as pessoas a viverem pior ou melhor, mas inevitavelmente leva o ser humano a viver de acordo com o que aprende (MARTINS, 2008).  Principalmente Durante a infância, o sujeito constitui-se daquilo que aprende. As ideias de “certo” e “errado”, condutas morais, bem como padrões de comportamento, são introjetadas socialmente neste sujeito, que ainda não é capaz de delimitar sozinho os seus próprios contornos. Desta maneira, a identidade e as potencialidades da criança estabelecem fortes relações com suas formas de aprendizado.

O presente artigo se ocupará dos fenômenos que dizem respeito a segunda infância. Segundo a literatura, a segunda infância corresponde ao período de 3 a 6 anos de idade. Nesta fase a criança desenvolve, perde e adquire habilidades essenciais para um desenvolvimento saudável. É característico desse período o início da compreensão da vida em grupo, da autoestima, o desenvolvimento da linguagem e de habilidades motoras. Atualmente se tem conhecimento de que fatores como a influência dos pares, etnia, qualidade do ensino, confiança das crianças em si mesmas, bem como gênero, cultura e os papéis exercidos socialmente por homens e mulheres, interferem na funcionalidade global do sujeito em formação.

O presente artigo objetiva identificar os impactos que o os fatores biopsicossociais causam no desenvolvimento infantil durante a segunda infância; analisar a qualidade dos estímulos que estruturam o desenvolvimento humano; descrever fatores de risco para a aprendizagem da criança; classificar estilos de parentalidade que sejam funcionais e disfuncionais.

Biografia do Autor

Yasmim Barbosa Rodrigues

Acadêmica do curso de psicologia

Carolina Gomes Ferreira da Silva

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-28