A ALIMENTAÇÃO COMO COADJUVANTE NA POTENCIALIZAÇÃO DOS EFEITOS POSITIVOS DO TRATAMENTO DA ACNE

  • Hortencia Santos Carvalho Leite
  • Rejane Martins Vieira
  • Sara Morgana Forgerini
Palavras-chave: Alimentação, Dieta

Resumo

A nutrição é a ciência que procura oferecer uma nova visão, que atende com frequência as necessidades da população, promovendo a educação nutricional e o acordar da consciência do seu papel na melhora da qualidade de vida (WITT; SCHNEIDER, 2011). A nutrição estética é um novo campo no cenário da saúde, que tem como principal objeto a prevenção e/ou tratamento das disfunções estéticas e também a prevenção de doenças crônicas. A literatura nacional e internacional tem associado a relação entre a nutrição com a estética facial no tratamento e prevenção da acne (ANSELMINI, 2017).

Schneider (2009) afirma que o nutricionista estético é o profissional que aplica a ciência da nutrição para tratar ou atenuar problemas como envelhecimento cutâneo, acne, entre outros, por meio de uma alimentação específica, visando melhorar a saúde e autoestima de indivíduos. A estética facial tem como principal objetivo cuidar da saúde e beleza da face das pessoas.

A acne é uma doença do folículo pilossebáceo caracterizada pela presença de comedões (cravos), pápulas, pústulas, cistos e cicatrizes decorrentes de uma má cicatrização e até mesmo extrações indevidas, causadas pela infecção ou inflamação nas glândulas sebáceas. As lesões encontradas da acne podem aparecer individualmente ou em conjunto, costumam estar localizadas na face, no dorso, e no tórax. A classificação clínica da Acne Vulgar (AV) não inflamatória é apenas a de grau I ou cômedoniana, já a inflamatória é responsável pelos graus II, III, IV e V (RODRIGUES et al. 2019).

Os carboidratos são moléculas constituintes dos seres vivos, entretanto, o seu consumo excessivo pode acarretar uma série de disfunções no organismo. Essas disfunções causam alterações no funcionamento geral do organismo e podem evoluir para alterações dermatológicas. Dentre elas, a acne (SILVA; PAES, 2017).

Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a influência da alimentação no aparecimento de desordens estéticas faciais, bem como analisar a prevalência dessas desordens entre os pacientes de uma determinada clínica de estética e exemplificar uma conduta nutricional adequada para o seu tratamento.

Biografia do Autor

Hortencia Santos Carvalho Leite

Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética

Rejane Martins Vieira

Docente coorientadora no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Sara Morgana Forgerini

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-28