Identificação dos principais riscos ergonômicos para os profissionais da área da beleza do município de Barra do Garças – MT
Resumo
A presença dos riscos ergonômicos nos estabelecimentos da área de beleza pode ocasionar transtornos psicológicos e fisiológicos, interferindo na sua produtividade e saúde. O objetivo deste trabalho foi identificar os principais riscos ergonômicos relacionados às atividades desses profissionais. Foi observada a prevalência do gênero feminino e idade entre 18 e 25 anos, mais de 10 anos de atuação profissional, realização de horas extras, utilização de instrumentos reguláveis e com peso ideal, porém, com realização de atividades exigindo movimentos repetitivos, ocasionando dores principalmente na coluna e nas pernas. A maioria dos entrevistados possuíam conhecimento sobre riscos ergonômicos, bem como sua importância.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.