ESTUDO DE PRÁTICAS COSMÉTICAS CAPILARES DOS ACADÊMICOS DA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS - MT
Resumo
De acordo com Abraham, Moreira, Moura e Dias (2009), mudanças tanto na forma quanto na cor do cabelo é visto, desde o início da civilização, como indicadores de beleza. O cabelo é considerado o espelho da pessoa, elevando a autoestima, promovendo confiança e também satisfação quando está bem cuidado.
Este cuidado com o cabelo tem que ser feito desde a infância, para que ele cresça de forma saudável. O crescimento do cabelo é cíclico e determinado geneticamente, permanecendo no folículo por um curto período sem crescimento e, eventualmente seguido de queda. As diferentes fases do ciclo de crescimento capilar são: fase anágena, fase catágena e fase telógena (MELLO, 2010).
Além da ligação direta com a saúde do corpo, o cabelo, de acordo com Leite Júnior (2013), é influenciado também pela saúde mental, com por exemplo, o estresse, que muda a química do corpo e causa quedas do cabelo. Assim, fica claro, que o cuidado e o tratamento do cabelo são essenciais para toda a saúde do corpo.
O objetivo do trabalhofoi apresentar e analisar os perfis de práticas cosméticas capilares dosacadêmicos da cidade de Barra do Garças - MT, pontuar e referenciar algumas práticas cosméticas capilares funcionais e correlacionar com os perfis de práticas capilares das alunas universitárias em questão, além de denotar análises e sugestões para essa correlação.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.