Síndrome do Dente Rachado (SDR): Relato de caso
Resumo
A Síndrome do Dente Rachado (SDR) é uma alteração que se manifesta pela presença de trinca em esmalte e/ou dentina, podendo chegar à câmara pulpar e atingir o ligamento periodontal. Pode progredir para uma rachadura parcial ou até completa do dente, separando as partes dos tecidos dentários. Atualmente, devido à nova cultura de trabalho e cobranças, o estresse vem se tornando cada vez mais presente no dia a dia da população, aumentando significativamente os pacientes acometidos por essa síndrome. Seu prognóstico tende a ser favorável se iniciado o diagnóstico e tratamento precocemente, e depende do tamanho e extensão das trincas. Geralmente, apresenta como sinais e sintomas a dor ao mastigar, sensibilidade ao frio, podendo apresentar dor intensa e fratura dentária. Esse trabalho tem como finalidade relatar um caso clínico diagnosticado com SDR, e mostrar o sucesso do tratamento pela manutenção do dente há cerca de 3 anos.
Autorizamos a publicação deste artigo e concordamos que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Revista Eletrônica Interdisciplinar (ISSN 1984-431X) do Centro Universitário do Vale do Araguaia e nos comprometemos em cumprir as seguintes normas estabelecidas no Edital desta revista:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele não possuindo nenhum conflito de interesse com o tema abordado;
- Todos os autores participaram da concepção e revisões que resultaram neste artigo submetido para apreciação da Comissão Editorial da Revista Eletrônica Interdisciplinar, inscrita sob o ISSN 1984-431X para fins de publicação;
- Declaramos que o artigo é original e, que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica ou que tenha sido publicado em outro periódico científico de forma total ou parcial.