ALEITAMENTO MATERNO
ASPECTOS QUE LEVAM AO DESMAME PRECOCE DE MÃES DA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS-MT E DA REGIÃO DO VALE DO ARAGUIAIA
Resumo
Tendo em vista que a organização mundial da saúde preconiza o AME até os 6 meses de vida do bebê e muitas
mães não conseguem amamentar por todo este período. Este estudo teve o objetivo de identificar os principais
fatores que levam ao desmame precoce. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa, foram avaliadas 118 mães entre 15 e 40 anos de idade. Diante disso, verificou-se que 61,9% amamentaram por mais de 12 meses, destas, 70,3% possuíam o conhecimento da importância do AME ou predominante e as análises revelaram que os fatores que motivaram ao desmame precoce foi com 58,5% dor nos mamilos, em relação a oferta de chá ou água antes dos 6 meses de vida, 63% das mães fizeram essa oferta. O que impõe a constatação de que as mães demonstraram interesse em amamentar, receberam ajuda de profissionais da saúde e familiares para essa prática e isso vem sendo cada vez mais frequente.
Autorizamos a publicação deste artigo e concordamos que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Revista Eletrônica Interdisciplinar (ISSN 1984-431X) do Centro Universitário do Vale do Araguaia e nos comprometemos em cumprir as seguintes normas estabelecidas no Edital desta revista:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele não possuindo nenhum conflito de interesse com o tema abordado;
- Todos os autores participaram da concepção e revisões que resultaram neste artigo submetido para apreciação da Comissão Editorial da Revista Eletrônica Interdisciplinar, inscrita sob o ISSN 1984-431X para fins de publicação;
- Declaramos que o artigo é original e, que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica ou que tenha sido publicado em outro periódico científico de forma total ou parcial.