CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ELO DECISÓRIO PARA O SUCESSO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO ESPAÇO ESCOLAR

  • Maria Margarida Ramos da Silva Barbosa
  • Gersileide Paulino de Aguiar Vilela UNIVAR
Palavras-chave: Educação. Psicomotricidade. Processo de Ensino e Aprendizagem

Resumo

A aprendizagem escolar é alvo de constantes pesquisas, em razão disso, muitos autores defendem a psicomotricidade enquanto um elemento de grande importância para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. A psicomotricidade enquanto ciência, adota como finalidade desempenhar contribuições de forma expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal, tendo como principal finalidade o incentivo a prática de movimentos em todos os estágios vida. O problema dessa pesquisa se consiste em identificar “quais são as contribuições da psicomotricidade para a educação e formação humana?”. Assim, também se criou objetivos a serem atingidos, sendo: conceituar a psicomotricidade enquanto ciência e desempenho individual; relacionar os aspectos motores a aprendizagem; verificar as contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento humano, expondo-o como um elo decisório para o desenvolvimento educacional. Sob essa ótica, é necessário que a psicomotricidade seja vivenciada ainda na infância, visto que nesse momento o repertório de movimentos é estimulado com maior facilidade. Para atender as expectativas, o estudo se inseriu na metodologia de pesquisa bibliográfica, apontando cunho qualitativo para atender os objetivos propostos. É evidente a importância do assunto, visto que contribui especialmente para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem e promoção de uma educação baseada em uma perspectiva inovadora e de total qualidade.

Publicado
2021-11-24
Seção
Ciências Humanas