O conhecimento da aromaterapia e suas aplicabilidades

  • Amanda de Sousa Martins
  • Jéssica Silva Gonçalves Miguez
Palavras-chave: Terapia

Resumo

A aromaterapia é uma terapia milenar terapêutica,onde os óleos essenciaisde plantas aromáticas são usadospara tratamento terapêutico ou estético. Essa terapia utiliza óleos essenciais extremamente puros e concentrados que são extraídos de locais diferentes das plantas fitoterápicas e que são usadas suas propriedades terapêuticas (COLI et al., 2018).

Trata-se de uma terapia alternativa e complementar à medicina convencional. Pode-se utilizar diversas partes das plantas como as folhas, flores, frutos, raízes, caule e cascas, assim como há diversos métodos de extração (ALI et al., 2015; SILVA et al., 2020).Os óleos essenciais possuem diversos elementos químicos com propriedades antifúngicas, antivirais, antibacterianas, antiparasitárias, anti-inflamatórias, entre outros (LYRA, 2019).

Quando inalados, ativa o sistema do olfato pelo bulbo e nervo olfativos, que contém uma ligação direta com o sistema nervoso central, fazendo com que leve o estímulo ao sistema límbico, que é uma parte do cérebro responsável por armazenar as informações em relações a respeito dos odores (HOARE, 2010).

Por via cutânea, os óleos são absorvidos e conduzidos à circulação sanguínea, fazendo com que possa chegar aos órgãos e tecidos do corpo. Já quando são ingeridos, as moléculas dos óleos são absorvidas pelo intestino e transportada aos diversos tecidos corporais (GNATTA; DORNELLAS; SILVA, 2011).

Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento da população acerca da aromaterapia, avaliar a prevalência da utilização de OE, verificar o conhecimento sobre as funções dos OE, identificar as formas de uso conhecidas e mais utilizadas

Biografia do Autor

Amanda de Sousa Martins

Acadêmica do curso de Tecnólogo Estética e Cosmética

Jéssica Silva Gonçalves Miguez

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-30