ESTUDO DE PRÁTICAS COSMÉTICAS CAPILARES DOS ACADÊMICOS DA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS - MT

  • Jhullyn Pereira Fernandes
  • Carolina Carnicel
Palavras-chave: Capilares

Resumo

De acordo com Abraham, Moreira, Moura e Dias (2009), mudanças tanto na forma quanto na cor do cabelo é visto, desde o início da civilização, como indicadores de beleza. O cabelo é considerado o espelho da pessoa, elevando a autoestima, promovendo confiança e também satisfação quando está bem cuidado.

Este cuidado com o cabelo tem que ser feito desde a infância, para que ele cresça de forma saudável. O crescimento do cabelo é cíclico e determinado geneticamente, permanecendo no folículo por um curto período sem crescimento e, eventualmente seguido de queda. As diferentes fases do ciclo de crescimento capilar são: fase anágena, fase catágena e fase telógena (MELLO, 2010).

Além da ligação direta com a saúde do corpo, o cabelo, de acordo com Leite Júnior (2013), é influenciado também pela saúde mental, com por exemplo, o estresse, que muda a química do corpo e causa quedas do cabelo. Assim, fica claro, que o cuidado e o tratamento do cabelo são essenciais para toda a saúde do corpo.

O objetivo do trabalhofoi apresentar e analisar os perfis de práticas cosméticas capilares dosacadêmicos da cidade de Barra do Garças - MT, pontuar e referenciar algumas práticas cosméticas capilares funcionais e correlacionar com os perfis de práticas capilares das alunas universitárias em questão, além de denotar análises e sugestões para essa correlação.

Biografia do Autor

Jhullyn Pereira Fernandes

Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética

Carolina Carnicel

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-30