Fatores causais do estresse docente

uma análise de professores da rede pública de educação do município de Pontal do Araguaia - MT

  • Maxwille de Souza Freitas Centro Universitário do Vale do Araguaia
Palavras-chave: Globalização, Escola Básica, Prática docente, Família, Sistema político

Resumo

Atualmente, o estresse e os seus prejuízos constituem tema central de diversas discussões e estudos. Neste cenário, uma profissão caracterizada por elevados níveis de estresse é a docência, que engloba funções complexas e burocráticas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar o estresse de professores atuantes da rede pública de Pontal do Araguaia – MT. Trata-se de uma pesquisa observacional descritiva, com coorte transversal. Foram incluídos 30 participantes, de ambos os gêneros. Os dados foram obtidos por meio de aplicação de um questionário semi-estruturado, que abordou do estresse na docência, patologias desta condição e estratégias para minimizá-las. Os desfechos demonstraram que as questões que mais apresentaram nível de estresse referem-se ao salário (57%), seguido do relacionamento professor-aluno (50%). Para minimizar tal condição é imprescindível que haja mudanças no sistema político que vise às melhorias trabalhistas, bem como, atuação de equipe multidisciplinar que atenda necessidades psicossociais específicas deste perfil de população.

Publicado
2021-04-05
Seção
Ciências Humanas