SÍNDROME METABÓLICA E DIABETES MELLITUS TIPO 2: NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS
Resumo
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) constituem, na atualidade, o problema de saúde pública de maior relevância, e a redução de seus fatores de risco modificáveis é o principal objetivo dos profissionais da saúde. Dessa forma o presente estudo objetiva avaliar a percepção dos acadêmicos sobre a síndrome metabólica e a diabetes mellitus tipo 2. Comparando os resultados, dos primeiros e últimos semestres de graduação. Pesquisa descritiva quantitativa e qualitativa onde foram aplicados 157 questionários onde demostram que, 106 não tinham o conhecimento sobre a síndrome metabólica e 51 sabiam a respeito, em relação à diabetes mellitus foi o inverso sendo que 114 conheciam a doença e 43 não sabiam. Na atual pesquisa apontou um baixo conhecimento sobre os principais fatores que desencadeiam a SM e DM2, demonstrando a necessidade de maiores abordagens acerca do tema melhorando o nível de conhecimento dos graduandos.
Autorizamos a publicação deste artigo e concordamos que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Revista Eletrônica Interdisciplinar (ISSN 1984-431X) do Centro Universitário do Vale do Araguaia e nos comprometemos em cumprir as seguintes normas estabelecidas no Edital desta revista:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele não possuindo nenhum conflito de interesse com o tema abordado;
- Todos os autores participaram da concepção e revisões que resultaram neste artigo submetido para apreciação da Comissão Editorial da Revista Eletrônica Interdisciplinar, inscrita sob o ISSN 1984-431X para fins de publicação;
- Declaramos que o artigo é original e, que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica ou que tenha sido publicado em outro periódico científico de forma total ou parcial.