A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
É cada vez mais comum nas escolas o uso do termo ludicidade como instrumento necessário para a realização de atividades que vão ao encontro dos alunos. A necessidade de aulas dinâmicas e significativas, remete à utilização do lúdico como vertente a ser trabalhada nos anos iniciais do ensino fundamental. Fez-se então, a necessidade da pesquisa, cujo objetivo foi identificar e compreender a ludicidade como fator motivacional para os alunos. Concluiu-se que as atividades lúdicas são essenciais no meio escolar, cuja atuação do docente ao lançar mão deste instrumento em sua prática pedagógica, possibilita um envolvimento significativo das crianças na realização das atividades, conduzindo-as a um período maior de motivação, propiciando um aprendizado extremamente relevante nos aspectos cognitivos, afetivos e motores.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.