DESEMPENHO REPRODUTIVO DE FÊMEAS DE DIFERENTES CATEGORIAS FISIOLÓGICAS UTILIZANDO FLUSHING ALIMENTAR
Resumo
O objetivo desse estudo foi avaliar o desempenho reprodutivo de fêmeas com diferentes categorias fisiológicas utilizando flushing alimentar. Foram utilizadas 168 vacas Nelores divididas em grupos para verificar o efeito da condição fisiológica e o efeito ou não de um flushing alimentar no período entre 10 dias pré-estação de monta e 30 dias durante a mesma. Vacas primíparas com flushing dobraram o índice de prenhez comparado às primíparas sem flushing. Vacas multíparas com flushing obtiveram 87,10% de taxa de prenhez. Recomenda-se a utilização do flushing alimentar na preparação de fêmeas bovinas para a estação de monta, em ambas as categorias fisiológicas.
Autorizamos a publicação deste artigo e concordamos que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Revista Eletrônica Interdisciplinar (ISSN 1984-431X) do Centro Universitário do Vale do Araguaia e nos comprometemos em cumprir as seguintes normas estabelecidas no Edital desta revista:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele não possuindo nenhum conflito de interesse com o tema abordado;
- Todos os autores participaram da concepção e revisões que resultaram neste artigo submetido para apreciação da Comissão Editorial da Revista Eletrônica Interdisciplinar, inscrita sob o ISSN 1984-431X para fins de publicação;
- Declaramos que o artigo é original e, que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica ou que tenha sido publicado em outro periódico científico de forma total ou parcial.